segunda-feira, 30 de julho de 2012

Volta às aulas: aprenda a montar uma lancheira saudável para seu filho




Como prevenir a obesidade infantil? Prepare lancheiras saudáveis para seus filhos. O desafio de educar o paladar de uma criança não é fácil, mas também não é impossível. Veja aqui as dicas de Kelen Martins, nutricionista da Nutrir e Brincar, assessoria e consultoria em nutrição infantil, em entrevista ao BEBE.COM:

• Doces, salgadinhos de pacote, frituras, refrigerantes devem ser – na medida do possível – excluídos do cardápio semanal de uma criança. Esses alimentos oferecem muito sal, conservantes, açúcar e quase sempre nenhum benefício nutricional.

• Já os enlatados, sucos de caixinha e frios devem ser escolhidos com critério. “Os pais devem estar atentos às informações presentes nos rótulos: a lista de ingredientes e as informações nutricionais”, alerta a nutricionista. Fique de olho nas quantidades de açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans. Na verdade, não existe alimento proibido, mas os que devem ser consumidos de vez em quando.

• O ideal é variar o cardápio com alimentos saudáveis. Uma das sugestões de Kelen é mudar  o tipo de pão, os acompanhamentos (queijos, requeijão, geleias e frios) ou as bebidas (suco, água de coco ou leite). O modo de apresentação ajuda, e muito, para evitar a rotina. Um dia você pode incluir um sanduíche de pão integral com pasta de ricota temperada com orégano, azeite e uma pitada de sal, e peito de peru. Em outro, pode oferecer o pão francês com mussarela de búfala e alface e, para dar um toque especial, coloque alguns tomatinhos.

• As bisnaguinhas – adoradas pelas crianças – podem vir recheadas com requeijão e presunto defumado magro ou com uma pasta de atum e queijo mussarela. Os bolos caseiros são bons aliados também, mas procure dar preferência aos mais sequinhos, como o de fubá e o de cenoura. Você também pode alternar iogurtes de frutas com leites fermentados e sucos.

• Em relação às frutas, as melhores opções são as que podem ser consumidas com casca ou quando podem ser retiradas com facilidade. Boas dicas são alternar banana, maçã, pera, goiaba, uva e mexerica. O morango, além de fácil de comer, vira uma sobremesa se misturado com iogurte natural e é perfeito para os dias quentes, mas prefira a versão orgânica. Para as crianças menores, o ideal é picar as frutas e deixá-las em um recipiente bem fechadinho para que elas possam durar até a hora do lanche no recreio.

Com informações do site M. de Mulher.
Foto: Getty Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário