sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Torne a viagem em família mais divertida


Praia ou cidade? Planejar uma viagem para o fim de semana com as crianças é uma delícia, mas dá trabalho. Além de escolher o destino, preparar o roteiro, fazer uma lista completa para não esquecer nenhum item da sua mala e das crianças, você ainda tem que pensar em como distraí-las durante todo o percurso. Mas calma, nós vamos ajudar você. Preocupe-se em decidir a viagem e arrumar a mala. Os lanches, jogos e músicas, que vão deixar o trajeto mais divertido, você encontra abaixo:

Prepare o lanche

Seja de ônibus ou de carro, não dá para depender das lanchonetes na beira da estrada. Além de não saber quando encontrá-las, as condições de higiene podem deixar a desejar e, pior, trazer contratempos para a saúde da família toda. Por isso, é sempre melhor garantir. Biscoito de polvilho, cookies, bolacha simples (água e sal e maisena, por exemplo), barras de cereais, pão de queijo e fatias de bolo sem recheio são ótimas pedidas. Não estragam rapidamente, são fáceis de comer e não fazem muita sujeira. Os sucos podem ser os de caixinha, para evitar que as crianças derramem.

Se você tiver uma bolsa térmica, também pode preparar lanches e levar frutas. Coloque gelos reutilizáveis para deixar a temperatura do recipiente ainda mais fria. Bisnaguinhas ou pão de forma com geleias, queijo branco ou peito de peru são sempre boas opções. Mas lembre-se de que os derivados do leite – como iogurtes, queijos e requeijão – são mais sensíveis às mudanças de temperatura e perdem a qualidade facilmente. Com os cuidados adequados, esses alimentos mantêm as características por duas horas. Por isso, se você decidir levar sanduíches com esse tipo de recheio, programe-se para que sejam os primeiros lanches a ser consumidos na viagem.

Não se esqueça das frutas. A maçã é ideal, já que não amassa facilmente. Pera, banana, pêssego, uva e nectarina pedem um recipiente mais resistente para acomodá-las. Para limpar a bagunça, lenços umedecidos ajudam muito.

E a mamadeira?

Se o seu filho já não mama mais no peito, a melhor forma de preparar a mamadeira no trajeto é levar uma garrafa com água mineral e o pó da fórmula já dividido na dose certa -- dentro da própria mamadeira ou naqueles recipientes com compartimentos especiais para guardar a quantidade exata. Aí é só misturar, chacoalhar e pronto!

Invente brincadeiras

Não se esqueça dos brinquedos. Escolha aqueles mais silenciosos para não atrapalhar as outras pessoas nem estressar a família. Bonecos são bons exemplos. Um DVD portátil, o tablet e o smartphone são ótimas alternativas. Mas antes de decidir colocar um filme ou um jogo para seu filho se distrair, proponha brincadeiras para passar o tempo. Veja só algumas ideias:

- Além do tradicional “adivinhar o formato das nuvens”, você pode propor que as crianças contem os carros, por exemplo. Diga algo como “agora é hora de ver quantos carros verdes têm na estrada" ou "vamos contar quantos fuscas aparecem”. Com certeza, eles ficarão com o rostinho no vidro por horas a fio. Se estiverem no avião ou no ônibus, brinque com seu filho de trava-línguas, joguinhos que utilizam as mãos ou aqueles de adivinhação em que você vai aos poucos dando dicas sobre o objeto ou animal que pensou – vocês vão dar boas risadas!

- Cantar cantigas e parlendas, como “1, 2, 3 indiozinhos”, “Lá em cima do piano”, “Feijão com arroz”...

- Sortear uma letra do alfabeto e ir falando palavras que comecem com ela, de acordo com um tema específico (nomes, bichos, cidades, alimentos, frutas e profissões, entre outros). Troca a letra quando alguém falar uma palavra repetida.

- Propor trava-línguas. Por exemplo: O doce perguntou pro doce / Qual é o doce mais doce. / Que o doce de bata-doce. / O doce respondeu pro doce. / Que o doce mais doce que / O doce de batata-doce / É o doce de doce de batata-doce.

- Contar adivinhas que estimulem a associação de ideias. “Quem sou: quanto mais lavo, mais suja vou?” Resposta: a água.

- Adivinhar qual caminhão será mais visto ao longo do dia – cimento, lixo, mudança, caminhão-cegonha, etc.

- Descobrir o nome de um animal a partir de suas características. Exemplo: é mamífero, sabe voar, vive em cavernas e tem hábitos noturnos. Resposta: morcego.

- Inventar histórias a partir do formato das nuvens.

- Jogar forca, ligue os pontos e jogo da velha em lousas mágicas.

- Livros infantis não podem faltar. Se você preferir, conte histórias cheias de emoções para atrair a atenção do seu filho. E que tal pedir a ajuda deles para construir o enredo? É assim: comece e conte uma parte da história (estipule um tempo para isso, pode ser uns 30 segundos), aí a pessoa seguinte continua de onde você parou e assim por diante. Isso é bem engraçado e dá para fazer com crianças a partir dos 4 anos.

Quando a energia diminuir, é hora de colocar um filme ou liberar o tablet para um jogo. Leve fones de ouvido! Se puder, baixe apps novos para que seu filho se encante com a novidade e com os desafios. Separamos três sugestões:

Baby Touch Sound

Ainda que seu filho seja tão pequeno a ponto de não ter coordenação motora para tocar a tela do seu gadget, vai se divertir vendo as figuras de carros, animais, insetos e instrumentos musicais e ouvindo os barulhos que elas fazem.
Plataformas: Android, iPad e iPhone / Idade: 1 ano

Angry Birds

Os passarinhos raivosos que precisam ser arremessados sobre os porquinhos com a ajuda de um estilingue ganharam várias versões, como a baseada em Star Wars e no filme Rio. Um dos pontos positivos avaliados é que o app estimula o conhecimento das leis básicas da física, já que cada pássaro tem comportamento diferente de força e peso.
Plataformas: Android, iPad e iPhone / Idade: 3 anos

Fruit Ninja

Corte rápido as frutas antes que elas sumam da tela! O jogo estimula o reconhecimento rápido de formas. A versão paga vem com o Modo Zen, perfeito para crianças pequenas, pois elas não perdem, só acaba o tempo. Também não tem propaganda.
Plataformas: Android, iPad e iPhone / Idade: 3 anos

A trilha sonora da viagem

“Olha só que dia lindo para a gente viajar, vamos embora, sair cedo para acordar em outro lugar”. Essa é “Vambora”, da Palavra Cantada, uma das músicas que combina direitinho com uma viagem. Mas antes de separar as canções preferidas do seu filho, tente se lembrar das músicas que você ouvia durante as viagens da sua infância. Certamente, você traz algumas na memória. Junto com elas, vem também a lembrança de estar sentado no banco de trás, o destino e até o cheiro daquela viagem. Você pode aproveitar esse momento para apresentar aquelas que marcaram a sua infância ou de alguns dos seus ídolos. Se estiverem no carro, dá até para cantar alto. Seu filho, você vai ver, logo vai acompanhá-lo. Aproveite!

Com informações da Revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário