sexta-feira, 13 de julho de 2012

As primeiras palavrinhas


Quando está perto de completar um aninho, o bebê começa a balbuciar os primeiros sons com sentido, como "mamá", "papá" e "pepeta". A família toda vibra com as palavrinhas, mas será somente por volta dos 2 anos que o pequeno vai conseguir se comunicar verbalmente para valer.

Mas claro que não é necessário esperar até lá para começar a estimular o pequerrucho a ser um bom orador. Na verdade, esse estímulo acontece naturalmente, quando falamos com o filhote desde os seus primeiros dias de vida. Esse falar olho no olho é imprescindível. Não precisa fazer voz de criança ou imitar um bebê falando errado. Basta pronunciar as palavras com clareza e doçura. E não vale ficar repetindo o vocabulário particular de seu pimpolho, por mais fofo que seja ele dizer "aua" para pedir água. "Esse é um dos erros mais comuns cometidos pelos pais. A fala correta é importantíssima desde cedo", avisa Denise Moreira, fonoaudióloga de São Paulo.

Associar movimentos às cantigas e fazer brincadeiras do tipo "serra-serra-serrador" também ajuda bastante. Isso porque a criança pequena é essencialmente motora. Tudo o que está relacionado ao movimento ela consegue apreender com mais facilidade (e qualidade).

O aleitamento materno também é fundamental, pois o movimento de sucção que o bebê precisa fazer para mamar no peito é um ótimo exercício para a mandíbula, que precisará estar firme e forte quando o pequeno começar a ensaiar os primeiros fonemas da nossa língua. Caso não seja possível amamentar por algum motivo, opte sempre por bicos ortodônticos e não aumente o furo de saída do líquido.

Com informações do portal Bebê.
Foto: Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário