quarta-feira, 29 de maio de 2013

Europa com crianças


Organizar uma viagem para a Europa com as crianças não é das tarefas mais fáceis. As atividades infantis não são tão conhecidas como os famosos pontos turísticos, ainda mais para quem vai pela primeira vez. Pensando nisso, a jornalista Thais Caramico se mudou de mala e cuia para Londres para desvendar as atrações e os programas que realmente vão deixar toda a família feliz.

As descobertas foram tantas que ela acaba de lançar o livro Londres e Paris Com Crianças, que faz parte da coleção Crianças a Bordo, da Ed. Pulp (R$ 39,90). Além de sugestões de passeios, pontos turísticos, restaurantes, museus, lojas, o guia traz dicas práticas de como se locomover pelas cidades e sugestões de brincadeiras para tornar até o passeio para adultos mais divertido.

Em formato pocket, fácil de carregar durante a viagem, você vai encontrar também curiosidades que as crianças vão adorar descobrir, como, por exemplo, que o ponteiro do Big Ben nunca falha! Quer dizer, na verdade, em 1949 ele atrasou quatro minutos e causou um reboliço na cidade. Desde então, a manutenção ali é pesada para que ele jamais perca a credibilidade – afinal, os britânicos têm fama de pontuais, certo?

Há outras informações importantes como moeda, voltagem, como fazer chamadas telefônicas, sites úteis e um dicionário básico. Em entrevista a CRESCER, Thais selecionou lugares diferentes de Londres e Paris que você não pode deixar de conhecer com seu filho, dicas para entreter as crianças na duas cidades e outras para facilitar a viagem. Confira.

Londres

Hackney City Farm: A 10 minutos do Broadway Market está a fazendinha de Hackney, um espaço onde é possível interagir com os animais e até cuidar da horta. Tudo o que é plantado ali é comercializado pelos moradores locais ou usado no restaurante italiano que fica dentro do local - e que serve um sorvete delicioso. Crianças que gostam de cerâmica podem participar de workshops, ou ainda aproveitar a oficina de bicicleta para aprender a cuidar da própria.

Hoxton Street Monster Supplies: Como uma farmácia cheia de prateleiras, essa loja para monstros traz um arsenal de textos engraçados que explicam para que servem os produtos: latas de história de terror, cera de ouvido em barra, pastilhas de menta para melhorar hálito de zumbi. A imaginação vai longe e tem como objetivo estimular a criatividade.

Puppet Barge: Esse teatro de bonecos funciona dentro de um barco, desde 1979. Com bonecos e técnicas de sombra, as peças são bem visuais e transformam a experiência em um passeio lúdico, mesmo sem entender as falas. São 55 assentos e um mundo de fantoches e marionetes.

Paris

Musée en Herbe: Pequeno e totalmente voltado para crianças, nesse museu tudo é feito para tocar, sentir, ouvir, interagir. Mas bacana mesmo é que isso não vem da tecnologia, mas da simplicidade de apresentar às crianças a obra de um artista com suas formas e cores, jogos, estímulos focados e exercícios educativos. As mostras são de longas temporadas. Bruno Munari, Pablo Picasso e Victor Vasarely já foram temas por ali.

Gaîté Lyrique: Galeria que mistura arte e tecnologia, sempre tem algo interessante para as crianças, como uma exposição de monstros moderninhos, teste de games, festival de animação e de música eletrônica para os pequenos.

Le Trois Ourses: Para crianças que gostam de colecionar livros de artistas, quase sempre impressos em pequenas edições, essa livraria é o melhor lugar de Paris. Por ali, só grandes nomes. Ela também oferece oficinas com os autores. Entre eles está o japonês Katsumi Komagata.
5 maneiras de entreter as crianças nas duas cidades

Procurando no metrô
Andar de ônibus com as crianças é mais legal, dá para ver a cidade. Os metrôs têm escadas que não acabam mais... No entanto, é sempre a forma mais simples e rápida de chegar aos locais. O ideal, em muitos casos, é ir de metrô e voltar de táxi, assim as crianças não se cansam muito. No vagão, um jeito legal de fazer o trajeto passar mais rápido é brincando de encontrar algo: uma pulseira roxa, um chapéu de urso, um cabelo igual ao do Neymar e por aí vai.

Caça ao tesouro em museus
Dá para brincar tentando encontrar os highlights do local. Chegue, pegue o programa e vá atrás das obras certas. Os museus maiores costumam pontuar o que ver, ajudando os turistas que têm pouco tempo a aproveitar melhor o local. Muitas vezes há um material feito especialmente para crianças, com perguntas e respostas, curiosidades, caça-palavras e mais. Para curtir “passeio de adulto”, vai da criatividade dos pais instigar os filhos, mostrar o que está sendo visto, questionar e aprender juntos!

Desenhando a paisagem
Para não cansar, ande um pouquinho e brinque de desenhar o que está ao redor. Distrai e ainda vira uma bela recordação que pode ser colocada no álbum da viagem ou, quem sabe, estampar o verso de um cartão-postal para os amigos!

Adivinhe que palavra é essa
Com um dicionário em mãos, proponha um jogo com as palavras, uma tradução do cardápio ou do programa. As crianças são curiosas e adoram ver que estão aprendendo algo novo e diferente! Treinar o que será pedido no restaurante, no caixa do metrô ou na bilheteria de um local também é um passatempo educativo!

Piquenique
As cidades são cheias de gramados e o melhor jeito de comer na rua é se jogar em algum deles e relaxar. Supermercados, padarias e cafés costumam ter vários kits prontos só para pegar e levar. No verão, as pessoas levam até churrasqueira e travesseiro! No inverno, vão com manta e tudo! Cangas de praia, jogos, revistinhas e quitutes são o básico!

2 dicas para facilitar a viagem

- Antes de viajar, apresente o destino para o seu filho. Introduza os costumes, o estilo de vida, busque filmes ou livros com personagens bem típicos do lugar. Faça uma viagem pelo Google street view e deixe que as crianças já se familiarizem com o que vão ver. Você também já pode antecipar a ela curiosidades sobre os hábitos e fatos históricos.

- Comprar ingressos online e reservar restaurantes, quando possível, é sempre melhor - evita o estresse das filas, a impaciência da fome... Mas atenção, mesmo quando o programa gerar um código de compra, o ideal é imprimir o comprovante, pois nem todo passeio aceita que o cliente leia o código ou mostre o comprovante no celular. Torre Eiffel e Cutty Sark são alguns deles.

Com informações de Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário