Se começarmos desde pequenos, ensinando esse costume aos nossos filhos e os ajudarmos a cumprir os propósitos durante o ano, incentivando-os a se esforçarem, estaremos alimentando sua autoestima quando se virem superando suas dificuldades.
Para começar, podemos criar o objetivo de fazer uma agenda infantil, que podemos fazer com uma cartolina, tela, papel, em forma de caderno ou de calendário, para colocá-la na parede. Podemos destacar na agenda as datas de aniversário da família e dos amigos da escola. Isso ajudará nossos filhos a felicitar seus amigos no seu dia especial e a serem mais detalhistas. Também podemos marcar as datas férias e das viagens previstas para o precioso tempo de lazer, que ajudará nossos filhos a planejarem e a fantasiarem o futuro. Anotar as datas das partidas do seu esporte favorito, das provas ou das excursões do colégio, os ajudará a antecipar acontecimentos, organizar suas obrigações habituais e evitar deixar tudo para a última hora.
Se os propósitos estiverem dirigidos à realização de mudanças, é importante que o seu filho decida o que ele quer melhorar ou o que deseja conseguir, sem que os pais influenciem na sua decisão ou no seu raciocínio. Suas metas devem nascer da sua reflexão, mas devem ser realistas. É melhor que proponham um objetivo e cumpri-lo do que três e deixá-los no meio do caminho. Por exemplo, se o que deseja para o Ano Novo é uma melhora em aspectos pessoais, como por exemplo, comportar-se melhor, ser melhor estudante, mais generoso ou mais amável, superar a timidez ou começar a praticar um esporte, convém que fixe em um dos objetivos e nada mais.
Fazer uma lista interminável de metas é pouco prático porque seus objetivos devem ser acessíveis, reais e alcançáveis. É mais benéfico escolher somente aqueles que sejam verdadeiramente necessários, desejados e benéficos. Quando seu filho decidir, você poderá ajudá-lo a traçar uma estratégia. Para isso incentive-o a escrever o que deseja conseguir num lugar visível, como na porta do seu guarda-roupa, na porta da geladeira ou na cabeceira da sua cama. Dessa maneira poderá a ver os objetivos diariamente e terá na mente as metas durante todo o ano.
Em dezembro, as próprias crianças poderão avaliar se conseguiram o que propuseram e se realmente trabalharam duro para alcançá-lo. Valorizar seu próprio esforço ajuda as crianças a serem melhores pessoas, a se conhecerem melhor e a saberem do que são capazes. Incentive-os a escolher um objetivo para o Ano Novo. É a melhor maneira de motivar nossos filhos a cumprirem seus desejos.
Com informações do Guia Infantil.