quarta-feira, 22 de maio de 2013

Gravidez sem dor nas costas




Quando a mulher está esperando um bebê, além de todas as mudanças hormonais, ela ainda passa por grandes mudanças em seu sistema neuro-músculo-esquelético.  Há o aumento de peso, mudança total do eixo da coluna, aumento da flexibilidade articular e muscular e restrições a determinados movimentos corporais. Isso sem falar na tensão e ansiedade que a futura mamãe passa que, também, causam alterações fisiológicas importantes.

Nos três primeiros meses deve se tomar um cuidado maior com a gravidez, e se abster de atividades físicas ou esforço físico.  Após esse período de maior cuidado, as atividades normais podem ser retomadas, porém, com muito mais cuidado do que o habitual, sempre.

Por exemplo, varrer um chão não é igual para uma grávida e uma pessoa não gestante. A grávida tem que entender que o eixo do seu corpo não é mais o mesmo, e para tanto, seus movimentos devem mudar também. 

É importante que a futura mamãe saiba que tudo o que ela fizer, o seu corpo, responder diferentemente.  Por isso, tantas grávidas sentem dores na coluna. Elas continuam agindo como se nada tivesse mudado.

Recomendo que agache com cuidado, varra com cuidado, lave a louça com cuidado, levante com cuidado, sente-se com cuidado, caminhe com cuidado, carregue com cuidado. Alongue muito mais, caminhe sempre que der, alimente-se adequadamente e com qualidade e paras as dores que forem inevitáveis procure um quiropraxista, reconhecido pela Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), e de preferência com experiência no atendimento a grávidas.  

Mesmo com comportamento adequado é comum a mulher grávida sentir pequenos desconfortos em seu corpo e coluna, fatores que podem ser facilmente resolvidos pelo quiropraxista.

Importante lembrar que, os cuidados devem ser proporcionalmente iguais a evolução da sua gravidez, quanto ‘mais grávida’, mas cuidado com a coluna.

Os cuidados devem se estender após o parto, quando a mulher passa a carregar o bebê no colo, acordar várias vezes durante a madrugada para amamentar, dar banho, trocar fralda. O ideal é que a mamãe faça alguma atividade física para fortalecer a musculatura.

Ao consultar um profissional de Quiropraxia, em qualquer localidade do Brasil, é de extrema importância checar sua idoneidade no cadastro de profissionais capacitados no Brasil no site: www.quiropraxia.org.br

Com informações de Chris Flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário