quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

10 dicas para montar o enxoval do bebê


Garimpar fofurinhas para o bebê é uma delícia. E sair de casa com uma lista bem planejada evita que você exagere em itens que logo serão perdidos e se esqueça de outros que vão fazer falta. Com o roteiro a seguir, você terá tudo o que precisa.

1. Mamãe vai às compras...

Desde que descobriu a gravidez, você estica os olhos para toda vitrine infantil e acha tudo lindo e indispensável? Faz parte comprar um ou outro mimo irresistível, mas o ideal é só sair às compras "pesadas" entre o quarto e o sexto mês. Nessa etapa, você já sabe o sexo da criança (se não correu antes para fazer a sexagem) e está com pique total. Antes de se jogar nas lojas, porém, considere que o bebê vai ganhar muitos presentes e adote o mantra "menos é mais" 

2. Boas escolhas

As roupas de bebê estão cada vez mais fashion e irresistíveis. Mas detalhes como zíperes e botões devem ser descartados por enquanto. Eles podem machucar o pequeno. Sapatos são outro item polêmico. Se forem estruturados, eles restringem os movimentos e prejudicam o crescimento correto dos pés. Para uma ocasião especial, escolha um modelo de tecido totalmente maleável. Para o dia a dia, prefira meias - há, inclusive, modelos que imitam sapatinhos.

3. Tá frio

Se o nascimento está previsto para o inverno, flanela, plush, moletom e veludo de algodão são boas escolhas. Roupas de soft, lã e náilon também são permitidas desde que não fiquem em contato direto com a pele.

4. Tá quente


Se o bebê vai nascer no calor, dê prioridade às peças de algodão e de linha.

5. Mil descobertas

Culote? Cueiro? Banho de sol? Para as marinheiras de primeira viagem, as lojas de artigos infantis são uma caixa de surpresas, com coisas que nem imaginam que existem. Como agora vai precisar delas, é melhor conhecê-las desde já. 

6. Culote 

Calça de malha com elástico na cintura. Pode ter ou não pezinho.

7. Coberta para enrolar

Mais leve do que um cobertor, é útil para aquecer seu filho no bebê-conforto durante um passeio ou no colo. Tenha uma de linha para os dias mais quentes e outra de lã antialérgica ou de soft para o frio. Prefira as de cores neutras, que combinam com tudo.


8. Cueiro 

Manta de flanela de algodão para forrar o carrinho ou o bebê-conforto.

9. O body ideal 


Bodies são preferíveis a camisetas, pois não ficam saindo do lugar e enrolando por baixo do macacão. Prefira os modelos com três botões de pressão na parte de baixo e botões também no decote. São mais fáceis de vestir e protegem melhor o bebê.

10. Sem sustos

Um mês antes da data prevista para o parto, dê uma última revisada no enxoval e deixe-o pronto para o uso. Todas as peças precisam ser lavadas antes de entrar em contato com a criança. Você pode coloca-las na máquina de lavar (que deve estar limpa), sem outras roupas junto, com sabão de coco líquido ou neutro. Não use amaciante e, no último enxágue, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre à água. Ele neutraliza resquícios do sabão, deixando o tecido com pH neutro, o que evita alergias. Essas precauções são necessárias porque a pele do pequeno é imatura e mais sensível a dermatites e alergias. Por isso, evite aplicar perfumes nas peças, corte as etiquetas internas e passeas usando o vapor do ferro para alisá-las, sem outros preparados.

Com informações do M de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário