segunda-feira, 29 de abril de 2013

Os enfeites de porta de maternidade dos famosos

Inspire-se nos enfeites de porta que os famosos usaram no nascimento de seus filhos.



Rafaella Justus

Ticiane Pinheiro e Roberto Justus escolheram para a pequena Rafaella este quadrinho superfofo com uma família de ursinhos.


Angélica e Eva

Angélica, a mais nova mamãe, optou por uma plaquinha com quatro ursinhos grandes e um bebê urso para comemorar o nascimento de sua filha, Eva.



Angélica e Benício

No nascimento de Benício, Angélica pendurou uma plaquinha com apenas um ursinho.




Eliana e Arthur

A apresentadora Eliana, do SBT, pendurou uma plaquinha com três ursinhos na chegada de seu filho Arthur.

Na Loja Oz você pode fazer suas placas de maternidade personalizadas também, veja algumas que já foram feitas:





quarta-feira, 24 de abril de 2013

Como escolher o piso ideal para uma casa com bebês e crianças




Quando o casal descobre que vai ter um bebê, logo começa a preparar a casa para receber o filho que vai nascer. Prepara o enxoval, planeja o quartinho, define a cor da parede, escolhe os móveis.

Mas há um detalhe muito especial que também deve ser levado em conta e que muitas vezes acaba sendo deixado de lado: o piso.

Escolher bem o revestimento pode fazer uma enorme diferença no resultado final, principalmente se pensarmos em praticidade. Não basta escolher o material mais bonito, é importante pensar na sua durabilidade, a quais fatores será exposto, o custo benefício, manutenção etc.

 “Dependendo do ambiente, o piso é agredido por diversos fatores, como sol, sujeira, água, tintas e gordura de alimentos. É preciso pensar nisso antes de escolher e ver qual se encaixa melhor na rotina de quem vai frequentar aquele espaço. Se houver crianças na casa, é importante levar isso em conta também”, explica Adriana Victorelli, do escritório de arquitetura Neo Arq.

De acordo com a especialista, o piso de madeira é resistente, transmite beleza e aconchego, é fácil de combinar e dá sensação de conforto. Entretanto, está entre os mais caros.

A madeira é apropriada para sala e quartos, já que é um piso confortável para andar descalço. Ela não deve ser utilizada em locais úmidos, como o banheiro ou em ambientes externos, pois o sol altera sua cor.

Famílias com crianças pequenas precisam priorizar o conforto térmico e a maciez do piso. Ele precisa ser adequado para absorver impactos, que são comuns nessa idade. O vinílico é um dos pisos que Adriana recomenda para crianças.

“Existe um tipo que é colado e imita madeira, pedra ou cores lisas, tem um aspecto bonito e não faz barulho”, explica. Há também as chamadas mantas vinílicas, macias e atérmicas, que podem ser instaladas por cima do piso já existente. A única desvantagem das mantas é que são sensíveis a objetos pontiagudos, como saltos.

O piso vinílico é um piso moderno e ecológico – pois é fabricado com materiais reciclados -, que tem como vantagem a facilidade para limpar. Sua superfície é macia e resistente ao atrito. “Há também novos modelos de piso vinílico no mercado que imitam placas de metal. Recomendo esse revestimento para quartos, sala e escritórios”, diz Adriana.

A cerâmica e o porcelanato são pisos frios bastante parecidos, porém, o porcelanato é mais resistente e tem a vantagem de imitar, com muita fidelidade, materiais como couro e madeira.

“Para quem gosta do porcelanato, mas não quer um piso frio por ter crianças em casa, existem sistemas de aquecimento de porcelanato que são instalados embaixo do piso e funcionam como mantas térmicas, controlados por termostato. A desvantagem é que o piso rígido não é bom para absorver quedas”, diz a arquiteta.

Uma dica simples que a arquiteta dá para casas com crianças é o uso de placas de EVA, que é um material temporário e barato, que amortece quedas e não há problema em ser rabiscado ou sujo, porque pode ser retirado e trocado com facilidade.

Com informações de Chris Flores.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Roupas para batizado de bebê

Vai batizar o bebê e ainda não sabe que tipo de roupinha comprar para ele usar neste dia tão especial? Confira algumas opções de vestidos para as meninas e conjuntos para os meninos. Há looks mais clássicos e outros mais despojados, perfeitos para as cerimônias realizadas ao ar livre.

O ideal é escolher roupas de tecidos leves e fresquinhas e que possam ser usadas depois, seja em uma festa de aniversário ou em outras ocasiões importantes.







sexta-feira, 19 de abril de 2013

Decoração simples e charmosa para o chá de bebê

A mamãe abusou de ideias muito simples para deixar a festa um charme. Confira!








Com informações de Crescer.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Veja nossas saídas de maternidade para bebês


Nada mais apropriado do que sair da maternidade com o bebê trajando uma roupinha cheia de estilo e fofura. Veja alguns de nossas saídas de maternidade super exclusivas:


Vestidinho vermelho lindo com lacinho na frente que dá um charme especial a roupinha.


O branco é clássico e com esse lacinho na parte de trás dá um toque especial.


Nossas meninas ficarão lindas nesse lindo vestido com babadinhos na parte da frente.


Conheça mais de nossos produtos no site.



segunda-feira, 15 de abril de 2013

Aprenda a fazer uma cabana de pano para as crianças

Um amor e uma cabana


Para fazer essa cabaninha não é preciso nem costurar. Ela só usa retalhos de tecido e a mesa como suporte. A ideia é do livro inglês Cool Spaces For Kids, de Sam Scarborough, inédito no Brasil.



Materiais 
Fita métrica; tesoura; cola quente; lápis; pedaços de tecido de três padronagens diferentes (um deles deve ter 1,5 m por 1,4 m de largura e os outros podem ser retalhos de 5 cm).


1. Use a sua mesa como medida. Corte o tecido maior de modo que cubra a mesa e esbarre no chão na parte da frente. 


2. Corte um retângulo de 50 cm x 70 cm em outro tecido para a porta. Depois, cole no local escolhido com cola quente.


3. Com a tesoura, corte os tecidos onde a porta está colada juntos em tiras, para que fiquem como uma cortina.




4. Ao lado da porta, recorte um quadrado do tecido para fazer a janela da casa. Seu filho pode ajudar segurando o pano.



5. Meça a janela e recorte dois pedaços um pouco maiores do terceiro tecido, para que forme uma cortina.




6. Fixe a cortina da janela com cola quente e amarre cada lado com um tecido de outra cor.

Com informações de Crescer.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O bebê não é de vidro: saiba como cuidar do recém-nascido sem exagerar



Dentro da barriga da mãe, o bebê estava protegido da maior parte das ameaças do mundo exterior. Agora que está do lado de fora, ele dá a impressão de que qualquer coisa pode quebrá-lo. Mas a criança não é tão frágil quanto parece.

É verdade que alguns cuidados são necessários, mas você não precisa enlouquecer imaginando que tudo pode fazer mal a seu filho. A infectologista pediátrica Daisy Maria Machado, da USP; a pediatra Alessandra Kimie Matsuno, da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), da USP,  e o pediatra Renato Procianoy, presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), apontam o que é exagero e com o que você deve se preocupar no início da vida da criança.

É melhor pedir para que as visitas não venham no primeiro mês do bebê?

Não é proibido receber visitas nos primeiros 30 dias de vida da criança. A chegada de um bebê traz alegria para toda a família e é natural que os parentes queiram conhecê-lo. O que se recomenda é evitar muitas pessoas de uma única vez e que as visitas sejam demoradas. O tempo ideal de permanência é de, no máximo, 45 minutos. Assim torna-se possível respeitar o período de descanso da mãe –que ainda está se adaptando ao novo ritmo de sono– e do bebê. Além disso, é preciso combinar o melhor horário de modo a não atrapalhar as mamadas.

As visitas podem pegar o bebê no colo?

Essa não é a situação ideal, já que o recém-nascido precisa de sossego e de interação com o pai e a mãe, não com desconhecidos. Mas, como muitas vezes é impossível evitar, peça aos visitantes que lavem bem as mãos com água e sabão antes. E não permita que peguem a criança se estiverem com qualquer doença infecciosa, ainda que seja aparentemente um simples resfriado. E não é preciso usar álcool em gel para desinfetar as mãos. Basta lavar bem com água e sabão.

É preciso esterilizar mamadeiras e chupetas?

Pelo menos nos primeiros seis meses de vida, o ideal é que a criança receba apenas leite materno. Caso precise usar a mamadeira, ela deve ser esterilizadas antes de cada uso. Para isso, leve os utensílios ao fogo em uma panela com água até que levante fervura (consulte o modo de higienização na embalagem da mamadeira). Se preferir, é possível usar esterilizadores, que permitem controlar o tempo de exposição ao calor e evitar de danificar o produto. No caso da chupeta, basta esterilizar uma vez por dia (isso se ela não cair no chão, por exemplo).

O bebê não deve sair de casa no primeiro mês?

Pode sair de casa, só não deve frequentar lugares com aglomeração de pessoas, como festas infantis, supermercados e shoppings. Desde que o tempo esteja bom, os passeios ao ar livre estão liberados também. O sistema imunológico da criança é frágil e por isso é bom evitar expô-la a vírus e a bactérias que circulam no ar.

Atenção, ter tomado as primeiras doses das vacinas não garante que a criança esteja completamente imunizada. O bebê só completa o chamado primeiro esquema de vacinação por volta de seis meses, por isso o que vale é o bom senso ao escolher os primeiros passeios.

É preciso visitar o pediatra periodicamente nos primeiros meses?

Sim, isso é imprescindível para que o crescimento e o desenvolvimento do bebê sejam acompanhados de forma bem orientada. Segundo a SBP, o bebê deve fazer a primeira consulta com o pediatra ainda na primeira semana de vida. Estando tudo bem, a criança retorna quando estiver prestes a completar o primeiro mês. No primeiro semestre de vida do bebê, as visitas devem ser mensais. A partir do segundo semestre, podem acontecer de dois em dois meses.

A casa deve ficar na penumbra e em silêncio?

Não, a casa deve manter seu ritmo e rotina. Assim o bebê vai, aos poucos, reconhecer o ambiente e diferenciar o dia da noite. É claro que é melhor evitar muito barulho, para não assustar a criança nem deixá-la agitada demais.

É proibido usar lencinhos umedecidos nos primeiros meses de vida?

Os lenços umedecidos devem ser evitados no dia a dia. O melhor é limpar a região genital da criança com algodão embebido em água morna no momento da troca da fralda, pois algumas crianças apresentam reações alérgicas às substâncias químicas contidas nesse tipo de produto. No entanto, o lencinho umedecido pode ser utilizado em casos especiais, como em um passeio ou em lugares em que a mãe não tenha possibilidade de realizar a limpeza da maneira recomendada.

Se o casal tiver um animal, é melhor deixá-lo na casa de alguém até o bebê crescer?

Não há necessidade de retirar o animal da casa, mas é conveniente não deixar que ele tenha acesso ao quarto da criança. É também aconselhável evitar o contato direto do bebê com o bicho, pelo menos nos seis primeiros meses de vida. Mas como não há um consenso da comunidade científica sobre o assunto –porque há crianças com problemas de alergia e diferentes tipos de bichos– é bom que os pais tomem orientações com o pediatra do filho e observe se ele apresenta algum sintoma.

O recém-nascido não deve ter contato com outras crianças?

O recém-nascido pode e deve ter contato com as crianças da família. Mas, se possível, é melhor evitar receber muitas visitas de crianças pequenas, que sempre querem tocar o bebê e pegá-lo no colo.

Devido à imaturidade do sistema imunológico, e pelo fato de ainda não ter recebido todas as vacinas contra as doenças da infância, o ideal é que crianças não frequentem escolas ou creches nos primeiros meses de vida. Mais uma vez, não há consenso entre os especialistas, mas, em linhas gerais, os pediatras costumam sugerir esperar até o segundo ano da criança, quando seu sistema imunológico estará fortalecido.

Mas os pais que precisam deixar seus filhos nesses locais mais precocemente não precisam se culpar. Nem sempre o ideal é o possível, e isso deve ser levado em consideração. Nesses casos, uma conversa com o pediatra do bebê pode ajudar. O especialista pode informar sobre quais são as doenças mais comuns em crianças que frequentam berçários e escolas e suas formas de prevenção. O médico do bebê ainda pode dar dicas para os pais escolherem melhor a instituição que irá cuidar de seus filhos, auxiliando-os a observar aspectos de higiene do lugar, se exige caderneta de vacinação em dia e como a instituição controla o acesso de crianças doentes.

O bebê pode dormir sozinho no quarto?

Sim, pode e deve. Muitos pais têm dúvidas sobre a melhor posição para o bebê dormir. A recomendação do Ministério da Saúde e da SBP, entre outras instituições, diz que o bebê deve dormir de barriga para cima, pois pesquisas mostram que essa posição reduz em até 70% o risco de morte súbita, uma das principais causas de óbitos de crianças com até um ano.

A moleira do bebê não deve ser tocada?

Não existe apenas uma moleira ou fontanela (seu nome científico) na cabeça do bebê. Mas a que está localizada no alto da cabeça, chamada de fontanela anterior, é a mais conhecida e temida pelos pais. Realmente, trata-se de uma região um pouco mais sensível, uma vez que nela os ossos do crânio não se encontram totalmente unidos. Mas isso não significa que não possa ser tocada. A mãe pode passar a mão tranquilamente na hora do banho, fazer carícias, pentear. E não se impressione ao ver a região pulsar, o que é resultado da pressão arterial no cérebro. Isso é normal, especialmente quando a criança chora. Até por volta do 15º mês de vida, ela deve estar fechada.

Com informações de Mulher Uol.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cuidado com a visão da criança tem de começar após o nascimento



Perceber um problema de visão em bebês e crianças é bastante difícil, por isso muitos pais só notam algo errado quando o filho entra na fase de alfabetização e passa a apresentar dificuldade de aprendizado. Muitas vezes, a criança não acompanha a turma, pois não consegue enxergar o que está escrito na lousa.

Segundo o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), aproximadamente, 15 milhões de crianças em idade escolar possuem algum problema de visão. No entanto, a preocupação com os olhos deve vir bem antes, pois, aos sete anos, dá-se a formação completa da visão.

"Algumas doenças oculares se tornam irreversíveis ou poderiam ser amenizadas se fossem tratadas antes dessa idade. Por isso, os pais precisam estar atentos já no nascimento da criança. Toda maternidade deveria realizar o teste do olhinho, que permite o diagnóstico precoce de vários males, como catarata, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, entre outros", afirma o oftalmologista Marco Antonio Rey de Faria, presidente do CBO.

Somente em dez estados do país o exame é obrigatório na rede pública de saúde e, apenas em 2010, ampliou-se aos planos de saúde. A Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, ligada à OMS (Organização Mundial da Saúde), estima que, no Brasil, 33 mil crianças são cegas por causa de doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente. Ainda de acordo com o órgão, pelo menos, 100 mil têm alguma deficiência visual.

Primeira consulta

Depois do teste do olhinho, a recomendação médica é realizar a primeira consulta com um oftalmologista no primeiro ano de vida. Na ocasião, os olhos serão dilatados para checar a necessidade de uso de óculos e para realizar o mapeamento da retina. Esse procedimento detecta se há alguma patologia genética, como uma cicatriz de olho, transmitida pela mãe que teve toxoplasmose ou rubéola na gravidez.

Se os pais não perceberem nenhum problema, o retorno deve acontecer na idade pré-escolar, por volta dos três ou quatro anos de idade. A consulta é fundamental, principalmente, no caso de uma diferença de grau acentuada em apenas um dos olhos.

"Aos quatro anos, com quatro graus de miopia por exemplo, a criança vai correr e brincar sem dificuldade nenhuma, porque ela consegue enxergar do outro olho "bom". Daí a dificuldade dos pais em perceber algo de errado. Quanto antes for detectado, mais fácil será corrigir o problema", diz a médica Mônica Cronemberger, da oftalmologia pediátrica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Eu uso óculos

Segundo os especialistas, a adaptação da criança aos óculos não é tão difícil quanto os pais imaginam. Ao colocá-los, a criança vai perceber imediatamente a melhora da visão. Os casos mais difíceis são aqueles em que a criança tem um grau leve e consegue enxergar razoavelmente sem as lentes.

De acordo com o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, para motivar o filho, os pais devem deixar que ele participe do processo de escolha. "Hoje temos óculos desenvolvidos especialmente para crianças, que se ajustam bem ao rosto e trazem armações leves e coloridas, além de lentes que não riscam", diz.

Outra dica é conversar bastante com a criança e enfatizar a necessidade e os benefícios dos óculos. Se houver resistência, um pouco de fantasia, dependendo da idade, pode ajudar. Vale mencionar que heróis como o Super-Homem e o bruxo Harry Potter usam o acessório. O artifício pode ajudar a criança a superar eventuais brincadeiras dos colegas a respeito dos óculos.

Atenção
Veja dez sinais de que seu filho pode estar com algum problema de visão, segundo os especialistas:


  • Reclamar de dor de cabeça;

  • Sentar muito próximo a televisão;

  • Andar de cabeça baixa;

  • Lacrimejar excessivamente;

  • Coçar os olhos insistentemente;

  • Demonstrar sensibilidade à luz;

  • Mostrar dificuldade com a leitura;

  • Acompanhar a leitura com um dedo;

  • Apertar os olhos para ler;

  • Tapar um olho com a mão.



Com informações de Mulher UOL.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Decoração provençal: saiba o que é e como aplicar em 5 cômodos

"Queridinho" de românticas assumidas, o estilo de decoração provençal usa tons pálidos, muita madeira, pátina e estampas delicadas. Mas, diferente do que pode parecer à primeira vista, ele não é necessariamente feminino. É possível aplicar a decoração provençal também em ambientes neutros e em diversos cômodos da casa.

“Para quem quer investir em uma decoração provençal, de forma a agradar o gosto masculino, vale apostar em uma atmosfera mais rústica, utilizando tecidos como o linho. A estampa listrada discreta, os tons azuis e mais terrosos ajudam a compor o ambiente”, ensina Roseane Santos, especialista em decoração do Agente Imóvel. “A decoração provençal remete a uma atmosfera bucólica, com ares campestres”, explica.
O estilo provençal também pode ajudar a economizar, já que, em vez de móveis novos, é indicado o uso de mobiliário mais antigo, com aplique de pátina ou outras técnicas. “O bacana é que você necessariamente não precisa gastar fortunas comprando móveis e objetos de decoração novos, já que os móveis desse estilo de decoração devem ter características antigas”, ressalta Roseane.

“O gosto pela decoração provençal é recente no Brasil, mas já está em alta”, conta Roseane, sobre o estilo que nasceu na região da Provença, ao sul da França. Ela dá algumas dicas simples para usar o estilo em diferentes ambientes da sua casa ou do seu apartamento. Confira a seguir.

Como aplicar na sala de estar


Na sala de estar, recomenda-se utilizar cortinas de nuances claras e tecidos delicados, além de almofadas com estampas florais e cores suaves para decorar o seu sofá. Nas paredes, a sugestão é apostar nos quadros com pinturas tranquilas e suaves que remetam a paisagens rurais e do campo. Espelhos podem servir como acessórios decorativos para deixar as paredes da sala de estar com a cara de um ambiente provençal.

Como aplicar na sala de jantar

Não podem faltar os lustres de cristal, para acrescentar sofisticação e modernidade ao ambiente. Para finalizar, acrescente vasos com arranjos de flores para criar um clima de campo francês no seu ambiente.

Como aplicar no quarto do casal




A penteadeira é um móvel característico do estilo provençal e dá charme e delicadeza ao ambiente.

Como aplicar no banheiro

Para o banheiro, a sugestão é investir em uma banheira de cerâmica com design retrô.

Como aplicar no quarto do bebê

A estética convencional do quarto do bebê já explora as cores pastéis e neutras, para favorecer o descanso e o relaxamento da criança. Ainda, elas combinam tanto com meninas como com meninos. Alguns objetos podem ser inclusos na decoração para completar o efeito dos móveis provençais, como a luminária e bonecas, de porcelana por exemplo.

Com informações do Terra.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Entenda o que é a PEC das empregadas domésticas e babás



O Plenário do Senado aprovou por unanimidade a Proposta de Emenda à Constituição 66/2012 (PEC), que amplia os direitos trabalhistas aos empregados domésticos. Isto inclui a babá do seu filho e qualquer funcionário que trabalhe na sua casa. Entenda quais providências devem ser tomadas a partir de agora e quais ainda vale a pena esperar.

Horas de trabalho e salário

É recomendável começar, a partir desta terça-feira (02 de abril de 2013), a seguir as determinações acerca do tempo de serviço e as mudanças no pagamento. A duração do trabalho normal é de até 8 horas diárias e 44 horas semanais. A hora extra será de, no mínimo, o valor da hora normal acrescida de 50% do valor dela.

É importante que ao realizar estas mudanças o empregador deixe tudo formalizado. “Normalmente fazemos um contrato no qual se especifica quais serão os serviços prestados pelo empregado, por exemplo, a babá irá cuidar do bebê e fazer a comida dele. Também deixamos claro o horário de trabalho e os intervalos de descanso. O contrato deve ser assinado pelo funcionário e o empregador e não há necessidade de fazer um reconhecimento em cartório”, explica a advogada Fabíola Marques, professora da Graduação em Direito do Trabalho da PUC/ SP e sócia do escritório Abud Marques Advogados Associados .

Hora de descanso

Caso o funcionário trabalhe oito horas diárias, tem direito a no mínimo uma hora e no máximo duas horas de descanso, que não serão computadas na jornada de trabalho. Quem trabalhar diariamente por mais de quatro e até seis horas tem direito a um intervalo de 15 minutos e o empregado que atuar por menos de quatro horas não tem direito a pausa.

Hora extra e descontos

É importante que o patrão controle quantas horas seu funcionário trabalhou no dia. “Minha sugestão é pedir para a babá anotar os horários de chegada e de saída porque se ela não completar as 44 horas semanais você pode descontar esse tempo e se fizer horas a mais você poderá pagá-la corretamente”, aconselha Marques.
Lembre-se que o salário mínimo de R$755,00 é para quem cumpre oito horas diárias e 44 semanais, caso o funcionário trabalhe menos tempo, o salário mínimo será proporcionalmente menor. “Calcule quanto a babá recebe por hora trabalhada, assim você saberá o quanto adicionar ou descontar. No caso de quem cumpre oito horas diárias, para calcular o valor da hora trabalhada você deve dividir o salário por 220.  No momento do pagamento também faça um recibo no qual descriminará as horas trabalhadas, os descontos ou acréscimos e peça sempre para o seu empregado assinar este papel”, conta Marques.

Folgas

A nova lei também garante uma folga semanal, preferencialmente no domingo. Caso a babá tenha que trabalhar neste dia, ela receberá suas horas em dobro, se não tiver uma folga compensatória.

Pagamento do FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve ser pago pelo empregador no valor de 8% do salário do empregado. “Portanto, todo o mês o patrão, além de pagar o salário, faz um depósito do valor mencionado na Caixa Econômica Federal, através de uma guia de recolhimento do FGTS . Para realizar isto é preciso ter o número do PIS do funcionário”, diz Marques.

Vale a pena esperar

A PEC estipula outras mudanças na legislação. “Porém, estas novas determinações ainda são muito inconsistentes porque não se sabe direito como elas vão funcionar. Na dúvida, o empregador não deve despedir ainda o empregado doméstico. Não vale a pena se desesperar porque deverá existir uma regulamentação para o pagamento dos demais direitos conferidos pela nova lei”, conclui Marques. 

Com informações de Bebê.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dicas de como fotografar o parto


Finalmente chegou o momento tão esperado e o bebê vai nascer! É tanta emoção, tanto sentimento misturado que é impossível se lembrar de todos os detalhes. Para não perder nada e deixar tudo registrado, preparamos uma porção de dicas de fotógrafas especializadas em parto

Antes de tudo, “certifique-se de que seu equipamento está com bateria carregada e cartão de memória zerado”, ensina Glau Macedo, da Quitandoca Fotografia. E uma dica valiosa da fotógrafa Daniela Justus: “não tenha medo de sangue”.
Mande a matéria para o papai da criança já ficar por dentro de tudo o que deve fazer para fotografar este momento tão especial.

Preto e branco
“O preto e banco deixa as fotos da cirurgia mais suaves, destacando a emoção do momento”, ensina Carol Cavichiolo.


Truque
“Utilize o desfoque para dar ênfase para algumas expressões”, ensina a fotógrafa Carol Cavichiolo.


Família à espera
“O primeiro contato com os familiares que aguardam do lado de fora do centro cirúrgico também merece ser registrado”, salienta Carol Cavichiolo.



Fortes emoções
“Esteja preparado para fortes emoções”, recomenda Carol Cavichiolo.



Muita luz
Outra dica valiosa da Carol Cavichiolo: “A luz do centro cirúrgico costuma ser muito forte, portanto use-a ao seu favor”.


Primeiras expressões
“Aproveite as primeiras expressões do bebê ainda inchadinho”, lembra Carol Cavichiolo.


Sinta
Família reunida e a ansiedade toma conta. Foto de Aline Sena.


Todos os passos
“A hora de ir ao centro cirúrgico é sempre seguida de choro e muita emoção. É o último momento gestante da mulher, ela já sairá daquela sala como mãe”, explica a fotógrafa Aline Sena.



Centro cirúrgico
“Nessa hora, os parentes próximos também se emocionam e muita troca de carinho e palavras positivas acontecem. Fique atento!”, alerta Aline Sena.


Beijo do pai
Aline Sena captou o papai se despedindo da barriga. Momento lindo.



Foto em preto e branco
“Não é todo mundo que gosta de ver sangue, mesmo nesses casos. O ideal é passar essas fotos para o preto e branco”, indica Aline Sena.


Com informações de Bebê.