quinta-feira, 24 de abril de 2014

Quarto decorado com motivos da realeza se torna um verdadeiro palácio


Nobre como ele deve ser para receber o seu bebê, o quarto decorado com motivos da realeza se torna um verdadeiro palácio. E tem para todos os gostos. As mães que preferem os mais clássicos e tradicionais podem seguir o estilo provençal, com mobiliário rebuscado, entalhes e aplicações de flor-de-lis, lustres com cristal e tons neutros com detalhes de ouro-velho e de prata. Já as mais modernas fazem a linha da decoração contemporânea, com móveis de design arrojado, adesivos nas paredes e cores mais vibrantes.

A arquiteta da loja Ri-Pô-Pi, Cristina Santos Cosme, alerta para o cuidado de não misturar os estilos. "Os mais modernos são outra leitura do tema. Então, cada um deve respeitar as suas propostas e o seu estilo", orienta.

Mobiliário certo

A escolha dos móveis é fundamental para compor o tema. Nos projetos clássicos, eles inevitavelmente são mais rebuscados, em estilo provençal com detalhes, apliques e entalhes. "Complementando o espaço podem ser usadas cadeiras ou namoradeiras Luiz XV. Um móvel de apoio, como uma mesinha, pode ser feito com pés torneados e diferenciados. As cômodas e trocadores acompanham o berço, com arabescos e chanfrados, por exemplo. Há ainda a opção por prateleiras com moldura trabalhada ou de ferro", sugere Dumara Maia, da loja Decoragora. A marcenaria pode ter acabamento laqueado, provence ou laminado. Muitos projetos utilizam móveis mais tradicionais, mas que possuem apliques de resina ou madeira e entalhes.

Nos quartos mais modernos, eles se apresentam com criatividade em berços com formato de carruagem, coroa e outros elementos que remetem às histórias de reis e rainhas. O mobiliário de apoio pode ter traços mais arrojados e contemporâneos. Nesse caso, é possível planejar o espaço já pensando em aproveitar a marcenaria quando o bebê crescer, criando um berço que vire mini-cama e um trocador que dê espaço a uma mesinha de estudos, por exemplo. Assim, o projeto poderá ser usado também no quarto kids.

Muitas empresas oferecem diversas opções de marcenaria para compor o tema, mas é possível também solicitar sob medida. A Ri-Pô-Pi, por exemplo, disponibiliza uma equipe que visita a casa e faz uma sugestão de layout para quem deseja novas ideias ou executa o projeto pronto que a mãe levar à loja. "Entregamos em 45 dias e o valor é um pouco mais alto, pois o mobiliário temático é 100% personalizado", explica Cristina.

Cores da realeza

Para projetos mais clássicos, os tons pastel e as cores neutras predominam. "Procuro fazer a base em tons de cru e branco e usar detalhes em dourado, prateado e cáqui", indica a arquiteta da Ri-Pô-Pi. Quem preferir os tradicionais azul-bebê para meninos e rosinha para meninas também acertará. Já os quartos mais modernos aceitam todas as cores e tonalidades.

Dossel para todos

Esse elemento está presente em projetos de qualquer estilo. "Normalmente, trata-se de uma peça de ferro combinadas com véus de diferentes tecidos. Para valorizar o elemento, é possível fazer pequenas aplicações de arabescos, flor-de-lis, etc", explica a empresária da Decoragora. O suporte pode vir em forma de coroa, carruagem e demais elementos.

Com informações do Decorababy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário