quarta-feira, 27 de março de 2013

Dicas para tirar fotos de irmãos

Quer registrar imagens fofas de seus filhos? Confira conselhos de fotógrafos de família e inspire-se nestes lindos cliques.

Conversamos com especialistas sobre como fotografar a relação dos irmãos e primos nas mais diversas fases: durante a gravidez, recém-nascidos, bebês, crianças e nos casos de gêmeos. Leia as dicas e encante-se com os lindos ensaios fotográficos.  

Sem caras e bocas

Não é preciso pedir que os irmãos façam caras e bocas para a câmera. “Eu procuro não criar poses, acho que é algo estático. O segredo para realizar imagens bacanas é fazer com que os fotografados confiem em você”, conta o fotógrafo Vinícius Matos, responsável por este ensaio. 

 





Interação nos detalhes
Quando o bebê ainda está na barriga, a interação dele com o mais velho pode aparecer em detalhes como o pézinho nesta imagem da empresa Catia Herrera e Marcelo Vita Fotografia Infantil.










Cuidados com o recém-nascido
Ao fotografar o irmão mais velho com o recém-nascido procure ter outro adulto por perto para ajudá-lo. “Fotografamos sempre em dois, enquanto um fotografa, o outro está distraindo o mais velho e atento aos seus movimentos para garantir a segurança do recém-nascido", explica a fotógrafa Marina Ushiro, responsável por este ensaio. 





Momentos de carinho
Imagens que demonstram momentos de carinho entre os irmãos são lindas, mas requerem muita paciência. “Afinal, nem sempre a criança faz o que queremos na hora que queremos. Também é importante que o fotógrafo conquiste a confiança da criança”, observa a fotógrafa Marina Ushiro, responsável por este ensaio. 








Estimule as estripulias!
Estimular as estripulias dos irmãos é tudo de bom! “Para que as duas ficassem de ponta cabeça eu falava coisas para as meninas como ‘nossa hoje vocês estão animadas, hein?’ e elas ficavam felizes e faziam mais artes”, revela a fotógrafa Huaíne Nunes, responsável por este ensaio.







Sentimentos diferentes
Nem sempre os irmãos compartilharão do mesmo sentimento e também é legal registrar os momentos em que uma das crianças está rindo e a outra nem tanto. “Irmãos são assim: um ri e o outro chora e eu gosto de retratar as crianças ao natural. Quero mostrar aos pais quem os filhos deles são para que criem uma relação pessoal com a foto e por meio dela se lembrem de como era a sua vida na época em que a imagem foi feita”, explica a fotógrafa Huaíne Nunes, responsável por este ensaio. 

  


Doces, uma saborosa recompensa!
Deixar com que os irmãos comam doces durante as fotografias garante imagens fofas como esta. “Crianças adoram doces e no final da sessão, quando já estão cansados, a guloseima vira um prêmio e nos dá momentos de alegria”, afirma a fotógrafa Marina Ushiro, responsável por este ensaio. 



Fotografe a farra!
Aprontar uma arte com o outro é algo mais do que esperado na relação entre irmãos e também entre primos, então deve estar no álbum da família! “Procuro sempre trabalhar com a espontaneidade, e foi justamente o que eu gostei nesta imagem, ela foi real. A água que o meu filho jogou na prima estava gelada mesmo”, afirma a fotógrafa Aline Sena, responsável por este ensaio e mãe do autor da traquinagem.  



O irmão e a roupinha
Além de fotografar o irmão mais velho próximo do barrigão, uma maneira original de mostrar que o pequeno também está aguardando o novo membro da família é registrar imagens dele com as futuras roupinhas do caçula. “A foto do pequeno com a roupinha é uma forma de ampliar a interação com o irmão que está para chegar”, explica a fotógrafa Marina Ushiro, responsável por este ensaio. 




Registre todas as idades
É importante registrar toda a infância da criança, não somente quando ela é um bebê. “Muitos pais relaxam depois do seu filho completar um ano e  se arrependem mais tarde por não ter fotografado outras fases da infância”, diz a fotógrafa Irmina Walczak do Panoptes Fotografia Criativa, empresa responsável pelo ensaio. Diminuir o ritmo das fotos é normal porque a criança não muda com tanta velocidade. “Porém, momentos especiais continuam surgindo. As férias, o encontro dos primos, os banhos de mangueira, as primeiras amizades, a troca de dentição, as coleções de postais e brinquedos, os animais de estimação, os momentos felizes em família são ótimos para serem guardados para sempre”, afirma Walczak.



A participação da mamãe grávida
A mãe é essencial para que se consiga registrar momentos de carinho entre a criança e o irmãozinho na barriga. “É importante que ela e  o filho interajam entre si, façam suas brincadeirinhas que já costumam realizar em casa e deixem o carinho fluir”, orienta a fotógrafa Márcia Silveira, responsável por este ensaio.






Como os pais devem agir
A fotógrafa Marina Ushiro, responsável por este ensaio, dá algumas dicas sobre como os pais devem agir com os filhos antes e durante as fotografias. “Ao chegar no ensaio a criança deve estar bem, ou seja, sem fome, sede e descansada", diz Ushiro. 






A importância dos pais no ensaio
Mamães e papais, vocês são essenciais para que as fotos de seus filhos fiquem lindas. “Os pais são o principal elo com as crianças e têm papel fundamental nos ensaios. Eles representam a união dessa família e trazem segurança para os pequenos. Como os pais sabem do que os filhos mais gostam (e do que eles têm medo) fica mais fácil para o fotógrafo dirigir os momentos do ensaio”, conta a fotógrafa Vanessa Atalla.







A hora certa para fotografar
Vai fazer as fotos ao ar livre? Então, fique atento ao relógio.  “Eu escolho o horário com a melhor luz para o que quero captar, normalmente no início da manhã ou no fim do dia”, explica a fotógrafa Vanessa Atalla, responsável por este ensaio. 







Com informações de Bebê.com.br.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Crianças que praticam exercícios são menos estressadas, diz pesquisa


Toda criança precisa se mexer. Seja brincando, fazendo aula de educação física ou praticando algum esporte. Você já deve ter ouvido isso um montão de vezes, mas aí vai mais um motivo para colocar as crianças em atividade: fazer exercício na infância também ajuda a lidar com o estresse.

Uma relação que já estava comprovada em adultos agora também foi testada em crianças. Um estudo da Universidade de Helsinki, na Finlândia, analisou 258 meninos e meninas de 8 anos para descobrir se havia alguma relação entre atividade física e cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Os pesquisadores colocaram um medidor de atividade no pulso das crianças e pediram aos pais que coletassem uma amostra de saliva dos filhos durante o dia, a partir da qual mediriam o nível de cortisol. Essa amostra foi comparada a uma segunda, colhida após um teste de indução ao estresse, composto por um desafio aritmético e um de falar em público.

Para analisar os dados, os pesquisadores separaram as crianças em três grupos, de acordo com a quantidade de atividade física realizada. As crianças dos grupos que haviam praticado menos atividade física tiveram um aumento significativo nos níveis de cortisol após o teste. Já aquelas que pertenciam ao grupo que havia feito mais exercício apresentaram pequeno ou nenhum aumento nos níveis do hormônio. Os responsáveis pelo estudo afirmaram que essa descoberta pode ajudar a entender a importância da atividade física para o bem estar físico e mental da criança.

Segundo a endocrinologista Rosângela Réa, do Hospital Pequeno Príncipe (PR), a pesquisa comprova que quem faz exercício responde melhor ao estresse, o que influencia diretamente no jeito com que a criança levará sua vida. Isso é, crianças que se movimentam podem ser mais tranquilas e reagir melhor quando estão diante de um desafio. Em adultos, o cortisol também já foi relacionado à depressão e a um maior acúmulo de gordura corporal.

“Esse tipo de relação [entre exercício e cortisol] já foi mostrada em adultos, mas nesse caso o foco são as crianças. E a pesquisa mostra que tanto os exercícios rigorosos como não rigorosos têm esse efeito. É mais um motivo para os pais estimularem a prática de exercícios”, explica Rosângela.

Segundo Nara Rejane de Oliveira, professora do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Unifesp, o estilo de vida das crianças, especialmente nas grandes metrópoles, contribui para o sedentarismo. Isso porque elas costumam passar muito tempo dentro de casa e as brincadeiras na rua, que antes eram sinônimo de movimentação intensa, já não fazem mais parte de seu cotidiano. Nara concorda que é preciso estimular o exercício físico na infância, mas dá um alerta: “É preciso ter bom senso quanto à quantidade e qualidade de exercício. É imprescindível que não haja sobrecarga de tarefas e que a criança possa participar de uma atividade que ela realmente goste e não aquela que os adultos desejam”.

A sobrecarga de tarefas, segundo Nara, não é apenas em relação a atividades físicas. “O estresse pode ser desencadeado pelo excesso de atividades que muitas crianças realizam. É comum que famílias, ávidas por oferecerem aos filhos oportunidades de aprendizagens diversas, acabem estressando as crianças com o excesso de atividades extracurriculares.”

Outra dica importante é ter jogo de cintura. Às vezes, a criança rejeita a atividade física porque passa a associá-la a mais uma aula, a mais uma obrigação que precisa cumprir. Se seu filho fizer muito drama para se mexer, tente transformar o exercício em passeio – ou a boa e velha brincadeira! Por exemplo, tire a bicicleta da garagem e vá pedalar em família. Assim, ele vai deixar de enxergar a bicicleta como exercício e vai associá-la ao lazer e a um momento prazeroso.

Com informações da Revista Crescer.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Apresentação dos primeiros alimentos ao bebê


Depois de um longo período em que o pequeno se alimenta apenas de leite materno, saiba como incorporar as papinhas, as sopinhas e as frutas ao cardápio

Aos 6 meses, uma grande mudança acontece na vida do pequeno: além do leite materno, ele passa a saborear papinhas, sopas e frutas. Essa adaptação nem sempre é fácil. Algumas crianças, simplesmente, não aceitam a novidade. Para ajudar mãe e filho nessa transição, reunimos dicas preciosas de nutricionistas e pediatras. A ideia é tornar a hora da refeição um momento prazeroso e cheio de descobertas para a garotada. Bom apetite!

1. Hábitos alimentares saudáveis começam pela amamentação

Até os 6 meses, nada de água, chás e sucos, somente leite do peito. Além de nutrir, imunizar e estreitar laços afetivos, o alimento materno deixa lições que a criança guarda para o resto da vida. Uma das mais importantes delas é a chamada autorregulação. Ao decidir quanto e quando vai mamar, o recém-nascido aprende a lidar com a saciedade, o que reduz e muito o risco de obesidade no futuro. Aliás, um deslize bastante comum nessa fase é associar sempre o choro à fome. Dar o peito toda vez que o pequeno abre o berreiro pode fazer com que ele recorra à comida a cada frustração da vida. Nessa fase, seu filho também já começa a ter contato com os diferentes sabores dos alimentos. Isso acontece porque o gosto do leite muda conforme a dieta da mãe. Portanto, é absolutamente recomendável que a família siga uma alimentação balanceada, fugindo da monotonia.

2. Nada de substituir o leite materno pelo leite de vaca integral

Na impossibilidade de amamentar, os pais devem fornecer fórmulas infantis prescritas pelo pediatra. Isso vale especialmente para o primeiro ano de vida. Nada de substituir o leite materno pelo leite de vaca integral, o que pode comprometer o desenvolvimento da criança, deixando sequelas. De acordo com os especialistas, o consumo da bebida láctea de origem animal nessa fase pode levar à sobrecarga renal devido ao excesso de proteína e sódio. Sem contar no baixo fornecimento de ácidos graxos essenciais, ferro, zinco e algumas vitaminas. Em outras palavras, há o risco de problemas cognitivos, anemia, prejuízo ao crescimento, falta de proteção contra infecções e mais vulnerabilidade a doenças crônicas.

3. Ao preparar a papinha, não use o liquidificador

O sexto mês marca uma mudança importante na dieta de uma criança. É o período em que os pais devem introduzir as papinhas na rotina alimentar dos filhos. Tanto salgadas como doces. Serão, em média, quatro mamadas para duas papas. Aqui uma dica importante é jamais usar o liquidificador, que tritura sem piedade qualquer ingrediente. Os pediatras seguem uma receita clássica: a papinha deve ser pastosa, mas não totalmente liquefeita. Em outras palavras, você terá de peneirar, ralar, raspar, espremer ou amassar os alimentos nessa primeira etapa. Não existe restrição em relação às frutas a serem usadas, embora muitos evitem as mais ácidas – preferem a laranja-lima, por exemplo. Seja como for, a principal preocupação é que elas sejam frescas, in natura e, de preferência, da estação.

4. A primeira papa salgada deve ser oferecida junto com a doce

Se a criança não aceitar bem a novidade, complemente a refeição com o leite materno. Entre os grupos de alimentos que podem ser cozidos, peneirados e amassados, estão as principais categorias: cereais ou tubérculos, leguminosas, carne (vaca e frango) e hortaliças (verduras e legumes). O óleo vegetal deve ser usado em menor quantidade. As sopinhas podem ser preparadas, por exemplo, com batata, cenoura, caldo de músculo, cebola, sal e azeite. Pode-se também incluir outros legumes, folhas e carnes. Fica o recado: é imprescindível usar alimentos frescos e tomar cuidado com o excesso de sal, além de evitar temperos fortes, como a pimenta.
 
5. Ofereça água e suco no copo


Nessa fase, o bebê também deve começar a tomar água e sucos naturais, sem a adição de açúcar. Procure oferecer, no máximo, 100 mililitros por dia. Sempre no copo para não ameaçar a amamentação com a confusão de bicos. Os sucos, principalmente os de frutas cítricas, devem ser oferecidos após as refeições para melhorar a absorção do ferro, presente, por exemplo, na carne vermelha, no feijão e nas folhas verde-escuras. Jamais substitua os alimentos sólidos por bebidas. Para matar a sede, dê a água e não o suco.

6. Use vários tipos de peneira

Depois que o novo cardápio já entrou na rotina alimentar da criança, suas refeições se resumirão a três mamadas e três papinhas, duas salgadas e uma doce, além dos sucos e da água. Para graduar a consistência das sopinhas, vale a pena investir em diferentes peneiras. A ideia é usar telas com entrançamentos cada vez menos estreitos, permitindo que os alimentos fiquem paulatinamente mais endurecidos.

7. Nada de festa se o pequeno raspou o prato

A introdução dos alimentos sólidos pode gerar estranhamento e estresse na criança. Leve isso em consideração ao colocá-la no cadeirão. Com o tempo, ela deve se render aos prazeres da comida, mas, até lá, tenha bastante paciência. Fuja dos modelos de recompensa e de ameaça. Quer dizer, nada de festa se raspou o prato ou broncas porque cuspiu a comida. O ambiente deve ser o mais tranquilo e aconchegante possível na hora da refeição. O cansaço, a irritação e o nervosismo dos pais interferem no humor do bebê. Adotar horários fixos também é importante, assim o organismo do pequeno vai se acostumando à rotina.


8. Aos 9 meses, separe os alimentos

Do nono mês até o primeiro ano de vida, o bebê deve passar gradativamente para a refeição da família, com ajuste apenas na consistência dos alimentos. Não é preciso lembrar a importância dos hábitos alimentares da casa na dieta dessa criança. Se os pais comem lasanha congelada, sanduíches e pizza vários dias por semana, a criança terá dificuldades para criar uma dieta saudável. O cardápio deve ter alimentos variados, coloridos e frescos. A monotonia é outro risco que deve ser evitado, sob pena de o pequeno se tornar seletivo demais. Uma dica valiosa é separar os alimentos para que ele sinta o gosto de cada um. Se possível, prepare refeições que encham os olhos. Vale, inclusive, optar por pratos infantis, que já vêm com divisórias. Procure também deixar seu filho apreciar o aroma da comida, feita na hora. Tudo isso vai despertar os sentidos dele. Ah, a reunião de toda a família à mesa é mais um fator a favor da alimentação saudável.

Com informações da Revista Mamãe e Bebê.

quarta-feira, 20 de março de 2013

E o outono começou, veja atividades para realizar com as crianças


O outono começou no Brasil às 8h02 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A estação vai até 21 de junho, quando começa o inverno.

A previsão dos meteorologistas é que o início da  estação seja marcada por chuvas em boa parte do país, principalmente na Região Nordeste.

Veja atividades para fazer com as crianças nesta estação:

Desenhos com folhas secas:



Arrume as folhas secas, soltas embaixo de uma folha de papel ofício. Passe o giz de cera deitado sobre a folha, o giz faz aparecer o "raio x" das folhas. A técnica do desenho mágico é linda. Recorte as folhas e faça um móbile.

Faça seu próprio móbile!


Use galhos secos para construir seu móbile, faça os passarinhos e folhas com dobraduras.

Leia uma boa história:



Steiner, dizia que contar e escutar uma história, é um alimento para a alma. A história quando adequada a faixa etária traz a tona as verdades, atuando sobre os sentimentos e a identidade da criança.


A última folhinha verde

Reescrita por Rosângela Alves


Aconteceu, a muito tempo atrás, no Hemisfério Norte...
O Rei estava de cama, muito doente...morrendo lentamente.
Porém, mais forte do que a doença que lhe consumia, era o profundo desanimo que lhe faltava a alma. O rei havia desistido de viver.
Sua filha vinha vê-lo todos os dias e tentava anima-lo, relembrando dos bons momentos da vida.
Mas em vão, ela não reagia.
O rei havia desistido e viver.
Passava os dias inteiros na cama, olhando para a janela à sua frente e observando uma grande árvore que ia lentamente perdendo suas folhas, porque o outono havia chegado.
Em uma manhã, quando a filha tentava animá-lo, o rei lhe disse:
__"Sabe, filha, quando aquela árvore perder a última de suas folhas, terá chegado a minha hora de morrer..."
__Que é isso pai? Que tolice! Por que amarrar o seu destino ao destino de uma árvore?
__Mas o rei não a ouviu, tão absorvido estava em sua melancolia.
A filha então compreendeu que existem momentos em que as palavras ficam muito pobres e não dão mais conta de acender uma luzinha no coração das pessoas.
Resolveu Agir.
Assim que o pai adormeceu, a moça entrou no quarto com um pincel e um potinho de tinta verde. Subiu em um banquinho e pintou no vidro da janela, bem no rumo da árvore que seu pai olhava, uma folhinha verde.
À medida em que o outono ia avançando e o inverno tomava seu lugar, as folhas da árvore desprenderam-se todas e saíram dançando ao vento...
O rei observava cuidadosamente todos os seus movimentos.
Observava, especialmente, uma certa folhinha verde muito teimosa e persistente, que não se movia do lugar e ficava agarrada a árvore, não importava o quão forte fosse o vento, quão inclente fosse a chuva.
Até que a neve chegou e cobriu a árvore com um manto branco.
Mas, de sua cama, o rei havia atado o fio da vida àquela folhinha verde e continuava olhando-a fixamente.
E foi assim, agarrando-se à folhinha verde que o rei atravessou o inverno de sua doença e o inverno de sua alma.
Então, quando a primavera chegou e muitas novas folhinhas cobriam a árvore e àquela pequena folha verde ficou perdida entre tantas outras, o rei encontrou seu ânimo, sua vontade de viver e ficou de pé. E voltou a vida.
Mais tarde, enquanto limpava a folhinha pintada na janela a filha pensou:
__"Espero que, algum dia, se o desânimo tomar conta do meu ser, alguém consiga oferecer uma folhinha verde, para que eu possa receber, através dela, a seiva da vida."




Alimentos da estação:



Cada estação oferece alimentos característicos. No outono, podemos contar com a fartura de abóbora, banana, goiaba, abacate, caqui e coco, entre outros é claro. As folhas caem das árvores para que as novas possam surgir e as temperaturas amenas trazem as frutas.

RECEITA DE BOLO DE CHUVA DE BANANA

INGREDIENTES:
1 unidade(s) de ovo
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 xícara(s) (chá) de açúcar
1 colher(es) (sobremesa) de fermento químico em pó
quanto baste de leite
6 unidade(s) de banana prata

MODO DE PREPARO:
Amasse a banana, misture a farinha, açúcar, ovo e o fermento. Se a massa ficar dura, coloque um pouco de leite. Frite às colheradas em óleo quente e jogue açúcar com canela por cima.

IOGURTE DE CÔCO
Ingredientes

1 iogurte natural
800 ml de leite integral ou semi-desnatado
150 ml de leite de côco
100 gramas de côco ralado
6 colheres de açúcar ou adoçante

MODO DE PREPARO
Em um pote de vidro coloque o iogurte, o leite de côco, o côco e o açúcar ou adoçante e misture m bem. Por último adicione o leite à temperatura ambiente, volte a mexer até ficar uma mistura homogênea e distribua em potinhos. Coloque-os na geladeira.

Com informações de Cantinho da Educação.


segunda-feira, 18 de março de 2013

Decoração especial para a Páscoa: Inspire-se!


Vem, Páscoa!Convidados à vontade, crianças correndo pelo jardim, delícias no melhor estilo comfort food, com sabor de comida de vó. Sua casa com um cenário acolhedor e surpreendente para a Páscoa!

Charme

A bicicleta enfeita com coelhos de pelúcia deixa a decoração do quintal mais descontraída.


Coelhinho, que trazes para mim?

Esses coelhinhos de pelúcia vão fazer a diferença na decoração da mesa.



Muito sabor

Coelhos de marshmallow são os preferidos das crianças.




Ovinhos dançantes

Deixe o seu jardim (ou mesmo as plantas que você cultiva dentro de casa) mais charmoso com estes ovinhos coloridos. Para confeccioná-los, faça um furo no fundo de cada um e espere o "recheio" escorrer. Preencha a casca com água e sabão e enxágue. Repita a operação até o cheiro sumir completamente. Quando estiverem secos, feche o buraco com massa corrida e, se necessário, lixe com cuidado. Pinte todos eles com tinta guache e prenda a fita com um pingo de cola quente 


Criatividade

Até o guardanapo ganha dobra no formato do bichinho.


Especial para as crianças

Prepare para as crianças sacolinhas decoradas com orelhas de coelho feitas com papéis e carinhas pintadas com canetinhas. É só deixar em cima de um móvel enfeitado com potes de guloseimas e ovos recheados com chocolate.








Com informações de M de Mulher.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Mala de maternidade: qual escolher?


Modelos práticos e chiquérrimos para carregar sua bagagem e a do bebê que está a caminho
Quando a barriga está crescida e já se tem uma ideia de quando o bebê chega, é hora de arrumar a bagagem para levar à maternidade. Nela, a mamãe carrega tudo o que vai precisar nos dias em que ficará no hospital, após a chegada do pequeno. Para ajudá-la na organização e não deixar tudo para a última hora, selecionamos diferentes modelos de mala de maternidade. Escolha e monte a sua com toda a calma para não esquecer nada. 


Malas da BL

Você encontra essas e muito mais na OZ. 





quarta-feira, 13 de março de 2013

Que tal um chá com as princesas? Inspire-se!


Que toda menina deseja ser uma princesa ou ter uma festa de aniversário digna de um verdadeiro conto de fadas todo mundo sabe. Mas como fazer com que a festinha infantil seja realmente encantadora? Esta foi a missão de Maria Carolina e Renata Louro, decoradoras e proprietárias de uma lçoja de festas. Ela decorou o aniversário de três anos de uma garotinha, que queria uma festa de princesas.

Para fugir do convencional, o evento foi um "chá de princesas" e o bolo foi confeccionado em forma de chaleira e decorado com pasta americana. De sobremesa, potinhos com brigadeiro mole e cupcakes envoltos em papeis que lembravam xícaras. A decoração foi toda em tons pasteis e flores foram espalhadas pelo local, deixando o ambiente ainda mais delicado.

A decoração impressionou os convidados pela riqueza de detalhes, como nas garrafinhas cor de rosa com água, que traziam o nome da aniversariante. De recordação, as convidadas mirins puderam levar para casa biscoitinhos amanteigados em forma de estrelas e coração.








Com informações de Chris Flores.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Objetos de decoração retro


Veja como dar um ar clássico para a decoração da sua casa utilizando objetos retro

A palavra retro significa algo que marcou muito uma determinada época, como por exemplo: uma tendência de moda, de beleza, de acessórios, de carros e até mesmo de decoração, e que com o tempo volta a fazer sucesso no mundo moderno.

É difícil falar em objetos de decoração retro sem pensar nos clássicos filmes das décadas de 50 e 60 não é mesmo? Modernizar é a palavra do momento no mundo da arquitetura e decoração das casas. Cada vez mais a funcionalidade e modernidade são levadas mais em consideração que um clássico objeto de decoração. Porém, algumas marcas vêm recriando seus objetos com inspirações nos objetos de decoração de épocas passadas.

Veja algumas dicas a seguir de como misturar os elementos retro com os modernos para compor um ambiente harmonizado.

Salas

 A sala é o ambiente onde a decoração prevalece. Ao contrário da cozinha onde os objetos têm que ser funcionais, nas salas tanto na de receber visitas como na de televisão, podemos abusar dos elementos de decoração retro. Quem não tem um telefone com fio antigo guardado no armário? Pois saiba que um simples objeto pode mudar a decoração da sua sala. A reutilização também vale para esses objetos.


Se você não encontrou um telefone com um toque vintage para comprar, porque não reformar um usado? Uma simples mão de tinta colorida resolve qualquer problema. Além do clássico telefone, os papéis de parede, as almofadas, os sofás, as cadeiras, mesinhas de centro e os porta-retratos são ótimos objetos para dar um ar mais retro à sua decoração. Prefira cores vivas como vermelho, azul e amarelo que remetem a decoração das décadas de 50 e 60.

Quarto


O quarto é o ambiente mais pessoal de toda a casa, existem diversas maneiras de escolher um tema de decoração para ele, tudo depende do gosto e do estilo de cada pessoa. Você pode optar pelos objetos retro para complementar a sua decoração. A penteadeira, por exemplo, é um objeto muito útil que é pouco utilizado hoje em dia e pode fazer a diferença na sua decoração. As almofadas, um bom criado mudo com formas antigas e um papel de parede adequado podem dar um ar clássico e moderno ao ambiente.


Com informações de Dicas de Mulher.

sexta-feira, 8 de março de 2013

A sustentabilidade começa em casa



É só ligar a TV ou conectar-se a internet e lá está ela: a tal da sustentabilidade. Embora muitos de nós nem saibam ao certo o significado real dessa palavra, não há como negar sua presença em nosso cotidiano. E o que importa mesmo é sabermos da sua finalidade: proteger a vida do planeta em que vivemos para o bem de todos e das futuras gerações.

Acredito que muitos também sentem que nossas pequenas atitudes influenciam muito pouco ou nada nessa empreitada, principalmente quando nos deparamos com pesquisas sobre a grandiosidade do problema. Porém, devemos estar conscientes de que somos corresponsáveis e que podemos fazer algo para reverter esse quadro. E nossas pequenas atitudes no dia-a-dia são capazes de proporcionar sim uma grande mudança.
A Educação Ambiental – já parte do currículo escolar em muitas instituições – não deve se restringir somente ao ambiente educacional, tampouco ser compreendida como tarefa única e exclusiva do professor. Ao contrário, precisa iniciar em casa, com instrução e principalmente o exemplo dos pais e familiares.

O desenvolvimento cognitivo da criança decorre do plano concreto para o plano abstrato. Traduzindo, isso significa que os pequenos aprendem através de atividades lúdicas – como jogos e brincadeiras – orientadas para divertir e ser significativo ao mesmo tempo, o chamado “aprender brincando”, para então serem capazes de pensar sobre coisas não “palpáveis”, como consequências futuras, sentimentos, símbolos e leis morais.

Assim, atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente precisam iniciar dentro de casa, de forma lúdica e prazerosa, e pequenas ações fazem toda a diferença nesse processo.

Permitir à criança participar de momentos como separar o lixo orgânico do reciclável e do preparo das refeições – dentro dos seus limites, vale frisar – explicando a ela sobre a importância do uso racional dos recursos naturais como a água – são opções de atividades divertidas e que unem o útil ao agradável, literalmente.

Utilizar com a criança talos, cascas e folhas durante o preparo das refeições e explicar sobre a quantidade de vitaminas presentes nesses elementos – muitas vezes descartados pela maioria da população por pura falta de conhecimento – potencializa ainda mais o aprendizado sobre o tema.

Na manipulação de alimentos, a criança desenvolve seu raciocínio lógico e suas percepções visuais, táteis, olfativas e gustativas ao entrar em contato com diferentes gostos, formas, cheiros, quantidades, cores e texturas. Além disso, quando ajuda nas tarefas domésticas, ela compreende noções de responsabilidade, autonomia, autoconfiança e solidariedade.

Desenvolvimento sustentável e consumo consciente devem fazer parte da vida dos pequenos desde cedo. Afinal, um planeta saudável é o bem mais valioso que podem herdar.

Com informações do Dica de Mulher.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Gravidez sem ansiedade

A expectativa que envolve as últimas semanas de gestação é grande mas, dá para driblá-la com alguns truques de relaxamento. Aprenda a curtir o final da gestação com mais leveza.

 Semana a semana você acompanhou sua barriga crescer, sentiu o bebê mexer dentro dela, observou o seu desenvolvimento através de ultrassonografias e preparou cada detalhe para a sua chegada. Mas, então, você se encontra nas últimas semanas da gestação e parece que o tempo parou de vez, não é mesmo? É muito comum sentir-se ansiosa nesse período. Você não vê a hora de conhecer o rostinho do ser que você amou desde o primeiro momento em que descobriu que estava grávida. Além disso, tem todo o desconforto do barrigão que já não te deixa encontrar posições na hora de dormir, sem contar o nervosismo por não saber ao certo quando e como será o parto. Por isso, selecionamos 11 dicas especiais para você relaxar e curtir esse finalzinho de gestação de uma maneira gostosa e divertida.

1- Presenteie-se com uma massagem
Que tal uma bela massagem relaxante? “A drenagem linfática contribui para a eliminação do excesso de líquidos e toxinas pela urina, além de aliviar tensões, dores musculares, inchaços e aumentar a imunidade da grávida”, afirma a fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher Polyana Martucci Mayer, de São Paulo. As pressões suaves feitas durante a massagem ajudarão a eliminar o excesso de líquido e, de quebra, dar uma boa relaxada. Mas não se esqueça de perguntar ao seu médico se você está liberada para fazer a drenagem linfática.



2- Escreva uma carta para o seu bebê
Esta é uma deliciosa forma de mandar embora a ansiedade por conhecer logo o seu filho. Sente-se tranquila e deixe a emoção vir à tona. Escreva sobre como você está se sentindo, sobre como ele foi planejado e como é desejado por você. Aos poucos, você vai se conectando com seu filho e deixará registrada uma carta muito especial que poderá ser lida para ele, anos mais tarde.



3- Namore bastante
Ok, você está se sentindo enorme, inchada e cansada. Mas estes não são motivos para deixar de namorar o seu companheiro. O momento é único, você está gerando uma vida, algo que só uma mulher pode fazer, então, sinta-se poderosa e ainda mais feminina. E se você acha que a barriga impede a curtição, saiba que existem muitas posições prazerosas e confortáveis. O sexo está proibido nesse final de gestação? Não tem problema! Beijar e acariciar é uma delícia, e vai te deixar relaxada e muito feliz.



4- Divirta-se com filmes
Rir é relaxante, então, que tal ir à locadora para alugar algumas comédias? Pegar um cineminha também pode ser um programa bem interessante para desestressar.  E, se você já tiver entrado de licença-maternidade, pode aproveitar as sessões exibidas no período da tarde que são bem mais tranquilas. Aliás, nesses horários, existe o Cinematerna, onde você encontra mães com seus bebezinhos e fica ainda mais inspirada com a maternidade.



5- Faça um check list
O que ainda falta fazer para a chegada do bebê? Prepare uma lista com tudo o que você acha que seja fundamental estar pronto antes dele nascer. Roupinhas lavadas, quarto montado, cadeirinha para o carro, mala da maternidade, lembrancinhas, enfeite de porta, fraldas... ufa! É mesmo muita coisa e só com uma listinha mesmo para darmos conta de não esquecer nada.


6- Crie uma cápsula do tempo
Escolha uma caixa bem bonita – de preferência que possa ser trancada – e guarde lá coisas que lhe tragam boas memórias sobre a sua gravidez. Pode colocar um CD com as músicas que você tem ouvido, pedaços de jornais e revistas desse período, fotos marcantes, impressões de coisas que você postou na internet – em seu blog ou rede social – ou que alguém tenha escrito para você e não se esqueça do exame de gravidez com aquele lindo resultado positivo. Também é legal deixar lá alguns objetos que possam ter marcado esses meses de gestação ou, até mesmo, algumas notas e moedas para que, daqui há 10 anos, quando você e seu filho forem abri-la, vejam como as coisas mudaram nesses anos que se passaram. É muito importante guarda-la em um local bastante seguro para só abri-la na data planejada. Será emocionante rever esses itens depois de tanto tempo.



7- Leia um bom livro
Depois que o bebê nascer você vai passar uns alguns dias tentando se adaptar à nova rotina, acordando à noite para amamentar e correndo para dar conta de tudo. Ter a oportunidade de ler um livro novamente poderá demorar um pouco. Então, aproveite estas últimas semanas para se dedicar a um livro e povoar a cabeça com boas ideias. 


8- Faça um book
Guarde como recordação um book com fotos lindas do seu barrigão. Pode acreditar, depois do parto, você sentirá falta dele e de como conseguia sentir seu bebê se mexer lá dentro. Vale pedir a ajuda do marido ou de uma amiga, se não tiver condições de pagar um profissional para fazer os registros.


9- Planeje o pós-parto
O pós-parto é um momento de adaptação e muito emoção. Ninguém costuma pensar nisso, mas planejá-lo pode ser fundamental para que ele transcorra sem estresse. Faça uma lista com orientações sobre quem e a partir de quando poderá visitá-la e de que forma avisá-los. Sugira quem você gostaria que ficasse ao seu lado para ajudar com as tarefas. Cozinhar nos primeiros dias com o bebê em casa é um grande desafio, então, deixe alguns pratos congelados no freezer para facilitar a sua vida.




10- Saia para caminhar
Caminhe sem pressa, curta a paisagem e respire tranquilamente.  Aproveite e convide seu companheiro para ir junto e faça um romântico passeio de mãos dadas. A feira de sempre, a praia, ou até mesmo as ruas do bairro podem ser algumas paradas bem agradáveis. Compre algumas frutinhas e aproveite para comer um pastel com caldo de cana geladinho. Hum...Exercícios moderados são ótimos para gestantes e, na reta final – após 37 semanas – , podem ajudá-la a entrar em trabalho de parto.



11- Curso de papinhas
Ok, seu bebê só começará a comê-las depois dos 6 meses de idade, mas que tal aproveitar o tempo agora para aprender a prepará-las? E, melhor ainda, se puder fazer isso sem sair de casa. O curso on line Como fazer Papinha Orgânica, com a chef Luana Budel, oferece 4 aulas em vídeo com a possibilidade da participante tirar suas dúvidas com a professora. 


Com informações de Portal Bebê.