quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Especial Férias: Protetores solares para bebês e crianças

Mamães, titias, madrinhas, vovós... todo mundo sabe que o protetor solar é indispensável para proteger a pele das crianças. Porém, o protetor que as crianças usam não são iguais os dos adultos. Para falar sobre isso, encontramos esta entrevista feita pelo blog da jornalista Chris Flores com a doutora Flavia Addor (CRM-SP 66293) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Confira:

Eles podem usar os mesmos protetores dos adultos ou devemos escolher produtos de acordo com a idade deles?

É importante  usar os apropriados, pois os ingredientes, bom como suas concentrações, são adequadas a esta faixa etária.

Crianças brancas e negras devem usar protetores com fatores diferentes?

Embora a criança de pele mais escura tenha um nível de proteção contra a queimadura solar, há outros danos que o sol causa, como redução da defesa natural da pele (imunodepressãao),  além dos efeitos acumulados, portanto deve usar da mesma forma.

Quais devem ser os principais cuidados ao expor as crianças no sol?

Além do protetor solar, chapéus e evitar o sol entre 10 e 15 horas, que predispõe a maior dano, como queimaduras. O principal cuidado é a fotoeducação: orientar os filhos de que não se deve tomar sol intencionalmente, sempre se proteger, etc.

É verdade que acima do fator 30, não faz muita diferença os fatores de proteção (50, 70, 100)?

Este conceito atualmente é antiquado, pois embora o percentual de proteção contra ultravioleta B não aumente significativamente, a aplicação inadequada faz cair muito o FPS, mais de 30%; outro ponto são os danos como câncer, onde o aumento trará sempre uma proteção adicional que é essencial nestes casos.

Foto: Hemera / Thinkstock / Getty

Nenhum comentário:

Postar um comentário