quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cores perfeitas (e nada convencionais) para o quarto do bebê

Antes de sair comprando os móveis e acessórios do quarto do bebê, pense qual é a cor que vai ditar a regra do ambiente. Mas, não esqueça de que o uso das tonalidades para quartos de bebê vai além dos princípios estéticos. É preciso pensar nesse ambiente como um espaço de permanência e formação do pequeno, assim, leve em consideração as sensações que pretende despertar no pequeno.



Azul
Segundo a arquiteta Maíra Paiva, se a parede for colorida, seja por pintura ou revestimento, os objetos decorativos deverão permanecer neutros. Este quarto cumpre exatamente a regra. Com a parede em tom azul, os enfeites são mais discretos e fazem uso da cor branca nos mobiliários, assim, o ambiente do bebê não fica pesado. Além da parede, a cor azul também está presente em alguns objetos como o abajur e o cesto, porém, próximo ao mobiliário branco, a cor não interfere de forma muito invasiva.



Chocolate
Neste quarto de menina, a cor predominante é o chocolate, que foi sabiamente intercalado com cores neutras, possibilitando que o ambiente ficasse bem harmonioso. “Na decoração do quarto do bebê, se você optar por adicionar cor às paredes, escolha a que será o ponto focal e adote cores neutras nos demais elementos”, ressalta a arquiteta Maíra Paiva.  


Branco
O branco total impera na decoração deste quarto: dos móveis à parede, a cor mais que neutra é quem manda no local. “O branco sempre foi a primeira escolha para um quarto de bebê, pois remete a pureza, inocência e limpeza”, afirma Simone Turini Leullier. Repare que o pouco de cor adicionado a este quarto chega sempre por meio de objetos decorativos pontuais e, mesmo assim, o tom é tão suave que quase se confunde com o próprio branco.



Grafite
Quem disse que quarto de menina não combina com cores fortes? O ponto central desta decoração é a parede grafite, que foi muito bem harmonizada com os móveis claros e o toque especial do amarelo. “Hoje, não existe mais regra, sempre que faço um quarto procuro colocar cores”, afirma Simone.


O cantinho de amamentação ficou um charme com a poltrona em tom amarelo bem clarinho e o mobiliário branco. Com essa combinação bem sacada, o tom forte da parede trouxe elegância à composição. 



Café-com-leite
Este quarto de base completamente neutra, na cor bege ou café-com-leite, possibilitou uma pitada de humor ao acrescentar à decoração objetos em azul acqua. “Caso queira adotar uma segunda tonalidade no mesmo ambiente, a dica é não utilizar cores complementares na mesma decoração”, ensina a arquiteta Maíra Paiva.


Rosa
“Uma vez escolhida a cor, o trabalho começa. Não precisamos ter a mesma cor repetida, podemos fazer combinações de tonalidades, mais claras e mais escuras, mais vibrantes e mais suaves”, afirma Simone Turini Leullier. É exatamente essa sacada que este quarto todo rosa tem: repare que diversas tonalidades da cor foram utilizadas, inclusive no papel de parede.Também é possível perceber como mais de um tom de rosa foi utilizado para compor a decoração do quarto: tanto nas paredes quanto no tecido da cortina. As lanternas japonesas dão um charme a mais ao quarto. 



Azul para meninas
Quem disse que azul é só para meninos, está muito enganado. Neste quarto, a combinação ficou perfeita para uma mocinha, para isso foi apenas necessários adicionar à cor predominante outras tonalidades coadjuvantes, além de móveis com traços curvos e delicados. “Azul, hoje, é a cor da moda e combina super bem com cores como verde e rosa. Todas as combinações dependem de tonalidades e misturas entre elas para dar o to,m desejado”, atesta Simone.



Vermelho
A decoradora alerta: “Não esqueça que tudo tem cor: madeira tem, janelas, portas, armário embutido, tapetes, pisos. É importante trabalhar a harmonização”. Neste projeto da Grão Arquitetura, a cor escolhida foi o vermelho e todos os elementos casam entre si: o berço de madeira, no mesmo tom do painel, e os acessórios.



Ébano
“A cor predominante não precisa necessariamente estar nas paredes. Móveis, roupinhas de cama e até brinquedos podem definir o tom do ambiente", afirma o arquiteto Fernando Albuquerque.  "É comum-- e proporciona um resultado incrível-- a utilização de paredes apenas como coadjuvantes na decoração, normalmente neutras, deixando o papel principal para os móveis. Neste caso, o contraste com cores fortes faz toda a diferença”, complementa Albuquerque.





Amarelinho
Segundo o arquiteto Fernando Albuquerque, na hora de definir a cor predominante do quarto do bebê, temos que ter ciência de que elas transmitem sensações. Aqui, o amarelo clarinho traz aconchego e tranquilidade na medida certa. Além da parede, a tonalidade escolhida aparece na escolha de móveis e objetos, como a cadeira em amarelo translúcido e o detalhe da cortina.

Com informações do Portal Bebê.









Nenhum comentário:

Postar um comentário