segunda-feira, 1 de julho de 2013

Quarto do bebê: como deixar o ambiente saudável e aconchegante



O quarto do bebê não precisa ser o mais lindo do pedaço, digno de revista de decoração. Mais importante que a belezura, é o aconchego e a segurança que o ambiente transmite ao seu pequeno proprietário. Claro que você vai querer deixar o lugar uma graça, mas não se esqueça de checar também se ele...



... é seguro 

Prefira móveis com cantos arredondados. Nas janelas, rede de proteção (troque a cada cinco anos). Armários devem ser acessíveis à criança para não haver risco de ela tentar trepar nele para alcançar algo. O berço deve ter o espaço entre as grades pequeno o suficiente para a cabeça do bebê não passar por ali. Até o sétimo mês, o berço pode ficar elevado – dessa forma é mais fácil para você colocar e tirar seu filho lá de dentro. Depois desse período, cuidado! A criança já consegue ficar de pé sozinha e as grades precisam estar na altura máxima. Tire também o protetor de berço. Se ele for grande ou durinho, pode servir de calço para o bebê escalar. Mais tarde, mantenha cama com grade de proteção até a criança ter 5 anos. Instale prateleiras longe da cama e coloque protetores nas tomadas. 



... transmite tranquilidade

Um abajur ou um ponto de luz, de preferência na cor azul, que acalma, ajuda seu filho a não sentir medo de ficar sozinho ou no escuro. Outra opção é colocar adesivos fluorescentes no teto.

... não tem estímulos eletrônicos

Em tempos de cyberinfância, as crianças passam mais tempo no quarto jogando videogame, brincando no computador ou assistindo à TV. Mas, para especialistas, quarto saudável não pode ter nada que atrapalhe o sono, como todos esses aparelhos eletrônicos, além de aquário e estante muito abarrotada de livros. Eles merecem um espaço à parte na casa.


... não tem insetos

Há duas opções: mosquiteiros ou plug de tomada com remédio antimosquito. Inseticidas em aerossol, nunca. O mosquiteiro deve ser lavado uma vez por semana por conta do pó. Já o plug pode ficar ligado na tomada a noite inteira, menos em quartos onde dormem crianças asmáticas. Respeite a distância, indicada pelo fabricante, que deve haver entre a criança e a tomada com a substância antimosquito.


... não acumula poeira 

Nas paredes, evite papéis ou aplique apenas um barrado rente ao teto. As cortinas protegem o cômodo do excesso de sol e amenizam a luz, dando sensação de aconchego. Devem ser fáceis de tirar, porque precisam ser lavadas quinzenalmente, assim como os protetores de berço. As janelas devem ser mantidas abertas durante o dia para ventilar. Nos armários, deixe a parte superior livre, assim como o vão embaixo da cama. São locais de difícil acesso e enchem de poeira. Use lençóis 100% algodão, pois são fresquinhos e acumulam menos pó. Bebês não precisam de travesseiro.

... é limpo da maneira correta

A limpeza dos móveis deve ser feita com um pano úmido. Isso vale para persianas também. Se varrer ou usar aspirador de pó, os ácaros ficam em suspensão pelo quarto, podendo causar irritação nas vias respiratórias. Para desinfetar, dilua uma tampinha com água sanitária em cada meio litro de água. Atente para os enfeites pequenos e bichos de pelúcia que acumulam muito pó. Você pode lavar – acredite! – as pelúcias na máquina de lavar colocando-as em uma fronha ou saquinho próprio para lavagens (link para matéria sobre como limpar todos os tipos de brinquedos). Quando secas, embale-as em um saco plástico e deixe-as por uma noite dentro do congelador. A baixa temperatura mata todos os ácaros. Lave as cortinas a cada seis meses com água e sabão neutro.



... não precisa de carpete 

Melhor não ter nenhum tapete ou carpete, pois ambos acumulam pó. Os tapetes ainda podem fazer a criança tropeçar. Se você achar imprescindível para a decoração do quarto, use um modelo 100% natural e prenda com fita adesiva no chão para evitar tombos. 



.. é iluminado 

O bem-estar vem também pela iluminação, que deve ser abundante. Janelas abertas arejam o ambiente. Aparelhos que limpam o ar, como o sterilair, dão conta apenas de ambientes pequenos, como closets. 



... muda de cor 

Quarto de criança precisa ter cor suave? Isso não é regra. É importante perguntar a seu filho qual a cor preferida dele. A vantagem dos tons pastel é que, mudando os objetos, o quarto ganha cara nova. 



... fica quentinho no inverno e fresco no verão 

Evite, se possível, o ar-condicionado. Ele tira a umidade do ar, ressecando a mucosa nasal. Melhor o ventilador (indireto na criança) no verão. E um bom pijama e edredom no inverno. Os cobertores peludos acumulam pó. Se usar aquecedor, deixe-o ligado por no máximo duas horas e mantenha no quarto um balde com água e uma toalha dentro para umidificar o ar. Evite também colocar a cama da criança ao lado da janela, para evitar corrente de ar direto no pequeno.

Com informações da Revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário