sexta-feira, 24 de maio de 2013

Veja 5 atividades para se fazer em família

Que tal inovar? De brincar de massinha a andar bicicleta, tá valendo tudo que é legal, divertido e que permita fluir. “É muito comum as crianças nos surpreenderem com relatos inusitados, ‘segredos’ e revelações singulares nesses momentos lúdicos que compartilham ao lado dos pais, fruto da confiança e da aproximação gerada pelo brincar”, diz Cecília Biglia, psicóloga e psicanalista e idealizadora do Coisário Ateliê Brincante.

Aos adultos, um aviso importante: só será agradável se o perfil e os interesses da criança e dos pais forem respeitados e se os adultos estiverem, de fato, envolvidos. “Deve-se estar presente com qualidade, e não olhando para o celular ou para a TV”, completa Maria Angela Barbato Carneiro, educadora e coordenadora do núcleo de cultura e pesquisa do Brincar, da PUC-SP.

Separamos algumas sugestões de atividades. Então, desligue o celular, guarde os tablets e aumente o som do iPod para curtirem todos juntos:

1. Cozinhar

Todas as comidinhas que possam ser feitas com as mãos têm alta receptividade entre os pequenos. Algumas crianças adoram sentir a textura das misturas. Outras preferem decorar. Opte pelo simples. Pode ser uma salada de frutas, uma salada de folhas, bolos, cupcakes, brigadeiros, sucos, milkshakes, sanduíches, pizzas, pão de queijo, omeletes, rocamboles, bolo de rolo.

Lembrete: os pequeninos têm menos coordenação motora, então, prepare-se para ingredientes espalhados para fora das travessas. Além disso, as crianças se dispersam com facilidade, então, para não ser abandonada no meio da receita, escolha algo fácil e rápido de ser produzido.



2. Teatro de sombras

Bastam lençol esticado e pregado entre duas paredes (use fita crepe), abajur com lâmpada acesa colocado no chão, atrás do lençol, e bonecos de papel (com olhos e bocas vazados) colados em palito de madeira (aqueles de churrasco), para a sessão começar. Soltem a imaginação e a voz!

Lembrete: todos da família poderão criar os próprios personagens e histórias, além de ter a chance de interpretar e, ao final, ouvir os aplausos da plateia, é claro.



3. Brincar de teatrinho

Achou o teatro de sombras complicado? Então, aposte apenas no teatro. Estique o lençol, pregue-o entre duas paredes e crie histórias divertidas, engraçadas, bem-humoradas com alguns bonecos que seu filho e filha têm no quarto. Para envolver ainda mais as crianças na brincadeira, confeccionem as entradas do espetáculo, anotando, em um papel cortado, o nome e o horário da peça, além de preço e número da cadeira.

Lembrete: não esqueçam que a plateia tem que aplaudir no final.



4. Montar um álbum de fotografia

Além de colocar um pouco de ordem no arquivo fotográfico da família, os filhos vão apreciar ver fotos de épocas diferentes. É assim que os pequenos vão entendendo a própria origem. É possível fazer álbuns temáticos: viagens, festas, passeios, amigos, escola, 1º ano de vida.

Lembrete: essa é uma atividade-projeto, pois precisa de planejamento e ter como objetivo finalizar ao menos um álbum, no dia. Para economizar nas revelações, aproveite as promoções que sempre surgem nos sites de compras coletivas.



5. Brincar de mímicas, adivinhações, mágica, Stop e jogos de tabuleiros

O legal é organizar rodadas curtas, com no máximo 30 minutos de duração para cada atividade.

Lembrete: as crianças alfabetizadas adoram jogar Stop, mas podem não estar tão hábeis na escrita rápida.

Nesse caso, é interessante estipular um tempo de, por exemplo, 2 minutos para cada rodada.



Com informações de Portal Bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário