sexta-feira, 20 de julho de 2012

Importância do melhor amigo para a criança



Manter amizades não é só benéfico para os adultos. Desde a fase inicial de vida, o estabelecimento de vínculos afetivos assume importância. Segundo os especialistas, é a partir dos 6 anos de idade que a criança consegue "eleger" um amigo, seja por meio de uma brincadeira ou de um jogo que possibilite uma identificação entre as mesmas faixas etárias.

"Com o passar do tempo, conviver com amigos traz, de forma expressa, a possibilidade de desenvolvimento da diferença entre certo e errado, a possibilidade de aprender a ganhar e a perder, a aceitar diferenças e a seguir regras, pois toda boa convivência está sujeita a elas", afirma a especialista em psicologia clínica na abordagem Gestáltica, Claudia Marinho.

Como aponta, a percepção do melhor amigo pode surgir aos 3 ou 4 anos, mas a "memória afetiva" só será registrada a partir dos 5. "Em torno dos 4 anos de idade a criança compartilha seu mundo interno com um colega, mas somente após os cinco anos é que essas crianças têm a capacidade para reter essas memórias e lembrar com carinho dos amigos que fizeram nessa época", ressalta Claudia.

Com o passar dos anos, o vínculo de amizade tende a aumentar. "A partir dos 10 anos, esse vínculo surge quando a criança está em busca de modelos para o desenvolvimento de sua identidade. Antes disso, ela elege seu melhor amigo para brincar", explica a educadora e mediadora de conflitos, Suely Buriasco.

Com informações do site Bbel (UOL).
Foto: Shutterstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário