sexta-feira, 31 de maio de 2013

Quanto tempo antes devo enviar o convite da festa de aniversário?



Você já percebeu como até a agenda das crianças é cheia de compromissos? E, ao planejar o aniversário do seu filho, dá um pouco de receio de que os convidados não compareçam. Uma estratégia boa é pedir que as pessoas confirmem a presença. Peça as respostas entre cinco e sete dias antes da festa. O convite também tem de ser feito com a antecedência certa, o que pode variar de acordo com o local da comemoração. Segundo a consultora de etiqueta Ligia Marques, convites para festas em casa ou no buffet devem ser distribuídos dez dias antes. O mesmo vale para a escola, mas, nesse caso, é bom perguntar se há outros colegas que fazem aniversário na mesma semana e combinar as datas com as outras mães e pais. Já se for fora da cidade, em sítios, casas de veraneio ou parques temáticos, calcule 15 dias de antecedência.

  Com informações de Crescer.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Europa com crianças


Organizar uma viagem para a Europa com as crianças não é das tarefas mais fáceis. As atividades infantis não são tão conhecidas como os famosos pontos turísticos, ainda mais para quem vai pela primeira vez. Pensando nisso, a jornalista Thais Caramico se mudou de mala e cuia para Londres para desvendar as atrações e os programas que realmente vão deixar toda a família feliz.

As descobertas foram tantas que ela acaba de lançar o livro Londres e Paris Com Crianças, que faz parte da coleção Crianças a Bordo, da Ed. Pulp (R$ 39,90). Além de sugestões de passeios, pontos turísticos, restaurantes, museus, lojas, o guia traz dicas práticas de como se locomover pelas cidades e sugestões de brincadeiras para tornar até o passeio para adultos mais divertido.

Em formato pocket, fácil de carregar durante a viagem, você vai encontrar também curiosidades que as crianças vão adorar descobrir, como, por exemplo, que o ponteiro do Big Ben nunca falha! Quer dizer, na verdade, em 1949 ele atrasou quatro minutos e causou um reboliço na cidade. Desde então, a manutenção ali é pesada para que ele jamais perca a credibilidade – afinal, os britânicos têm fama de pontuais, certo?

Há outras informações importantes como moeda, voltagem, como fazer chamadas telefônicas, sites úteis e um dicionário básico. Em entrevista a CRESCER, Thais selecionou lugares diferentes de Londres e Paris que você não pode deixar de conhecer com seu filho, dicas para entreter as crianças na duas cidades e outras para facilitar a viagem. Confira.

Londres

Hackney City Farm: A 10 minutos do Broadway Market está a fazendinha de Hackney, um espaço onde é possível interagir com os animais e até cuidar da horta. Tudo o que é plantado ali é comercializado pelos moradores locais ou usado no restaurante italiano que fica dentro do local - e que serve um sorvete delicioso. Crianças que gostam de cerâmica podem participar de workshops, ou ainda aproveitar a oficina de bicicleta para aprender a cuidar da própria.

Hoxton Street Monster Supplies: Como uma farmácia cheia de prateleiras, essa loja para monstros traz um arsenal de textos engraçados que explicam para que servem os produtos: latas de história de terror, cera de ouvido em barra, pastilhas de menta para melhorar hálito de zumbi. A imaginação vai longe e tem como objetivo estimular a criatividade.

Puppet Barge: Esse teatro de bonecos funciona dentro de um barco, desde 1979. Com bonecos e técnicas de sombra, as peças são bem visuais e transformam a experiência em um passeio lúdico, mesmo sem entender as falas. São 55 assentos e um mundo de fantoches e marionetes.

Paris

Musée en Herbe: Pequeno e totalmente voltado para crianças, nesse museu tudo é feito para tocar, sentir, ouvir, interagir. Mas bacana mesmo é que isso não vem da tecnologia, mas da simplicidade de apresentar às crianças a obra de um artista com suas formas e cores, jogos, estímulos focados e exercícios educativos. As mostras são de longas temporadas. Bruno Munari, Pablo Picasso e Victor Vasarely já foram temas por ali.

Gaîté Lyrique: Galeria que mistura arte e tecnologia, sempre tem algo interessante para as crianças, como uma exposição de monstros moderninhos, teste de games, festival de animação e de música eletrônica para os pequenos.

Le Trois Ourses: Para crianças que gostam de colecionar livros de artistas, quase sempre impressos em pequenas edições, essa livraria é o melhor lugar de Paris. Por ali, só grandes nomes. Ela também oferece oficinas com os autores. Entre eles está o japonês Katsumi Komagata.
5 maneiras de entreter as crianças nas duas cidades

Procurando no metrô
Andar de ônibus com as crianças é mais legal, dá para ver a cidade. Os metrôs têm escadas que não acabam mais... No entanto, é sempre a forma mais simples e rápida de chegar aos locais. O ideal, em muitos casos, é ir de metrô e voltar de táxi, assim as crianças não se cansam muito. No vagão, um jeito legal de fazer o trajeto passar mais rápido é brincando de encontrar algo: uma pulseira roxa, um chapéu de urso, um cabelo igual ao do Neymar e por aí vai.

Caça ao tesouro em museus
Dá para brincar tentando encontrar os highlights do local. Chegue, pegue o programa e vá atrás das obras certas. Os museus maiores costumam pontuar o que ver, ajudando os turistas que têm pouco tempo a aproveitar melhor o local. Muitas vezes há um material feito especialmente para crianças, com perguntas e respostas, curiosidades, caça-palavras e mais. Para curtir “passeio de adulto”, vai da criatividade dos pais instigar os filhos, mostrar o que está sendo visto, questionar e aprender juntos!

Desenhando a paisagem
Para não cansar, ande um pouquinho e brinque de desenhar o que está ao redor. Distrai e ainda vira uma bela recordação que pode ser colocada no álbum da viagem ou, quem sabe, estampar o verso de um cartão-postal para os amigos!

Adivinhe que palavra é essa
Com um dicionário em mãos, proponha um jogo com as palavras, uma tradução do cardápio ou do programa. As crianças são curiosas e adoram ver que estão aprendendo algo novo e diferente! Treinar o que será pedido no restaurante, no caixa do metrô ou na bilheteria de um local também é um passatempo educativo!

Piquenique
As cidades são cheias de gramados e o melhor jeito de comer na rua é se jogar em algum deles e relaxar. Supermercados, padarias e cafés costumam ter vários kits prontos só para pegar e levar. No verão, as pessoas levam até churrasqueira e travesseiro! No inverno, vão com manta e tudo! Cangas de praia, jogos, revistinhas e quitutes são o básico!

2 dicas para facilitar a viagem

- Antes de viajar, apresente o destino para o seu filho. Introduza os costumes, o estilo de vida, busque filmes ou livros com personagens bem típicos do lugar. Faça uma viagem pelo Google street view e deixe que as crianças já se familiarizem com o que vão ver. Você também já pode antecipar a ela curiosidades sobre os hábitos e fatos históricos.

- Comprar ingressos online e reservar restaurantes, quando possível, é sempre melhor - evita o estresse das filas, a impaciência da fome... Mas atenção, mesmo quando o programa gerar um código de compra, o ideal é imprimir o comprovante, pois nem todo passeio aceita que o cliente leia o código ou mostre o comprovante no celular. Torre Eiffel e Cutty Sark são alguns deles.

Com informações de Crescer.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Festa infantil junina

Paçoquinha, fogueira, bandeirinha...Se seu filho faz aniversário nessa época do ano, nada mais apropriado do que transformar a comemoração em um animado arraial. Veja algumas ideias.


Aposte em ideias criativas

Ideias diferentes podem transformar a festinha da sua filha. Christiana Naves planejou junto com o Ateliê Adoletá o "arraial das borboletas" para a festa de aniversário de suas filhas. A equipe arrasou na combinação de elementos juninos com borboletas.

 Copinhos de brigadeiro

Os tradicionais brigadeiros de colher combinaram com o colorido da festa.

Cavalinho

Por que não adicionar alguns acessórios no cavalinho de pau? Este ficou mais feminino com o chapéu de palha.



Espantalhas

Estilosas e delicadas, as espantalhas contribuíram para o charme da festa.



Decoração junina clean

Quem acha que decoração junina é sinônimo de exagero está enganado. Com detalhes fofos você pode transformar a festinha de aniversário do seu filho em uma festa junina discreta e clean.

 Cupcakes juninos

Até os cupcakes foram enfeitados com chapéus de palha. Puro charme!

Com informações do Portal Bebê.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Veja 5 atividades para se fazer em família

Que tal inovar? De brincar de massinha a andar bicicleta, tá valendo tudo que é legal, divertido e que permita fluir. “É muito comum as crianças nos surpreenderem com relatos inusitados, ‘segredos’ e revelações singulares nesses momentos lúdicos que compartilham ao lado dos pais, fruto da confiança e da aproximação gerada pelo brincar”, diz Cecília Biglia, psicóloga e psicanalista e idealizadora do Coisário Ateliê Brincante.

Aos adultos, um aviso importante: só será agradável se o perfil e os interesses da criança e dos pais forem respeitados e se os adultos estiverem, de fato, envolvidos. “Deve-se estar presente com qualidade, e não olhando para o celular ou para a TV”, completa Maria Angela Barbato Carneiro, educadora e coordenadora do núcleo de cultura e pesquisa do Brincar, da PUC-SP.

Separamos algumas sugestões de atividades. Então, desligue o celular, guarde os tablets e aumente o som do iPod para curtirem todos juntos:

1. Cozinhar

Todas as comidinhas que possam ser feitas com as mãos têm alta receptividade entre os pequenos. Algumas crianças adoram sentir a textura das misturas. Outras preferem decorar. Opte pelo simples. Pode ser uma salada de frutas, uma salada de folhas, bolos, cupcakes, brigadeiros, sucos, milkshakes, sanduíches, pizzas, pão de queijo, omeletes, rocamboles, bolo de rolo.

Lembrete: os pequeninos têm menos coordenação motora, então, prepare-se para ingredientes espalhados para fora das travessas. Além disso, as crianças se dispersam com facilidade, então, para não ser abandonada no meio da receita, escolha algo fácil e rápido de ser produzido.



2. Teatro de sombras

Bastam lençol esticado e pregado entre duas paredes (use fita crepe), abajur com lâmpada acesa colocado no chão, atrás do lençol, e bonecos de papel (com olhos e bocas vazados) colados em palito de madeira (aqueles de churrasco), para a sessão começar. Soltem a imaginação e a voz!

Lembrete: todos da família poderão criar os próprios personagens e histórias, além de ter a chance de interpretar e, ao final, ouvir os aplausos da plateia, é claro.



3. Brincar de teatrinho

Achou o teatro de sombras complicado? Então, aposte apenas no teatro. Estique o lençol, pregue-o entre duas paredes e crie histórias divertidas, engraçadas, bem-humoradas com alguns bonecos que seu filho e filha têm no quarto. Para envolver ainda mais as crianças na brincadeira, confeccionem as entradas do espetáculo, anotando, em um papel cortado, o nome e o horário da peça, além de preço e número da cadeira.

Lembrete: não esqueçam que a plateia tem que aplaudir no final.



4. Montar um álbum de fotografia

Além de colocar um pouco de ordem no arquivo fotográfico da família, os filhos vão apreciar ver fotos de épocas diferentes. É assim que os pequenos vão entendendo a própria origem. É possível fazer álbuns temáticos: viagens, festas, passeios, amigos, escola, 1º ano de vida.

Lembrete: essa é uma atividade-projeto, pois precisa de planejamento e ter como objetivo finalizar ao menos um álbum, no dia. Para economizar nas revelações, aproveite as promoções que sempre surgem nos sites de compras coletivas.



5. Brincar de mímicas, adivinhações, mágica, Stop e jogos de tabuleiros

O legal é organizar rodadas curtas, com no máximo 30 minutos de duração para cada atividade.

Lembrete: as crianças alfabetizadas adoram jogar Stop, mas podem não estar tão hábeis na escrita rápida.

Nesse caso, é interessante estipular um tempo de, por exemplo, 2 minutos para cada rodada.



Com informações de Portal Bebê.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Gravidez sem dor nas costas




Quando a mulher está esperando um bebê, além de todas as mudanças hormonais, ela ainda passa por grandes mudanças em seu sistema neuro-músculo-esquelético.  Há o aumento de peso, mudança total do eixo da coluna, aumento da flexibilidade articular e muscular e restrições a determinados movimentos corporais. Isso sem falar na tensão e ansiedade que a futura mamãe passa que, também, causam alterações fisiológicas importantes.

Nos três primeiros meses deve se tomar um cuidado maior com a gravidez, e se abster de atividades físicas ou esforço físico.  Após esse período de maior cuidado, as atividades normais podem ser retomadas, porém, com muito mais cuidado do que o habitual, sempre.

Por exemplo, varrer um chão não é igual para uma grávida e uma pessoa não gestante. A grávida tem que entender que o eixo do seu corpo não é mais o mesmo, e para tanto, seus movimentos devem mudar também. 

É importante que a futura mamãe saiba que tudo o que ela fizer, o seu corpo, responder diferentemente.  Por isso, tantas grávidas sentem dores na coluna. Elas continuam agindo como se nada tivesse mudado.

Recomendo que agache com cuidado, varra com cuidado, lave a louça com cuidado, levante com cuidado, sente-se com cuidado, caminhe com cuidado, carregue com cuidado. Alongue muito mais, caminhe sempre que der, alimente-se adequadamente e com qualidade e paras as dores que forem inevitáveis procure um quiropraxista, reconhecido pela Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), e de preferência com experiência no atendimento a grávidas.  

Mesmo com comportamento adequado é comum a mulher grávida sentir pequenos desconfortos em seu corpo e coluna, fatores que podem ser facilmente resolvidos pelo quiropraxista.

Importante lembrar que, os cuidados devem ser proporcionalmente iguais a evolução da sua gravidez, quanto ‘mais grávida’, mas cuidado com a coluna.

Os cuidados devem se estender após o parto, quando a mulher passa a carregar o bebê no colo, acordar várias vezes durante a madrugada para amamentar, dar banho, trocar fralda. O ideal é que a mamãe faça alguma atividade física para fortalecer a musculatura.

Ao consultar um profissional de Quiropraxia, em qualquer localidade do Brasil, é de extrema importância checar sua idoneidade no cadastro de profissionais capacitados no Brasil no site: www.quiropraxia.org.br

Com informações de Chris Flores.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quarto de menino com parede colorida listrada


O quarto arrojado encanta pela simplicidade: os móveis de linhas retas em madeira e branco dão espaço para que a pintura multicolorida da parede seja a protagonista. “Sou fascinado por tonalidades fortes, mas não foi fácil convencer a família de que elas seriam uma boa escolha”, lembra o paulista Leonardo Pécora, pai de Lorenzo, de quase 2 anos. O arquiteto conta que, ao saber da gravidez de Daniela, começou a fazer o projeto em 3D – foram 42 propostas frustradas até obter a aprovação da esposa, que pendia para os tons suaves. Depois de tantos testes, encontrar um revestimento com a ordem exata de cores seria impossível. A solução veio com tintas, aplicadas por ele mesmo, o que ainda barateou o orçamento. “Foi um delicioso passatempo, uma terapia nas horas vagas. Assim, pude participar e amenizar a ansiedade pela chegada do bebê.”

Para o piso, ele abriu mão do laminado e elegeu o vinílico com acabamento que imita madeira, mais prático na hora de limpar. E gostou do resultado: “Testamos e aprovamos essa característica após algumas travessuras do Lorenzo e de escapadas de xixi da fralda”. Berço de freijó e parede com listras coloridas.



O ambiente de 8,20 m² parece mais amplo por preservar grandes áreas brancas em móveis, no teto e na maioria das paredes. Já que o berço e a cômoda são neutros, Leonardo inovou no visual da poltrona. “Ela é moderna, diferente das convencionais de amamentação, contudo tem balanço e é confortável.” O tom forte do tecido acompanha uma das listras da pintura. Nichos redondos de MDF abrigam a decoração de pelúcia. “Para dar mais unidade, pintei o fundo vazado e o interior das peças com as mesmas cores das faixas no lado oposto do quarto”, explica o arquiteto. Nichos de MDF Têm diâmetros de 32, 40 e 45 cm.



Os móveis encostados nas paredes liberam a área central para a circulação da família e as brincadeiras do pequeno. Como a superfície listrada é o ponto que mais chama a atenção, a opção foi deixar apenas o discreto berço (1) em frente a ela. O armário embutido (2) já integrava o quarto, antes usado pelos pais como sala de ioga.


Aprenda a fazer uma parede como esta. Acima do rodapé, foram demarcadas sete faixas, cada uma com 32,5 cm de altura – para estabelecer essa medida, basta calcular a altura total a ser pintada (neste caso, 2,27 m) e dividir pela quantidade de listras que deseja criar. Leonardo as preencheu alternadamente. A inferior, branca, corresponde ao fundo original. Primeiro foram tingidas as áreas em azul-marinho, verde e vermelho. Cada uma delas recebeu três demãos de tinta, exceto a vermelha, que exigiu o dobro de cobertura (assim como a laranja, que veio depois). Somente após a secagem completa da primeira etapa da pintura, o arquiteto passou às faixas restantes. Para não haver sobreposição de cores, ele cobriu as extremidades das listras prontas com fita crepe – mas isso só pode ser feito se a superfície estiver totalmente seca. “No fim, pequenos borrões foram corrigidos com pincel fino”, ensina. Tintas acrílicas acetinadas Bastou ¼ de galão – uma latinha – de cada cor, todas da Coral. Vermelho e laranja pediram duas latinhas para que a cobertura ficasse uniforme.



Com informações de Casa.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Decoração de chás de bebê originais


Dividir com os amigos e familiares a alegria da chegada de um filho é sempre emocionante. A tarefa de planejar e pensar em cada detalhe do chá de bebê é um momento único para as futuras mamães. Veja nossa galeria de fotos com decorações originais de chás de bebê e saiba como fazer uma festa moderna sem perder a sofisticação. Inspire-se. 

Bolinhas divertidas
O destaque da decoração contou com um detalhe simples, mas que atribuiu delicadeza ao chá: o póa, as famosas bolinhas. Elas estão presentes na toalha de mesa, nos enfeites e até mesmo no bolo, feito de pasta americana.


Bolo delicado
O bolo, feito pela Divina Doçaria, contou com a mistura de marrom e rosa. O detalhe com o nome da aniversariante também fez toda a diferença.  


Personalize seu chá
Para completar a mesa de doces, foram feitas plaquinhas que enfeitaram os docinhos com o nome da aniversariante e o desenho de um ursinho. Este pequeno detalhe tornou o chá de bebê personalizado. 




Moderno e sofisticado
Para deixar o chá do seu bebê moderno e sofisticado, combine elementos clássicos com toques divertidos. Este chá foi feito por Letícia Alencar e serve de inspiração para as futuras mamães de meninos.


Toques delicados
Os tons vibrantes de azul complementaram a decoração e a toalha xadrez quebrou a seriedade, assim como as plantas atribuíram vida ao chá. 


Chá de passarinhos
Se você deseja fugir das decorações tradicionais dos chás de bebê, aposte em ideias modernas. Este chá de passarinhos, feito pelo Studio Decor contou com cores vibrantes para destacar o tema alegre. Os arranjos de flores seguiram a mistura das cores usadas na decoração, combinando com os outros enfeites da mesa. 




Com informações de Portal Bebê.



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dicas para a hora do banho nos dias frios



Durante os dias mais frios, o cuidado com a saúde das crianças tem de ser redobrado. Elas ficam mais suscetíveis a viroses e problemas causados pelas baixas temperaturas. Até momentos corriqueiros, como a hora do banho, exigem atenção. As crianças não podem ficar expostas ao vento nem ao frio. Por isso, nessa época, o patinho de borracha deve tirar férias. Nada que prolongue a permanência da criança na água é bem-vindo. Veja abaixo algumas dicas para ajudar você:

- Dê apenas um banho por dia, de preferência no fim da tarde. Assim seu filho ficará limpinho e relaxado antes de dormir;

- Se for lavar o cabelo do seu filho nesse horário, seque com o secador em temperatura mediana. Uma opção é lavar apenas a cabecinha dele em outro horário, pela manhã, por exemplo, e deixar o banho para depois;

- Não aumente a temperatura da água para compensar o frio; isso pode provocar queimaduras na pele do bebê. Para saber a temperatura ideal, coloque o cotovelo dentro da água. Se estiver agradável para você, estará para o seu filho. Você pode usar também termômetros específicos para banheira;

- Não leve brinquedos para o banheiro, isso distrai a criança e deixa o banho mais demorado. Nessa época do ano os banhos têm de ser rápidos;

- Evite o uso excessivo de sabonete. Passe apenas nas “dobrinhas” e órgãos genitais, para evitar o ressecamento da pele;

- Dê preferência a sabonetes neutros, em barra, e use hidratante à base de água para manter a pele do bebê hidratada;

- O banheiro é o melhor local para o banho, e mais higiênico. Por isso, não precisa levar tudo para o quarto. É só tomar cuidado para que as janelas estejam fechadas e não tenha corrente de vento;

- Se você tiver aquecedor elétrico, vale aquecer um pouquinho o ambiente antes de tirar as roupas do seu filho, para deixar o ambiente com uma temperatura mais agradável.

Com informações de Crescer.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Festa no jardim: chef dá dicas de como receber em casa

A chef Paula Lazzarini, do restaurante Spadaccino, em São Paulo, organiza em sua casa um charmoso encontro ao ar livre à base de delícias italianas


Festa ao ar livre:
Com um gostoso cardápio italiano e muitas flores, a chef Paula Lazzarini, do restaurante italiano Spadaccino, ensina a organizar uma reunião no jardim de uma casa, tudo regada ao menu italiano e muitas delicadezas...


Capricho:
Os talheres ficam charmosamente à mão em vasos.



Detalhes: 
A cesta com plantas e o regador lembram que a festa é no jardim.



Cardápio:
O sucesso de uma reunião de amigos depende muito de um cardápio acertado e preparado com esmero. Mas não basta oferecer comida farta e saborosa. Capricho na hora de servir é essencial.



Fruta fresquinha:
Escolha uma cesta de madeira para colocar os morangos frescos e lavados em saquinhos.



Delícia:
Picolés dão sabor especial ao espumante. Já o cardápio fica exposto na garrafa.



Refresco:
A água aromatizada é ideal para ser servida em pequenos eventos.



Muito sabor:
Bebidas refrescantes podem ser servidas em copos de diferentes formatos.


Mimos:
Presentei os amigos com esta lembrancinha: uma charmosa mini-boleira recheada de macarons.


Charme à mesa

Na saída da festa, os convidados encontram o cantinho do chá. 


Com informações de M de Mulher.



sexta-feira, 10 de maio de 2013

Meu primeiro Dia das Mães


Mulheres com diferentes histórias contam como foi, ou será, a celebração desta data ao lado dos filhos.

Mãe famosa, mãe solteira, mãe e “boadrastra”, mãe de uma criança especial, mãe adotiva, mãe aos 20, mãe aos 40 e a mãe que lutou contra a depressão pós-parto.  Confira depoimentos emocionantes sobre o primeiro Dia das Mães destas mulheres com trajetórias tão distintas.



Dia das Mães inesquecível
“Meu primeiro Dia das Mães foi inesquecível! Só depois de ter um filho é que entendi o real significado desta palavra: amor! E ter um dia para comemorar isso é muito significativo. Após o nascimento da Maria Luiza mudou absolutamente tudo na minha vida. Me reavaliei em todos os sentidos. Afinal, queria dar o melhor exemplo em todos os aspectos da formação da minha filha. Durante muito tempo servimos de espelho para nossos filhos, o que nos força a nos olharmos e avaliarmos melhor cada atitude que temos”, conta a atriz Luiza Valdetaro, mãe de Maria Luiza. Este ano o Dia das Mães certamente também será inesquecível para Luiza. Em fevereiro de 2012, a filha da atriz foi diagnosticada com leucemia. “Em um momento como este, temos duas opções: ver o lado bom ou nos sentir injustiçados. Fiquei com a primeira opção”, disse Luiza em entrevista à revista Contigo!. Após meses de quimioterapia, Maria Luiza entrou na fase de manutenção da doença. O momento de luta contra a leucemia da filha modificou a maneira como a atriz vê a vida. “Eu me descobri uma pessoa bastante otimista. Levo um novo olhar sobre a vida, sobre o ato de amar. Se me contassem que passaria por isso, responderia que não iria suportar, que não teria forças. Mas quando recebi o diagnóstico, meu único pensamento foi: ‘Minha filha não precisa sofrer mais do que o tratamento já lhe requisitará’. Então, não podia deixar que ela sofresse por perceber a mãe sofrendo. Não seria justo”, afirmou em entrevista à revista Contigo!.  


Dia da mãe especial
Meu filho primogênito nasceu em dezembro de 2000. Prematuro extremo teve várias intercorrências e sofreu uma paralisia cerebral. Meu primeiro Dia das Mães foi em maio de 2001 e é claro que eu estava radiante. Meu filho era uma criança linda, gordinha e apesar de viver com ele constantemente em consultórios médicos, não enxergava que seu desenvolvimento estava fora do comum. Assim comemorei, recebi os parabéns por ser mãe pela primeira vez e essas felicitações pareciam reafirmar minha maternidade. Eu me sentia mais “mãe”. Infelizmente, essa data foi ofuscada pelos acontecimentos seguintes que comprovavam cada vez mais as dificuldades de meu filho até a compreensão de seu diagnóstico de paralisia cerebral quando ele tinha mais ou menos um ano e meio de vida. A partir de então meu Dia das Mães se tornou um pesadelo... Mas como diz o ditado popular: Tudo na vida passa. E apesar das limitações de meu filho, hoje consigo comemorar em paz comigo mesma e com muita alegria o Dia das Mães. Com ele eu aprendi o real significado do amor, compreendi que minha força é revigorada e que a felicidade está dentro de mim. Passei a enxergar o mundo com outros olhos e a tratar as pessoas de maneira diferente. Hoje posso dizer que vivo de verdade, amo a vida e, especialmente, amo ser mãe!Antônia Yamashita mãe de Lucas e Victor Hugor, autora do livro “A trajetória de uma mãe especial” e responsável pelo site Mãe Especial. 


Dia da mãe por adoção tardia
O meu primeiro Dia das Mães foi muito especial. Sair da condição de filha para se tornar mãe é um processo um tanto difícil, mas de muito crescimento. Uma coisa que me marcou muito foi poder participar da festa de Dia das Mães da escola onde meu filho estudava. Parece estranho dizer isto porque bebês não participam ativamente de eventos sociais. Mas o meu "bebê" que "nasceu" na minha vida já com 6 anos de idade me deu o privilégio de vivenciar um momento especial como este logo no meu primeiro Dia das Mães. Sim! Sou mãe por adoção! Adoção tardia. Confesso que na época, ao aproximar-se a data do Dia das Mães, fiquei bastante apreensiva. É um momento onde se explora muito imagens de mulheres grávidas e bebês e nas homenagens escolares não é diferente: usam-se muitas fotos e vídeos de barrigas e recém-nascidos. Como aquele seria nosso primeiro Dia das Mães juntos eu não sabia muito como lidar com estes apelos e não sabia também como meu filho lidaria. Temi que a escola começasse a pedir fotos das mães grávidas e dos alunos bebês, temi que tudo isso pudesse constranger ou confundir meu filho, que ainda estava em fase de adaptação. Eu não sei ao certo como ele acomodou estas circunstâncias em sua cabecinha, mas sei que a professora dele na época foi de uma sensibilidade ímpar para lidar com a situação e para tratar as diferenças em sala de aula de forma tão sábia. A homenagem que ela preparou com os alunos foi a construção de uma linda caixa de presente com uma foto atual de mãe e filho, e no dia da apresentação os alunos da classe do meu filho cantaram a música "Foi Deus" do Edson e Hudson. Ainda hoje, anos depois, me emociono ao lembrar o trecho da música que dizia: "Foi Deus que me entregou de presente você, eu que sonhava viver um grande amor assim. Valeu ter esperado o tempo passar pra de uma vez meu amor entregar e não sentir solidão nunca mais". Foi muito gratificante ver a escola tratar meu filho com igualdade levando em consideração suas diferenças. A letra da música retratava uma dupla homenagem porque meu filho tinha compreensão que ele era um presente para mim, assim como eu era pra ele. Meu filho tinha compreensão que assim como valeu para mim esperar por ele, também tinha valido para ele esperar por mim. A homenagem não precisou de barrigas e bebês para expressar de forma tão singela e doce o que toda mãe (biológica ou não) certamente pensa sobre seu filho: um presente de Deus.  E o que todo filho (biológico ou não) pensa sobre sua mãe: um presente de Deus.Renata Palombo, mãe de Diego e Natalia Ellen, ambos são frutos de  adoção tardia, e autora do blog Descobrindo a maternagem.


Dia da mãe solteira
O primeiro Dia das Mães após o nascimento da Luna foi a primeira vez que entendi plenamente a comemoração desta data. Na verdade, foi quando esta data começou a ter sentido para mim. Nunca tive um relacionamento muito estreito com a minha mãe e, com a maternidade, eu pude compreender por que existe um dia no calendário para comemorar o papel das mães. Ganhei uma corrente com um coração em que tem a imagem da Luna gravada da minha família, mas o melhor presente e com um valor inestimável era o porta-joias em madeira que ganhei da minha filha. Luna já frequentava a escolinha e me fez chorar de emoção quando vi aquela mãozinha dela gravada em tinta vermelha sobre a abertura. Aquele dia foi para celebrar o que eu havia conseguido enfrentar e ver que o saldo estava sendo positivo. Afinal, Luna estava com oito meses, sadia e esperta. O Dia das Mães antes de ser mãe era um dia qualquer em que eu me sentia até deslocada por não ter uma mãe presente. Hoje eu sou menos crítica em relação à minha mãe e devo muito isso a Luna. Ser mãe solteira é uma transformação na vida da mulher. Antes, eu estava solteira por aí, trabalhando, namorando e, de repente, engravidei. Optei por ter o meu bebê. O pai não queria ter um filho, se afastou. Foi uma viagem completamente solitária diante de todos os meus medos, inseguranças e não tem como ser a mesma de antes. O eixo desta mudança é a minha filha. Hoje posso dizer que existe a Flavia Werlang A.L. (Antes de Luna) e Flavia Werlang D.L. (Depois de Luna). Percebi que cada noite acordada valeu – e ainda vale - a pena. No meu primeiro Dia das Mães, Luna estava fazendo as primeiras gracinhas. Era tão gratificante arrancar um sorriso do meu bebê que começava a dar também as primeiras gargalhadas, acordava batendo palminhas para chamar a minha atenção e erguia os bracinhos querendo meu colo.  Medos? Todos os dias, desde que eu vi aqueles dois risquinhos na palheta do teste de farmácia, tive inseguranças e receios de estar fazendo certo ou não e, principalmente, a certeza de que eu não podia falhar. Eu sou a única e principal responsável pela educação da Luna, por isso, tenho de reafirmar todos os dias este compromisso que aceitei desde que disse “sim” a esta viagem solitária e mítica que é a maternidade solo. Minha filha é o meu motivo de viver e querer melhorar o tempo todo, a cada instante e em todos os sentidos como ser humano. Eu ganhei como mãe e mulher. Tenho uma filha linda e hoje sou mais forte e corajosa. Obrigada, filha, por me fazer conhecer o real significado da palavra mãe.Flavia Werlang, mãe da Luna e autora do blog Grávida, estado civil mãe (solteira).


Dia das Mães e a depressão pós-parto
Eu já comemorei o meu primeiro Dia das Mães como grávida, pois faziam mais de dois anos que tentava engravidar e finalmente realizei este sonho! Foi bom demais já receber parabéns pelo meu dia, ganhar presentinhos. Era só felicidade, já me sentia mãe! Meu primeiro Dia das Mães já com a Gi nos braços foi uma mistura enorme de sentimentos, estava realizada, mas ao mesmo tempo lutando contra minha depressão pós-parto. Minha mãe foi fundamental nesse dia, eu precisava de colo.  Mesmo já sendo mãe, estava me sentido frágil, lutando comigo mesma, pois me sentia culpada por não estar aproveitando tudo que eu podia e deveria desse dia. Mas apesar disso, foi um dia bom, com o apoio da minha família, consegui enfrentar meus fantasmas internos e curtir minha princesa. Nos outros anos, já com a depressão controlada e depois curada, foram Dias das Mães com muita festa, alegria e de aproveitar com a minha Gigi e a nossa família. Conseguia ter um verdadeiro e grande sorriso no rosto, conseguia me sentir feliz. Acho que após a depressão passamos a dar muito mais valor a este sentimento. Em 2012, ano passado, tudo se preparava para ser um Dia das Mães ainda mais especial, pois estava grávida de seis meses, de um menino. Toda a família reunida lá em casa, todos rindo e felizes, mas eu novamente não estava me sentindo feliz, estava preocupada, não sentia meu bebê mexer, e, mesmo todos me dizendo que era normal, não conseguia me desligar. Até que, ao perceber uma febre, decidi ir para o hospital. Infelizmente, tive a pior notícia que uma mãe pode ter, ainda mais em um Dia das Mães, meu bebê já não tinha mais batimento cardíacos. Meu coração se dilacerou, não podia acreditar, meu bebê! É realmente indescritível o que se sente, foram tempos bem complicados, mas quando voltei para casa e me deparei com o sorriso da minha Giovana, não tive dúvidas que precisa superar, pois ela estava ali comigo. Assim vem sendo, uma fase de muita superação, mas com a minha filha e minha família consegui voltar a me sentir feliz mais uma vez. Este ano, o Dia das Mães com certeza vai ser diferente de todos os outros, vou ter que lutar contra as lembranças tristes, mas quero que seja um dia especial e alegre. Certamente nunca vou me esquecer do meu filho, ele sempre vai estar no meu coração. Porém, a minha filha está aqui, precisa de mim e ela é a minha maior razão para viver e ser feliz. Ela é meu presente de Deus!Alessandra Nunes, mãe da Giovana e autora do Blog Da fertilidade à maternidade.




Dia das Mães após os 40
Casei aos 32 anos e logo comecei as tentativas para engravidar. Foram longos dois anos buscando a gestação pelas vias naturais, até descobrirmos que eu só poderia conceber por meio de um tratamento. Aos 40 anos consegui me tornar mãe e hoje tenho lindos gêmeos de 5 meses! No Dia das Mães do ano passado eu havia realizado o tratamento no Grupo Huntington Medicina Reprodutiva e estava grávida!  Porém, me sentia um pouco insegura. Antes de ter ido a esta clínica, eu havia realizado tratamentos em outros locais e enfrentei a difícil experiência de passar por um Dia das Mães grávida, mas já sabendo que não seria possível levar aquela gestação adiante. Este Dia das Mães com os meus filhos será a concretização de um sonho! Após tantos esforços, eu realmente posso falar que sou mãe! Para mim, há somente vantagens no fato de ter tido meus filhos aos 40 anos. Sou uma pessoa mais madura, experiente, centrada e coerente naquilo que faço. Lógico que assim como toda a mãe de primeira viagem eu tenho dúvidas, mas já possuo a maturidade para arriscar mais. Não serei uma mãe-avó! Sempre me perguntam se gêmeos dão muito trabalho, e eles dão mesmo! Mas a compensação de um sorriso após a mamada anula qualquer problema.Flavia Lucia Fusca Picciani, mãe de Murilo e Vitor e autônoma.



Com informações do Portal Bebê.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Veja 18 cuidados essenciais que devemos ter com recém-nascidos




1. Por que o recém-nascido chora tanto?
O bebê chora porque quer alguma coisa. Os motivos variam: fome, fralda suja, frio, calor, posição desconfortável, incômodo, irritação por barulho ou luz, estresse diante da movimentação de adultos e por aí vai. É claro que, às vezes, o cansaço e a falta de sono podem fazê-lo perder a paciência. Mas lembre: essa é a única forma de expressão do pequeno. Se você perceber que está irritada demais, peça ajuda a alguém, tente sentar, respirar fundo e se acalmar. Tudo vai dar certo. Mesmo porque, a partir dos quatro meses, a tendência é que o pequeno chore menos.

2. O que posso fazer para aliviar as cólicas?
A cólica é um fantasma que habita o inconsciente coletivo das mães, já que ela realmente pode tornar a vida dos pais um tanto angustiante nas primeiras semanas de vida da criança. Mas não perca as estribeiras. As cólicas são normais. Fazem parte do amadurecimento natural do sistema digestivo do pequeno. E não adianta medicar ou dar produtos naturais. Isso pode ser até perigoso, causando intoxicações. O melhor remédio é o leite materno. Aquecer a barriga, aconchegar o bebê e deixá-lo na posição fetal também são medidas que ajudam a contornar a situação. Agora, é preciso saber se a cólica é mesmo o motivo da choradeira. A confusão é bastante comum. Choro de cólica é aquele mais intenso, que começa e termina de forma repentina.

3. Posso dar água ou chá para meu bebê?
De preferência, não. O leite materno nutre, hidrata e acalma, suprindo todas as necessidades da criança. Quando a mãe dá chá ou água, o pequeno deixa de tomar o leite materno e ingere quantidades menores de proteínas e calorias necessárias para o seu desenvolvimento. Sem falar que a maioria dos chás contém estimulantes que deixam o bebê agitado. Se forem servidos com açúcar, pior ainda. Os grãos podem fermentar e causar cólicas. Além disso, há o risco da chamada confusão de bicos, que faz com que a criança largue o peito da mãe sem necessidade e adote a mamadeira.


4. Qual o jeito certo de segurá-lo?
É normal: carregar um recém-nascido dá aflição. Até mesmo para a mãe. Afinal, segurar no colo alguém tão pequenino e flexível requer bastante cuidado – mas nada que você não tire de letra nos primeiros dias. Como a musculatura do pescoço é pouco desenvolvida, é preciso apoiar bem a cabeça e as costas do bebê. A melhor maneira de fazer isso é encaixar a cabeça na dobra do cotovelo e as costas no antebraço. Importante: nunca faça movimentos bruscos e preste atenção para não pressionar demais, ou bater, a parte superior da cabeça da criança, também chamada moleira, já que os ossos do crânio ainda não estão totalmente formados.

5. Qual o melhor horário para dar o banho?
Não existe regra. Em geral, as mães preferem dar à noite para acalmar a criança antes do sono, além de contar com a ajuda do marido. Mas o critério é pessoal. Pode ser em qualquer horário. O mais importante é verificar a temperatura da água com a parte sensível do seu braço, ou com o punho. Se estiver morna, coloque o bebê ali sem receio. Não há necessidade de termômetro. Mas, caso queira usá-lo, veja se marca algo entre 36 e 37 ºC. Ao entrar na água, ele chora? Não se culpe por isso. É normal esse tipo de coisa acontecer. Os pequenos se assustam nessa hora por insegurança. Para contornar a situação, enrole-o em uma fralda de pano em posição fetal. Isso lhe trará o conforto e a segurança de que tanto necessita. Depois, vá soltando a criança ao poucos, até ela se acostumar.

6. Em que posição devo colocá-lo para dormir?
De barriga para cima, e sem neura. Os estudos mais recentes mostram isso. Fique tranquila se o leite voltar. Seu pequeno terá reflexos para se defender. Ainda assim, é muito importante só deitá-lo depois de arrotar. Se a criança regurgita demais, é possível usar suportes triangulares para mantê-la deitada de lado, sempre com travesseiro do tipo antissufocamento. Em caso de refluxo, além do acompanhamento médico, procure inclinar a base do berço o máximo que der. Só não passe dos 45 graus.


7. É normal fazer cocô muitas vezes num único dia?
No começo, o bebê evacua a cada mamada. Como ele só se alimenta de leite, é absolutamente normal que as fezes sejam pastosas. Em alguns casos, podem até ser líquidas com gruminhos. Por isso, não precisa se preocupar: ele não está com diarreia. A cor também é bastante característica: amarelo-ouro.

8. Tudo bem se ele ficar muitos dias sem fazer cocô?
O recém-nascido pode ficar até dois dias sem evacuar. Isso não é comum, principalmente em crianças que mamam no peito, mas pode acontecer. Uma dica é estimular o ânus do bebê com uma gaze enrolada no dedo. Em geral, só de tocar superficialmente a região, o pequeno já consegue fazer cocô. Se o problema persistir, procure um pediatra.

9. O bebê precisa arrotar toda vez que mama?
Ele não precisa necessariamente arrotar, mas o ritual do colo é fundamental e tem de ser repetido depois de cada mamada. Deixe a criança em posição vertical deitada de barriga sobre seu tórax e dê tapinhas muito sutis nas costas. Ela deve arrotar logo. Agora, se não ouvir a eructação (sim, esse é o nome) após 15 minutos, pode deitá-la sem medo. O arroto é importante porque o bebê engole ar enquanto suga o leite e precisa colocá-lo para fora. Caso contrário, vai ficar incomodado e até regurgitar.



10. Posso sair pra passear com ele?
Sim, desde que siga algumas regras básicas. A primeira delas, muitas vezes esquecida, é colocar a criança sempre na cadeirinha própria para transporte em automóveis. Outra: fuja de locais fechados e aglomerações, mesmo que seja na casa dos avôs. Um simples resfriado pode ter consequências mais sérias em um recém-nascido. O frio e o vento também podem ser bastante nocivos para o bebê. Procure agasalhar principalmente a cabeça dele. Mas sem exageros. Calor demais faz mal.

11. Será que ele está com frio? Devo caprichar nos agasalhos?
O excesso de roupa pode causar até febre ou desidratação no bebê. Fique atenta a isso. A sensação de frio do recém-nascido não é muita diferente da sua. Enrolá-lo em duas cobertas numa tarde quente de primavera seria uma decisão errada. Se a temperatura for de 30 °C, pode deixá-lo com uma camiseta de manga curta e tecido fino.

12. As visitas podem carregar o bebê?
Podem, mas nada de beijo. Exija também que todos lavem as mãos. E gente espirrando nem deve passar perto do pequeno – o melhor é aparecer outro dia. É que nessa fase as defesas das crianças, principalmente contra os famigerados vírus, ainda estão em desenvolvimento. Outra coisa importante: não permita tumultos em casa ou a peregrinação de colos. Tanto você como o bebê precisam de tranquilidade. Aliás, as visitas devem permanecer na sala e não no quarto do bebê. Se alguém insistir em vê-lo dormindo no berço, permita apenas uma pessoa por vez. A presença de muitas pessoas pode estressá-lo.


13. Preciso acordá-lo de três em três horas para mamar?
Quem decide a hora de mamar é a criança. Dê o peito a ela sempre que quiser. Em geral, isso deve acontecer sete ou oito vezes ao dia, o que significa uma mamada a cada três horas. Mas podem ser dez ou seis, e tudo bem! Não existe regra. Agora, se você tem um filhote muito dorminhoco, uma dica é aproveitar as trocas de fralda, que devem acontecer a cada quatro horas no máximo, para oferecer o peito.

14. Será que ele tem refluxo?
O refluxo é a exceção, e não a regra. Ele só se caracteriza quando a criança perde peso mesmo mamando. Daí a importância do acompanhamento médico. Mas a regurgitação é normal. É um fenômeno que acontece por causa da imaturidade da válvula que controla a passagem do leite no esôfago. Ou, então, porque o bebê mamou mais leite do que seu estômago comporta. Seja como for, não se desespere cada vez que o líquido voltar. Procure apenas fazê-lo arrotar após as mamadas e, se ele é desses que expelem golfadas em forma de jatos, procure inclinar a base do berço.

15. E se meu leite for fraco?
Não existe leite fraco ou forte. A mãe produz todos os nutrientes necessários para seu filho. O que acontece é que a composição do líquido varia. Assim, as quantidades de proteínas e gorduras mudam de uma mamada para outra ou até durante uma mesma mamada. Por isso, é fundamental que o pequeno esvazie os dois peitos por completo – e que você esteja a postos para oferecê-los sempre que ele quiser. Além de ter a certeza de que a criança está bem nutrida, isso vai ajudar você a voltar à forma mais rapidamente. É que o hormônio responsável pela reposição de leite é o mesmo que estimula a contração do abdômen.



16. O que faço para o bebê conseguir mamar?
Amamentar é uma tarefa que exige orientação. Não ache que você vai conseguir dar o peito com facilidade para seu primeiro filho sem receber alguma instrução. Nessa hora, avós, enfermeiras e até médicos se tornam tutores. No passado, a mulher recebia todas as referências em casa. Hoje em dia, as famílias estão mais dispersas e menos participantes. Por isso, fique alerta. Existem técnicas para tornar os mamilos mais propensos à amamentação, inclusive para evitar rachaduras. Agora, se o bebê demorar para pegar o peito e começar a chorar, não se desespere. E, principalmente, não desista do aleitamento. Vale a pena ter paciência e insistir.

17. Posso mexer no umbigo do meu filho?
Não só pode como deve. Ignore qualquer um que fale o contrário. Com o tempo, essa cartilagem vai secar e cair. Mas é preciso limpá-la para evitar contaminações. E isso não causa dor na criança. Portanto, faça o curativo sempre, de preferência após o banho. Sair sangue também é comum, não se preocupe. Use cotonete com álcool 70%, contornando o umbigo com delicadeza e sempre em um único sentido – no sentido horário, por exemplo. Ele vai cair entre sete e 14 dias.

18. Posso comer qualquer coisa ao amamentar?
O ideal é seguir uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, verduras e grãos integrais. Água também é muito importante. Procure beber de 1 litro e meio a 2 litros além do que você já consome – tenha sempre uma garrafinha por perto e tome mesmo sem ter vontade. A água é essencial para a formação do leite. Temperos mais fortes, como alho e pimenta, são contraindicados. Eles alteram o gosto do leite e isso pode ter reflexos na amamentação. Chocolate, café, erva-mate e outros alimentos do gênero também devem ser evitados. A cafeína agita a criança e atrapalha o sono. Por fim, evite exagerar no leite de vaca, que pode induzir a uma intolerância da criança à proteína desse alimento.

Com informações do Portal Bebê.


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Listas para o chá de bebê

Você é uma mulher prática, econômica, moderna, antenada ou detalhista? Saiba que, conforme seu estilo, você pode escolher o modelo de sua lista de chá de bebê. Veja as opções abaixo:



Mãe prática e econômica

Itens para deixar seu filho bem limpinho, cheiroso e protegido.

1 Banheira de plástico
3 Barras de sabonete neutro
1 Saboneteira 
2 Xampus 
1 Escova e pente para cabelo 
2 Toalhas com capuz  

Para ter a mão no quarto do bebê 
1 Trocador impermeável 
2 Potes de lenços umedecidos, com 100 folhas, cada 
1 Garrafa térmica para guardar a água quente (o que será útil na limpeza do bebê) 
2 Potes de talco 
3 Caixas de hastes flexíveis de algodão (cotonetes) 
1 Kit manicure para bebê 
1 Pacote de algodão 
1 Kit de potes com cesta para guardar o algodão e os cotonetes 
2 Cremes para evitar assaduras (Opte por opções com óleo de amêndoas) 
Fraldas: De 10 a 15 pacotes de fraldas descartáveis R/N ou P.  

Itens para deixar seu filho lindo e bem vestido 

3 Calças 2 Cueiros 
1 Manta de lã 
3 Macacões de manga comprida 
4 Bodys de manga comprida 
4 Bodys de manga curta 
4 Calças tipo mijão 
2 Babadores 
3 Fraldas de pano 
4 Fraldas de boca
2 Toucas de lã 
2 Pares de luva 
6 Pares de meia 
2 Pares de sapatinhos de lã ou linha 

Ele vai usar a partir dos seis meses

1 Mamadeira para água 
2 Mamadeiras para leite 
1 Mamadeira para suco 
1 Kit de escovas de limpeza de mamadeiras 
1 Porta-mamadeira 
1 Pinça de pegar mamadeira esterilizada 
1 Pratinho para papinha, com talheres  
Parece frescura, mas é útil 1 Bolsa térmica (você poderá usá-la para fazer compressa na barriga do bebê nos dias em que ele sentir cólicas.) 
1 Termômetro comum 
1 Frasco de álcool 70% (Será usado para a limpeza do umbigo, durante as primeiras trocas de fralda logo ao banho.) 
1 Baby Balde 
1 Sling


Para a mãe que dará a luz no inverno

Itens para deixar seu filho bem limpinho, cheiroso e protegido 

1 Banheira
1 Termômetro para a água do banho
3 Barras de sabonete neutro 
1 Saboneteira 
2 Xampus 
1 Escova e pente para cabelo 
4 Toalhas com capuz 

 Itens para deixar seu filho lindo e bem vestido 

5 Calças 
4 Cueiros 
2 Mantas de lã ou de piquê 
2 Cobertores de lã antialérgica 
5 Macacões de manga comprida 
4 Bodys de manga comprida 
3 Casaquinhos de lã 
2 Bodys de manga curta 
4 Calças tipo culote ou mijão 
2 Babadores 
4 Fraldas de pano 
4 Fraldas de boca 
4 Toucas de lã 
3 Pares de luva 
7 Pares de meia 
5 Pares de sapatinhos de lã ou linha  

Para ter a mão no quarto do bebê 

1 Bolsa térmica (Você poderá usá-la para fazer compressa na barriga do bebê nos dias em que ele sentir cólicas ou para deixar o berço do bebê sempre quentinho.) 
1 Trocador de fraldas impermeável 
4 Potes de lenços umedecidos com 100 ou 60 folhas 
1 Garrafa térmica (Ela servirá para guardar a água quente, útil na limpeza do bebê.) 
2 Potes de Talco 
1 Frasco de álcool 70% (Para limpeza do umbigo, durante as primeiras trocas de fralda logo ao banho.) 3 Caixas de hastes flexíveis de algodão (cotonetes) 
1 Kit manicure para bebê (Tesourinha, cortador e lixa de unha) 
1 Pacote de algodão 1 Kit de potes (Servirá para guardar o algodão e os cotonetes e os outros itens de limpeza.) 
2 Cremes para evitar assaduras (Opte por opções com óleo de amêndoas).
Fraldas: De 15 a 20 pacotes de fraldas descartáveis R/N ou P. 
1 aquecedor de ambiente

Ele vai usar a partir dos seis meses 

1 Mamadeira para água 
2 Mamadeiras para leite 
1 Mamadeira para suco 
1 Kit de escovas de limpeza de mamadeiras 
1 Porta-mamadeira 
1 Pinça de pegar mamadeira esterilizada 
1 Pratinho para papinha com talheres de aço inox ou de plástico





Para a mãe moderna

Itens para deixar seu filho bem limpinho, cheiroso e protegido 

1 Banheira 
1 Termômetro para a água do banho 
1 Esponja macia para dar banho no bebê 
1 Baby balde 3 Barras de sabonete neutro 
2 Tubos de sabonete líquido para dar banhos relaxantes 
1 Óleo de bebê para fazer massagens 
1 Creme para hidratar o bebê 
1 Saboneteira 
2 Xampus 
1 conjunto de escova e pente infantil 
3 Toalhas com capuz 

Itens para deixar seu filho lindo e bem vestido 

5 Calças 
4 Cueiros 
2 Mantas de lã 
1 Cobertor de lã antialérgica 
5 Macacões de manga comprida 
4 Bodys de manga comprida de algodão orgânico 
2 Bodys de manga curta de algodão orgânico 
4 Calças tipo culote ou mijão 100% algodão (normal ou orgânico)
2 Babadores 
4 Fraldas de pano 
4 Fraldas de boca
4 Toucas de lã 
3 Pares de luva
7 Pares de meia 
5 Pares de sapatinhos de lã ou linha 

Para ter a mão no quarto do bebê 

1 Bolsa térmica (Você poderá usá-la para fazer compressa na barriga do bebê nos dias em que ele sentir cólicas ou para deixar o berço do bebê sempre quentinho.) 
1 Trocador impermeável 
4 Potes de lenços umedecidos com 100 ou 60 folhas, cada 
1 Garrafa térmica (Servirá para guardar a água quente, útil na limpeza do bebê.) 
2 Potes de talco 
1 Frasco de álcool 70% (Para limpeza do umbigo, durante as primeiras trocas de fralda logo ao banho.) 
3 Caixas de hastes flexíveis de algodão (cotonetes) 
1 Kit manicure para bebê (Tesourinha, cortador e lixa de unha) 
1 Pacote de algodão 
1 Kit de potes com cesta (Servirá para guardar o algodão e os cotonetes e os outros itens de limpeza.) 
2 Cremes para evitar assaduras (Opte por opções com óleo de amêndoas). 
Fraldas: De 15 a 20 pacotes de fraldas descartáveis R/N ou P. 
Use a nossa calculadora de fraldas para saber a quantidade de fraldas que seu filho irá usar em uma semana e até em um mês. 
1 Chupeta 
1 Prendedor de chupeta 
1 Massageador de gengiva (Acessório feito de silicone, para massagear a gengiva do bebê.) 
1 Mordedor Para as horas das mamadas 
1 Almofada para amamentar (Peça em formato especial para a mãe usar durante a amamentação, proporcionando uma posição mais cômoda a ela e ao bebê.) 
1 Concha para seios (De silicone, serve para corrigir os bicos que estejam invertidos e aceleram a cicatrização de bicos rachados. 
1 Par de protetores para seios (De silicone, protege o bico do seio da saliva do bebê, evitando rachaduras.)
1 Tira leite (Aparelho que pode ser manual ou elétrico, servindo para retirar o excesso de leite e armazená-lo.)  

Mimos descolados 
1 kit de saquinhos de frutas 
1 Sling de argolas ou Wrap (carregadores de bebês). 
1 Babá eletrônica (Este equipamento vai ajudar o casal a monitorar o bebê no berço.)
1 Cadeirinha de bebê para transporte no carro 
2 Bolsas para sair com o bebê 
1 Bebê conforto (Tipo de cadeira em formato de concha para transportar o bebê nos primeiros meses.)  

Ele vai usar a partir dos seis meses

1 Mamadeira para água 
1 Mamadeira para leite 
1 Mamadeira para suco 
1 Kit de escovas de limpeza de mamadeiras 
1 Porta-mamadeira 
1 Pinça de pegar mamadeira 
1 Pratinho para papinha com talheres de aço inox

Com informações do Portal Bebê.