sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Faça seu filho comer bem nas férias


A criançada ainda está de férias, o que significa menos rotina. Dormem e acordam mais tarde, comem mais guloseimas do que de costume, pulam o café da manhã.

Apesar de estarem livres da escola e de algumas obrigações, é importante manter alguns hábitos alimentares como forma de garantir a energia necessária para a diversão e evitar problemas futuros de saúde.

 “Para as crianças, o ideal é que 50% ou 60% da alimentação diária seja composta por esse carboidratos, presente em pães, massas e biscoitos. Como em janeiro geralmente a correria, as brincadeiras e as viagens exigem mais energia, esta quantidade pode e deve ser aumentada”, explica a nutricionista Tereza Cibella.

O café da manhã também não deve ser deixado de lado. Segundo Tereza, a primeira refeição é responsável por 25% de toda a energia que o corpo precisa para controlar a fome durante o dia.

“Nessas refeições, o pão é o protagonista e neste caso a melhor opção são os integrais, que atingem a corrente sanguínea mais lentamente. Assim, ficamos satisfeitos por mais tempo. Também é importante adicionar proteína, como leite, frios e frutas para completar a refeição”, destaca.

Para o almoço e o jantar, uma boa ideia é macarrão, que é rápido e fácil de preparar e pode agregar outros nutrientes no molho, como legumes que normalmente as crianças rejeitam.

“O macarrão à bolonhesa, por exemplo, é um prato bastante completo, pois inclui carboidratos, proteínas e gorduras suficientes para uma refeição equilibrada”, sugere Tereza.

Outra prática bastante comum durante as férias é comer bobagem a qualquer hora, sem respeitar os horários. De acordo com a nutricionista, nada de errado em alterar um pouco a rotina, mas é importante oferecer alimentos mais saudáveis quando solicitado. Lanches pequenos com queijo branco e peito de peru ou bisnaguinhas, além de bolos em mini porções, podem ser uma boa ideia.

Por fim, a especialista indica as viagens como uma boa oportunidade para inserir novos alimentos e sabores às crianças, como algum peixe ou fruta com as quais não estão habituadas.

Assim, fica mais fácil incentivar uma alimentação saudável. “Também é importante não deixar de lado os líquidos, principalmente durante o verão. Sucos, água de coco e vitaminas são essenciais para manter o corpo hidratado, sem esquecer da própria água”, finaliza Tereza.

Com informações da Chris Flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário