quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dicas para fazer uma festa de Carnaval para as crianças em casa



Não vai viajar no Carnaval e quer fugir das tradicionais matinês? Calma, ainda é possível aproveitar (e muito!) a data com as crianças. Organizar um baile de Carnaval dentro de casa, no jardim, ou no salão do prédio, pode ser uma ótima ideia para reunir e se divertir com a família e amigos. Confira abaixo algumas dicas para você planejar o dia:

Onde fazer?

Com um pouco de criatividade, a festa pode acontecer em qualquer lugar da casa! Se você mora em casa e o dia estiver bonito, sem chuva ou sol forte, dá para arrumar tudo no quintal ou no jardim. Caso contrário, a sala de estar pode ser uma ótima opção. Afastando os móveis, a festa fica espaçosa e sem riscos de acidentes.

Se você mora em apartamento, que tal alugar o salão do prédio? Chame os amigos das crianças, os seus e os vizinhos. Como ainda tem um tempinho até o Carnaval, as crianças podem confeccionar os convites e entregá-los em cada apartamento ou pendurar no hall e no elevador. Não se esqueça de conversar com o síndico para saber as regras de utilização do salão do edifício.

A decoração

Se a festa for em um lugar fechado, você pode pendurar no teto algumas fitas metalizadas e serpentinas coloridas. Nas paredes, cole algumas máscaras, que podem ser feitas pelas próprias crianças, com cartolina, canetinha e palitos de sorvete para segurar. Não se esqueça de espalhar confetes pelo chão.

Já, se a diversão rolar no jardim ou no quintal, um tapete de EVA pode servir como pista de dança. Balões coloridos podem ser espalhados pelo chão, e cadeiras ou pufes são boas opções para os momentos de descanso.

Lança-confete e serpentina são superdivertidos e podem ser distribuídos durante a festa. No momento da brincadeira, fique atenta para que nenhuma criança mire o brinquedo nos olhos de outra e nem coloque nada na boca. Alguns apitos e chapéus de bobo da corte também podem compor a folia.

O cardápio

Para as crianças reporem as energias, mantenha uma mesa com bebidas e quitutes durante a festa. Caso a festa aconteça no seu prédio, divida a preparação da comida entre você e seus vizinhos. No cardápio, prefira pratos leves e fresquinhos. Confira abaixo algumas dicas e receitas:

Comidas

  • Muffin salgado

  • Espetinhos caprese e de frango

  • Bolo de baunilha

  • Gelatina de suco de frutas

Bebidas

  • Água à vontade

  • Suco de fruta natural

  • Milk-shake falso de chocolate

Dica

Para facilitar a organização, deixe sempre à disposição na mesa guardanapos, copo e pratos descartáveis. Não se esqueça de espalhar latas de lixo pelo local.

Música

Item fundamental na festa. Na internet, você encontra muitas marchinhas de Carnaval. Se você preferir levar um aparelho de som para a festa, confira abaixo nossa seleção de CDs:

Carnavalança: a produção da gravadora Biscoito Fino conta a história do Carnaval nas vozes de Mart´nália, Moyseis Marques, Martinho da Vila, Maíra Freitas, Paula Lima, Luiz Melodia, Maria Rita e Chico Buarque.

Carnaval Palavra Cantada: são 13 faixas carnavalescas interpretadas por Luiz Tatit, Arnaldo Antunes, Paulo Tatit, Zé Tatit e Monica Salmaso.

Furunfunfum no Carnaval: 17 marchinhas tradicionais de Carnaval compõem o CD.

Samba pras crianças: meninos e meninas da ONG Toca o Bonde – Usina da Gente cantam sambas tradicionais.

Sassaricando – e o Rio inventou a marchinha: lançado em 2007, o álbum é duplo e inclui marchinhas tradicionais como “O teu cabelo não nega” e “Mamãe eu quero”.

Forró pras crianças: o álbum inclui baiões, xotes e xaxados e tem participação de Chico Buarque, Maria Rita e João Bosco.

Figurinos

Para animar ainda mais a folia, ajude seu filho a customizar uma máscara do Carnaval de Veneza, na Itália, ou pinte o rosto dele. Só tenha cuidado para usar tintas atóxicas e exclusivas para a pintura de pele. Em breve, você confere aqui um vídeo com fantasias lindas para fazer para as crianças. Aguarde!

Com informações da Revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário