sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Estimule a imaginação das crianças no Natal







Dezembro chegou e a magia do Natal já está no ar. Papai Noel, renas, trenó, duendes, fábrica de brinquedos e casa no Polo Norte fazem parte do universo de fantasia ligado à data. 

Alguns pais ficam em dúvida se devem promover a crença no Papai Noel ou se isso pode causar desilusões na criança quando ela crescer um pouco e descobrir que a história não é bem assim. Segundo a pedagoga Bruna Ribeiro, os adultos não precisam se preocupar, pois é saudável que a criança viva esta fantasia. 

A pedagoga explica que, em seu desenvolvimento, a criança recorre a mitos para explicar e se apropriar da realidade em sua volta. O Papai Noel é um destes mitos e faz parte do imaginário coletivo da nossa sociedade. Quando um mito já não cumpre sua função, começam os questionamentos, e a criança vai deixando de acreditar nele, sem traumas. 

De acordo com Bruna, o contato com o lúdico proporcionado pelas histórias auxilia no desenvolvimento afetivo, emocional e cognitivo dos pequenos. "A criança que tem mais contato com a fantasia aprende a abstrair e a lidar com a realidade de forma mais rica, porque conta com maior repertório", afirma a pedagoga.

Faça passeios com seu filho para ver a decoração e as instalações especiais de Natal da sua cidade, e leve-o para conversar pessoalmente com o Papai Noel. 

Também fique atento à programação cultural natalina da sua cidade. Nesta época há muitas apresentações de corais, concertos e shows que encantam adultos e crianças. Além de deixar as pessoas no clima das festas, esses passeios podem render momentos inesquecíveis em família. 

Brincadeiras para a noite de Natal 

Uma brincadeira divertida para a noite de Natal é caça ao tesouro. É só você esconder os presentes e pedir para as crianças procurá-los seguindo as pistas deixadas pelo Papai Noel. Uma pista pode levar a outra pista, e assim por diante. Crie um clima de aventura e mistério, envolvendo os símbolos do Natal. 

Se a família tem o costume de esperar o Papai Noel à meia noite, deixe este momento mais realista. Enquanto parte da família está aguardando em um ambiente, peça para quem estiver colocando os presentes na árvore de Natal tocar um sininho ou dar uma risada típica na hora. 

Esta pessoa também pode deixar algum rastro da passagem do Papai Noel pela casa, como uma touca ou outro objeto que ele tenha esquecido ao levar os presentes. Enfim, alimente a fantasia das crianças e volte a acreditar no Papai Noel e nos sonhos de Natal. 

Com informações do site Bbel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário