Veja algumas atividades que você pode fazer com o seu filho no final de semana.
Atividades com bebês menores de 1 ano
Os bebês desta idade ainda não andam, mas eles já estão começando a interagir. É a fase em que a criança mais se desenvolve. Todos os dias, reserve um momento apenas para você e o pequeno.
"Esqueça o celular e desligue a TV. Esse tempo deve ser dedicado totalmente ao seu filho. Converse bastante com ele, explique que você trabalha o dia inteiro, mas que sempre terá um tempinho para ele", explica Chris.
A primeira dica que a apresentadora dá é: faça uma massagem shantala. Ela vai relaxar o bebê para que ele possa dormir bem. O ideal é fazer pelo menos 15 minutos. Você também pode cantar uma música.
Brincadeiras: se o bebê já engatinha, faça brincadeiras que o exercite. Lembre-se: não basta oferecer brinquedos ao bebê. É preciso instigá-lo a explorar o objeto, deixando-o livre para fazer as próprias descobertas.
Crianças de 1 a 3 anos
Nessa faixa etária, a criança já fala e quer mostrar suas habilidades. Então, exerça isso com ela. Lembrando que sempre devemos respeitar o humor do bebê. Antes de iniciar alguma brincadeira, pergunte o que ele quer fazer e deixe que ele escolha.
Brincadeiras: "Você pode colocar uma música, dançar com seu filho, contar histórias, pintar álbuns de colorir", sugere a apresentadora.
Crianças de 3 a 6 anos
Nesta idade, a criança tem uma imaginação muito fértil. Algo bacana de se fazer é brincar de "continue a história".
É bem simples: "Essa brincadeira consiste em contar parte de uma história infantil e deixar que a criança use a imaginação para continuar de onde você parou. Quando a criança terminar, é a sua vez de dar outro rumo ao conto. Eu sempre brinco assim com o meu filho", conta Chris.
Brincadeiras: reúna a família para brincar com jogos educativos. Jogo da memória, por exemplo, é uma ótima dica. Se você não tem um desses em casa, basta pegar um pedaço de cartolina e, junto com seu filho, desenhar os objetos. Você também pode fazer um jogo da memória com as letras do alfabeto, já que nessa fase a criança começa a ser alfabetizada.
Crianças de 6 a 8 anos
É nessa fase que seu filho começa a escrever e construir frases. Que tal estimulá-lo ainda mais?
Brincadeiras: as crianças gostam de ser desafiadas. Faça brincadeiras que estimulem isso, como pique-esconde, jogo de pistas e amarelinha. Você também pode fazer sua própria amarelinha em casa: é só ter uma lona ou papelão, desenhar as "casas" e usar uma tampa de refrigerante no lugar da pedrinha.
"Nessa idade já dá pra chamar os amiguinhos para irem em casa passar a tarde com o seu filho. Interação entre crianças também ajuda no desenvolvimento. Ah, se você tem um quintal, brinque de pular corda. É um ótimo exercício físico!", completa Chris.
Crianças de 8 a 10 anos
A partir dos 8 anos, a criança fica muito mais ativa. Elas passam também a gostar de ficar mais tempo com os amigos do que com os pais. Deixe seu filho livre para fazer escolhas.
Brincadeiras: convide seu filho para preparar o almoço com você. É uma ótima maneira de fazê-lo experimentar uma maior diversidade de comida. Faça bolos também, deixe se sujar, não tem problema!
Dica: "Essa também é uma ótima fase para fazer um diário familiar. Compre um diário e faça com que todos da casa escrevem ali como foi seu dia. A criança vai se sentir mais segura e confiante", Chris dá a dica. Assim, você entenderá melhor como está sendo o dia a dia do seu filho na escola.
Aos sábados
Fim de semana foi feito para quebrar a rotina. Aproveite para fazer tudo aquilo que ficou pendente durante a semana. Saia de casa, leve seu filho para almoçar na casa dos avós, faça atividades diferentes, dê uma olhada nas tarefas escolares e passeie com a família. As crianças vão adorar!
Aos domingos
Vá para um parque, faça um piquenique, ande de bicicleta. Leve brinquedos, proponha brincadeiras, e convide um ou dois amigos para fazerem companhia. Será divertido!
Dica: "Se seu filho ainda for pequeno e engatinhar, leve uma toalha, mas deixe que ele tenha contato com a grama e terra. Isto faz bem", completa Chris.
Com informações do M de Mulher e da Chris Flores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário