quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aprenda a escolher o berço ideal para o seu filho


A hora de comprar um berço requer muito cuidado, afinal, é ali que o bebê vai passar aproximadamente 15 horas por dia nos primeiros meses de vida.

Buscamos informações dentro das novas normas do INMETRO para ajudar as mamães que estão procurando um bercinho seguro e confortável.

Os berços de madeira ou mdf variam em dois tamanhos: o berço nacional leva o padrão de 1,30m de comprimento por 60 cm de largura e o berço de padrão americano tem o tamanho de 1,30 m por 70 cm.

Algumas medidas, em qualquer um dos padrões de berço, são extremamente importantes. A grade lateral do berço, por exemplo, deve ter no máximo um espaço de 6,5 cm entre uma barra e outra  para evitar que o bebê coloque a cabeça no vão. Segundo as regras do Inmetro, a distância entre o estrado e as laterais do berço não deve ultrapassar 2,5 cm, dessa forma não tem como a criança prender a mão ou o pezinho.

É  importante que os pais sintam firmeza no berço escolhido. Além do espaçamento correto, as barras laterais tem que ser rígidas e firmes. O berço deve ter estabilidade, afinal, é o primeiro lugar onde o bebê vai começar a interagir segurando nas bordas e grades. Além disso, é sempre bom que os berços tenham quinas arredondadas para evitar que o bebê se machuque.

Outro ponto fundamental nas medidas do berço é a  altura do estrado, que deve ter no mínimo 60 centímetros de profundidade quando colocada na última posição. Isso evita que o bebê consiga pular para fora do móvel quando estiver maior. Além disso, a Academia Americana de Pediatria aconselha que os pais não coloquem kits de berço, travesseiros, almofadas ou bichinhos de pelúcia que  podem sufocar o recém-nascido ou auxiliar o bebê maior em uma perigosa escalada para fora do berço. Segundo especialistas, o risco do bebê bater a cabeça dentro do berço é muito menor que o de sufocar com itens decorativos.

Outra grande preocupação é na hora de comprar o colchão. Segundo o Instituto Nacional de Estudos do Repouso, colchões para pequenos de até três anos, devem ser de espuma com densidade 18.  O bom senso dos papais na hora da aquisição também vale, não é bom comprar um colchão muito duro, nem muito mole.

Com informações do Guia do Bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário