quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dicas para decoração de batizado

Selecionamos lindas decorações para você se inspirar na hora de receber os amigos e familiares depois do batizado.

Após a cerimônia de batismo, muitos pais organizam uma festinha de confraternização para receber os convidados mais íntimos. Reunimos fotos de duas comemorações para você se inspirar.

Confira:

Decoração clássica



O ambiente ficou feminino e delicado.

Mesa de doces



Inspire-se: decore a mesa com flores coloridas e detalhes em branco.

Arranjos



Faça arranjos: misture flores de diferentes tamanhos e cores.

Enfeite



Que tal colocar um pequeno vaso de flores nas mesas dos convidados?

Rosas



Brancas, rosinhas e lilás: as flores suavizam o ambiente.

Cerimônia



Se tiver um espaço na sua casa realize a cerimônia no jardim. Chame os familiares e amigos mais íntimos para participar desse momento único.

Louças



Peças de prata.

O bolo



Invista em um bolo sofisticado para comemorar o batismo.

Quadrinho



Quadro do Espírito Santo.

Lembrancinhas


Os quadrinhos foram serviram de lembranças para os convidados.

Batizado azul e branco


O tom azul deixou o ambiente suave e gracioso. 

Mesa de doces


Repare nesse lindo bolo.

Enfeite


O arranjo de hortências azuis foi colocado dentro da gaiola.

Doces finos


Aposte nos bombons diferentes e sofisticados. 

Chocolates


Até os chocolates foram decorados com pássaros e anjos. Ficou lindo!

Com informações do Bebê Abril.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Conheça a importância das naninhas


Paninhos, bichinhos de pelúcia, brinquedos, cobertores e até travesseiros são objetos transicionais que deixam as crianças mais seguras na hora de dormir

É hora de dormir. Bebê deitado, fralda colocada, ambiente tranquilo. Depois da historinha, a criança sonolenta parece calma e pronta para pegar no sono. Tudo perfeito, cama quentinha, luzes apagadas e... o bebê começa a chorar – sinal claro de que a noite está apenas começando!

Se essa cena lhe parece familiar, antes de se desesperar, saiba que seu filho pode estar inseguro, com medo de se separar da mãe. E uma das maneiras mais eficazes de lidar com essa fase de transição é dar a ele um amiguinho de pelúcia, um brinquedinho de tecido, um cobertorzinho macio, uma fraldinha de pano ou até um travesseirinho fofinho. São os chamados objetos transicionais.

Qual escolher?

De acordo com a pediatra Ana Escobar, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, antes de dormir, as crianças gostam de ter, por perto, objetos familiares para segurar. “Eles trazem segurança para o nenê”, ressalta a médica.

Os objetos transicionais simbolizam a figura materna para a criança. Há uma inevitável associação com o colo e o aconchego. Paninhos, cobertores e brinquedos de pano costumam fazer sucesso entre os bebês. Alguns meninos podem escolher objetos mais duros, como um travesseiro ou um bichinho de pelúcia.

Para Maria Eugênia Pesaro, psicóloga da USP e membro do Centro de Atendimento e Pesquisas Lugar de Vida – que trata crianças desde a primeira infância até a adolescência –, os objetos transicionais substituem a presença da mãe na mente da criança.

Ela lembra que essa teoria foi criada pelo psicanalista inglês Donald Winnicott e que, segundo o especialista, mais importante do que o objeto é a experiência da criança com ele. “Ele ajuda o bebê na difícil tarefa de construir sua identidade. São os primeiros estágios de uso da ilusão, uma transição que abre caminho para o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de brincar”, aponta Maria Eugênia.

Chupeta é objeto transicional

O fenômeno transicional passa a ser perceptível a partir dos 4 meses de idade. Mas, segundo Ana Escobar, do Instituto da Criança, a chupeta cumpre essa função de transição até o bebê completar 1 ano de idade. “A partir do primeiro ano de vida, os objetos transicionais começam a ser mais importantes. Nessa fase, a criança fica insegura porque tem consciência das coisas, mas sem a clareza racional”, analisa a pediatra.

Apesar da importância dos objetos transicionais, os pais devem observar a forma como seus bebês estão usando seu paninho ou brinquedinho. “O ideal é utilizá-los apenas na hora de dormir. É nesse momento que a criança sabe que ficará sozinha e, por isso, sente-se mais insegura”, destaca Ana Escobar.

Muitos pais relatam que a criança perde um pouco do interesse quando os brinquedos são lavados. Isso ocorre porque os bebês também o reconhecem pelo cheiro. No entanto, a opinião dos especialistas é a de que eles devem, sim, ser lavados sempre que necessário por questões de higiene.

Tem idade para retirar

Não convém deixar a criança usar o objeto durante toda a infância. Com 2 anos de idade, a compreensão das situações fica mais clara para o bebê e é um bom momento para começar a retirar os objetos. “Eles perdem o sentido à medida que a criança desenvolve interesses culturais, como jogar, desenhar e fazer algum esporte”, informa Maria Eugênia.

Para a psicóloga, os objetos devem ser encarados como algo saudável, mas seu uso prolongado – após os 2 anos de idade – pode representar uma dificuldade da criança em passar pelo processo de individualização. “Pode haver a fixação da criança pelo brinquedo”, relata a Maria Eugênia. De acordo com ela, porém, isso não deve ser entendido como um vício semelhante ao que os adultos desenvolvem por outras “muletas”. “Não podemos comparar as crianças aos adultos. Podemos, ao contrário, entender o adulto com base em sua infância”, ela esclarece.

Nem todas as crianças adotam um objeto transicional. Segundo a psicóloga da USP, alguns bebês desenvolvem a capacidade de criar e se individualizar sem, necessariamente, fazer uso de um brinquedo: “O fenômeno transicional geralmente está associado a algo sensorial ou perceptível. Mas a escolha é particular de cada criança. Para algumas, basta a figura da mãe”.

Com informações do Bebê Abril.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Aprenda a tirar o hábito da chupeta e da mamadeira do seu filho


De modo geral, é costume tirar a chupeta e a mamadeira a partir de 1 ano e meio e até os 3. Fazer isso pode representar uma perda para a criança – mas ela tende a sofrer menos do que os pais, que ficam morrendo de pena do filho. Não precisa ser assim. É possível vencer essa batalha em quatro passos – e poucas lágrimas de ambos os lados!

1. Assuma, seu bebê cresceu

Essas pequenas transições soam aos pais como uma perda. Sinais de que seu filho vai se entregando ao mundo, ou seja, que vai tornando “menos seu”. Racionalmente pode não fazer sentido, mas, emocionalmente, aceitar o crescimento da criança é a primeira batalha a se vencer. De fato, a chupeta está bastante associada à fragilidade do bebê, representa a necessidade dos cuidados dos pais. Enquanto a mamadeira tem o mesmo simbolismo do peito, no sentido de dar conforto e segurança. “Tirar esses hábitos não devem ser encarados como perda, pois não tem nada de prejuízo. É, sim, um benefício à criança. E, na verdade, a vida toda vai ser assim, com os pais mostrando ao filho o que ele ganha ao crescer”, diz Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio-Libanês (SP). E nada de ficar com pena! “Por que na hora de trocar a fralda pela cueca é bacana e trocar a mamadeira pelo copinho não? É o mesmo tipo de desenvolvimento”, diz Sandra de Oliveira Campos, médica do Departamento de Pediatria da Unifesp.

2. Vá aos poucos, mudanças acontecem gradativamente

Tanto a chupeta quanto a mamadeira devem ser tiradas aos poucos. Há especialistas que defendem que isso aconteça ao mesmo tempo, mas depende do que a família estiver vivendo. “Não seria muito bom, por exemplo, ser junto com o fim das fraldas, entrada na escola ou a chegada de um irmão”, afirma Luiz Guilherme Florence, pediatra e coordenador do grupo de estudos sobre desenvolvimento do Hospital Albert Einstein (SP). No caso da chupeta, o ideal é que, de início, seu uso se limite aos horários de dormir (inclusive as sonecas, sempre tentando retirar da boca da criança assim que o sono estiver mais pesado) ou quando a criança estiver diante de um grande estresse. Ou seja, sem essa de chupeta pendurada na roupa, na hora de brincar ou na cadeirinha do carro. Depois, é limitar para o sono da noite, até que venha o combinado de jogá-la fora.

Com a mamadeira, a primeira atitude é acabar com a mamada da madrugada – que, na verdade, nunca deveria ter existido. “Aquela ideia de quando o bebê chora no meio da noite é fome não é verdadeira. A partir dos 3 meses, a criança já não tem essa necessidade”, diz Luiz Guilherme. A segunda é introduzir o copo de transição para água e suco. Depois, usá-lo para dar o leite do lanche da tarde, se ele existir. Então, a mamadeira que sai é a da manhã, introduzindo a criança ao hábito completo do café da manhã (se for com os pais, melhor ainda!). Por último, a da noite. Isso tudo, claro, sempre alinhando com o pediatra a quantidade necessária de leite que deve ser ingerida pela criança.

3. Programe-se. É você quem vai controlar o tempo

Quanto tempo vai demorar até seu filho esquecer os bicos? Difícil prever, mas não passar de um mês seria um ótimo limite. Também é importante não “sequestrá-los”, ou seja, tirá-los quando a criança não estiver olhando, pois ela deve participar do processo. “Os pais têm de dizer que estão indo guardar a chupeta ou deixar a criança guardá-la – e sempre em um local que ela tenha acesso”, diz Christine Bruder, psicanalista e idealizadora do berçário Primetime Child Development, em São Paulo. Também é importante que a mudança tenha uma meta na reta final, algo que motive seu filho a se esforçar. Pode até ser um combinado relacionado a alguma data importante ou acontecimento, como adiantar um presente que a criança esteja esperando.

4. Resista, ele vai pedir

Seu filho pode realmente aceitar o fim da era das chupetas e mamadeiras com extrema boa vontade, demonstrar que compreendeu a passagem e parecer feliz. Mas, na hora do aperto... sim, ele pode regredir e pedir. É aí que os pais mais têm que se mostrar firme. Não ceda. Se tirou a mamadeira da água, por exemplo, não volte atrás. Continue com a rigidez a cada etapa da mudança. Seu filho já não está usando bicos? Para essa fase final, o pediatra Alessandro Danesi tem uma dica: “Tire todas as mamadeiras e chupetas da casa, para não correr o risco de amolecer e ceder”.

Tática de guerra

Você seguiu os quatro passos direitinho, mas seu filho dá sinais de sentir muita falta dos bicos. Saiba como se blindar contra as situações que poderão aparecer e onde achar aliados para essa batalha:

Inimigo nº 1: o dedo

Seu filho desistiu da chupeta, mas descobriu que pode chupar o dedo. Nada de pânico. O primeiro conselho é ignorar quanto pode, sempre chamando a atenção da criança para outra coisa. Sabe aquilo do “se contrariar vai parecer ainda mais gostoso”? Pois vale aqui também. Ocupar a mão da criança com brinquedos é também uma ótima saída.

Tiro pela culatra

Tudo bem usar a imaginação para convencer seu filho a largar o bico, mas cuidado para não criar traumas ou estigmas. Aquela tática de falar “usar chupeta é feio” só vai piorar as coisas. Até porque a criança não vai se sentir estimulada a deixar o hábito por causa disso – e a consequência pode ser um estresse ainda maior. E nada de “mamadeira é coisa de bebê” assim, em tom pejorativo: se precisar se referir a isso, opte sempre para o lado positivo, mostrando quanto é bacana crescer e alcançar novas conquistas e aprendizados.

Arsenal escolar

Estar na escola pode funcionar como uma “torcida organizada”. Por ter os amigos na mesma “luta”, há os que podem servir como exemplo, além de ser um ambiente em que a criança tem outras distrações e estímulos (inclusive o de aprender novas formas de lidar com as frustrações sem recorrer aos dois acessórios). Agora, se seu filho for maior de 1 ano e meio e a escola não estiver estimulando o fim dos bicos, vale ter uma conversa com os educadores.

Golpe final

Seu filho desistiu do bico, mas ainda reclama de vez em quando. Experimente “esquecer” a chupeta ou mamadeira, no melhor estilo “sem querer querendo”. É aquela coincidência de ir viajar ou fazer um superpasseio e deixar a chupeta em casa. Não, a criança não precisa saber que a farmácia está lotada delas (e, muitas vezes, ela não está mesmo interessada em uma nova). Assim será uma ótima chance de você e seu filho lidarem com a situação.

Com informações da Revista Crescer.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aprenda a escolher o berço ideal para o seu filho


A hora de comprar um berço requer muito cuidado, afinal, é ali que o bebê vai passar aproximadamente 15 horas por dia nos primeiros meses de vida.

Buscamos informações dentro das novas normas do INMETRO para ajudar as mamães que estão procurando um bercinho seguro e confortável.

Os berços de madeira ou mdf variam em dois tamanhos: o berço nacional leva o padrão de 1,30m de comprimento por 60 cm de largura e o berço de padrão americano tem o tamanho de 1,30 m por 70 cm.

Algumas medidas, em qualquer um dos padrões de berço, são extremamente importantes. A grade lateral do berço, por exemplo, deve ter no máximo um espaço de 6,5 cm entre uma barra e outra  para evitar que o bebê coloque a cabeça no vão. Segundo as regras do Inmetro, a distância entre o estrado e as laterais do berço não deve ultrapassar 2,5 cm, dessa forma não tem como a criança prender a mão ou o pezinho.

É  importante que os pais sintam firmeza no berço escolhido. Além do espaçamento correto, as barras laterais tem que ser rígidas e firmes. O berço deve ter estabilidade, afinal, é o primeiro lugar onde o bebê vai começar a interagir segurando nas bordas e grades. Além disso, é sempre bom que os berços tenham quinas arredondadas para evitar que o bebê se machuque.

Outro ponto fundamental nas medidas do berço é a  altura do estrado, que deve ter no mínimo 60 centímetros de profundidade quando colocada na última posição. Isso evita que o bebê consiga pular para fora do móvel quando estiver maior. Além disso, a Academia Americana de Pediatria aconselha que os pais não coloquem kits de berço, travesseiros, almofadas ou bichinhos de pelúcia que  podem sufocar o recém-nascido ou auxiliar o bebê maior em uma perigosa escalada para fora do berço. Segundo especialistas, o risco do bebê bater a cabeça dentro do berço é muito menor que o de sufocar com itens decorativos.

Outra grande preocupação é na hora de comprar o colchão. Segundo o Instituto Nacional de Estudos do Repouso, colchões para pequenos de até três anos, devem ser de espuma com densidade 18.  O bom senso dos papais na hora da aquisição também vale, não é bom comprar um colchão muito duro, nem muito mole.

Com informações do Guia do Bebê.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Enfeites para porta de maternidade

Os enfeites para porta de maternidade são um verdadeiro mimo para recepcionar o novo bebê que chega na família.


O enfeite é uma maneira delicada de informar aos visitantes que um novo bebê está atrás daquela porta. E que esse bebê merece muito carinho e respeito quanto ao comportamento desses visitantes dentro do quarto.


 Antigamente o mais comum era o enfeite trazer apenas o nome da criança junto a alguma alegoria. Mas hoje em dia eles sofisticaram muito e podem trazer grandes mensagens, sejam escritas ou através do cenário elaborado.

Existem hoje verdadeiros cenários super elaborados que quase contam uma história. Na verdade o que sua imaginação permitir os artesãos estão aptos a torná-la realidade.

Uma aplicação para o enfeito após a saída da maternidade é utilizá-lo na decoração em sua casa. As sugestões vão desde colocá-lo na porta do quarto do bebê, como na parede do quarto do bebê. Também há quem o utilize na porta de casa naquelas primeiras semanas em que o bebê volta pra casa e muitas visitas são recebidas.

Pelo momento do nascimento ser algo que muda nossas vidas e em alguns casos ser um momento único, dado que as famílias cada vez mais optam por terem apenas um filho, não deixe de curtir esses momentos e permitam-se esses mimos e presentes. E não se esqueçam: registrem tudo com muitas fotos.

Com informações do Guia do Bebê.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Veja algumas dicas de games para presentear seu filho no Dia das Crianças

Os videogames e jogos eletrônicos estão entre os itens mais pedidos para o Dia das Crianças. Para não errar na hora de dar o presente, fizemos uma lista com os principais lançamentos dos últimos meses no mercado de games brasileiro, incluindo jogos para crianças mais novas e mais velhas.

Para quem conseguir esperar um pouco mais de um mês, há os videogames de nova geração, PlayStation 4 e Xbox One, que chegam no final de novembro ao país.

Para crianças mais novinhas


"Pokémon X & Y"
Plataforma: Nintendo 3DS;
Lançamento: 12 de outubro.

O game chega ao Brasil no Dia das Crianças e traz novos Pokémon para os jogadores capturarem, treinarem para batalhas e colecionarem. O game traz pela primeira vez um visual em 3D dos personagens e do mundo do game. Com o Nintendo 3DS, é possível ver as imagens em três dimensões.

Com o visual em 3D nas batalhas Pokémon, o jogo, que permitirá trocar os pequenos animais e participar de partidas com jogadores de todo o mundo por meio da internet, lembra o clássico "Pokémon Stadium", do Nintendo 64.


"Rayman Legends"
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U;
Lançamento: já disponível.

O personagem engraçado que não tem braços nem pernas volta em uma aventura divertida. O game traz um estilo visual diferente, fazendo com que os cenários, heróis e inimigos pareçam uma pintura em movimento.

O jogo traz bastante desafio ao permitir colecionar itens e fazer com que o jogador explore todo o cenário em busca de segredos. Mas as crianças menores vão conseguir concluir as fases e rir das situações que Rayman enfrenta. Dentro do game é possível desbloquear a aventura "Rayman Origins" que antecede "Legends".


"Castle of Illusion"
Plataformas: PlayStation 3 e Xbox 360;
Lançamento: já disponível.

O game adquirido por meio de download nas lojas virtuais do PS3 e do X360 é um "remake" do jogo de mesmo nome lançado para Mega Drive e Master System no início da década de 1990.

Nele, Mickey deve enfrentar a bruxa Mizrabel e salvar Minnie. Para isso, ele deve entrar no castelo e enfrentar perigos em fases bastante coloridas e cheias de inimigos. O visual do game é bastante colorido e as fases clássicas foram refeitas em 3D. O destaque fica por conta da fase da biblioteca, em que Mickey anda em cima de livros gigantes e passeia por um mundo de doces ao entrar na garrafa de leite.

Para crianças mais velhas


"Fifa 14"
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC e PlayStation 2;
Lançamento: já disponível.

O jogo de futebol da Electronic Arts traz 19 dos 20 os times da série A do Campeonato Brasileiro - o Bahia ficou de fora - além do Palmeiras e jogadores com movimentação ainda mais realista.

Um novo sistema faz com que eles pensem melhor nas jogadas, se posicionando melhor dentro de campo e aproveitando melhor os espaços para conseguir marcar um gol. Houve um trabalho melhor nos chutes, que parecem estar mais fortes. O jogo ainda tem narração em português de Tiago Leifert e comentários de Caio Ribeiro.


"Grid 2"
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360 e PC;
Lançamento: já disponível.

O game de corrida traz carros velozes que o jogador pode escolher e comprar - usando o dinheiro das vitórias no game - e viaja pelo o mundo para disputar corridas e rachas em circuitos dentro de cidades ou pistas fechadas.

O sistema de direção é preciso, o que permite dirigir com facilidade. Em caso de erro, é possível voltar alguns segundos no tempo para ter uma segunda chance. O visual é bom e os carros ficam aos pedaços depois de acidentes, o que influencia no desempenho do veículo.


"Puppeteer"

Plataforma: PlayStation 3;
Lançamento: já disponível.

No game exclusivo do PlayStation 3 o jogador se aventura em fases que lembrar uma apresentação de um teatro de fantoches.

Como um deles, o jogador deve trocar de cabeças para usar habilidades únicas que ajudam a enfrentar os perigos. Uma tesoura mágica ajuda a se defender dos adversários e a resolver quebra-cabeças nas fases.

O visual é um dos pontos altos do game, fazendo com que os cenários, tenham um nível de realismo único. O game está dublado em português.

Para quem consegue esperar

Os videogames de nova geração, o PlayStation 4, da Sony,  chegam ao mercado em novembro, inclusive no Brasil. Por ser a estreia dessas plataformas, contudo, não espere preços convidativos tanto para os aparelho quanto para os games.

Os jogos ainda não tiveram preços divulgados para o mercado brasileiro, mas eles devem custar, no mínimo, R$ 200. Nos Estados Unidos, os jogos para estas plataformas custarão US$ 60, mesmo valor praticado para os videogames atuais.


PlayStation 4

Preço: US$ 400 (nos EUA); ainda sem preço para o Brasil.
Lançamento: 15 de novembro (EUA); 29 de novembro (Brasil);

O novo videogame da Sony tem como destaque jogos com gráficos muito superiores aos títulos atuais do PlayStation 3 e do Xbox 360. O jogador poderá transmitir para amigos suas partidas ao vivo ou criar vídeos com os melhores momentos e publicar na internet.

Embora não tenha preço divulgado no país, dificilmente o console fugirá dos R$ 2,2 mil do Xbox One, da Microsoft, podendo custar algo em torno disso.

Um dos destaques do videogame é o novo joystick Dualshock 4, que traz o botão "Share", que permite justamente compartilhar os vídeos dos games.

O pacote do PlayStation 4 inclui o console com 500 GB de disco rígido e um joystick. A câmera do console é vendida separadamente. Nos EUA, ela sai por US$ 60. Não há preço para o Brasil.


Xbox One

Preço: US$ 500 (nos EUA); R$ 2,2 mil.
Lançamento: 22 de novembro nos EUA e no Brasil.

O novo videogame da Microsoft também traz games com gráficos ainda melhores do que os vistos nos videogames atuais e pode se conectar à TV do usuário. Deste modo, o jogador pode assitir TV e, rapidamente, trocar para o jogo.

Será possível comandar o console por comandos de voz ou por gestos usando uma nova versão do sensor Kinect, que reconhecerá palavras em português.

O sensor também consegue medir batimentos cardíacos dos jogadores e, em games de exercícios, consegue indicar a postura correta e traz um reconhecimento de movimentos mais preciso.

O pacote inclui o videogame com disco rígido interno de 500 GB, o Kinect e um joystick.

Com informações do G1.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Veja algumas ideais para você decorar o bolo de fralda do chá do seu bebê

A nova moda dos chás de bebê são os bolos de fraldas. Selecionamos modelos diferentes para você se inspirar. A estrutura é a mesma, o que muda é apenas a maneira de decorar: com muitos andares de fraldas, com poucos, com fitas coloridas, com bichinhos de pelúcia, com acessórios do enxoval do pequeno e por aí vai.

Confira nossa seleção de fotos e escolha o bolo que mais combina com o chá do seu bebê:




















Com informações do Bebê Abril.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Decoração de quarto de princesa

Esse é um legítimo quarto de princesa. A inspiração veio do Castelo de Versailles e a decoração palaciana é bem evidente. A riqueza dos detalhes pode ser observada nas peças bordadas à mão, nas passamanarias, nos cabuchons, que são os sininhos pendurados nas almofadas, e nos rococós por toda parte.

Foram usados muitos espelhos e detalhes de cristal no lustre e enfeites, representando a famosa sala de cristais de Versailles. O dossel, marca registrada nas decorações palacianas, foi feito com bastante tecido e com um tipo de chalé usado por cima. Uma banqueta estilizada na frente do berço remete aos recamier, tão usados na época.

A cerâmica está presente nos quadros, kit higiene, puxadores e porta de maternidade. As topiarias, ou seja, o vaso de mini rosas, remete ao Jardim do Palácio. E esse é o resultado de um ambiente recriado a partir de um dos mais lindos e famosos palácios do mundo.

Confira algumas fotos e se inspire:






















Com informações do Guia do Bebê.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dicas de presentes para batizado

O nascimento de uma criança é um momento de festa e renovação familiar, e o batizado é o ritual religioso que caracteriza esse momento. Em muitos casos, é de praxe os convidados levarem presentinhos e agrados para a criança. Mas como presentear? Qual presente escolher? Listamos algumas dicas legais para não te deixar na dúvida!

- Medalhas: As medalhas não precisam necessariamente ser de ouro, mas lembre-se do significado do ouro: abundância, tesouro, esplendor, riqueza, virtude e magnitude. Joias em prata são indicadas para meninas, pois seu significado é de coragem feminina, e representa a rainha e os valores da mulher. Nas medalhas pode vir gravada a imagem do santo protetor do dia do nascimento da criança.



- Bichinhos de pelúcia:

Alguns bichinhos, além de enfeitar o quarto do bebê, também são funcionais. Procure por aqueles que são anti-alérgicos e que virem travesseiros, apoio para amamentação ou troca de fralda.



Roupas:

As roupas são sempre bem-vindas, mesmo nessa época em que o bebê as perde rapidamente. Opte por macacões ou sapatinhos bem confortáveis. Caso você seja a madrinha ou padrinho, não erre: a roupa de batismo se chama Mandrião. Escolha um tecido leve e que deixa a pele do bebê respirar bem. Alguns vêm com touca e fica muito bonito!



Álbum de batizado:

Os álbuns são um exemplo de presente que alia qualidade e bom gosto. Esse é um excelente presente!



Com informações do Hagah.