segunda-feira, 8 de abril de 2013

Decoração provençal: saiba o que é e como aplicar em 5 cômodos

"Queridinho" de românticas assumidas, o estilo de decoração provençal usa tons pálidos, muita madeira, pátina e estampas delicadas. Mas, diferente do que pode parecer à primeira vista, ele não é necessariamente feminino. É possível aplicar a decoração provençal também em ambientes neutros e em diversos cômodos da casa.

“Para quem quer investir em uma decoração provençal, de forma a agradar o gosto masculino, vale apostar em uma atmosfera mais rústica, utilizando tecidos como o linho. A estampa listrada discreta, os tons azuis e mais terrosos ajudam a compor o ambiente”, ensina Roseane Santos, especialista em decoração do Agente Imóvel. “A decoração provençal remete a uma atmosfera bucólica, com ares campestres”, explica.
O estilo provençal também pode ajudar a economizar, já que, em vez de móveis novos, é indicado o uso de mobiliário mais antigo, com aplique de pátina ou outras técnicas. “O bacana é que você necessariamente não precisa gastar fortunas comprando móveis e objetos de decoração novos, já que os móveis desse estilo de decoração devem ter características antigas”, ressalta Roseane.

“O gosto pela decoração provençal é recente no Brasil, mas já está em alta”, conta Roseane, sobre o estilo que nasceu na região da Provença, ao sul da França. Ela dá algumas dicas simples para usar o estilo em diferentes ambientes da sua casa ou do seu apartamento. Confira a seguir.

Como aplicar na sala de estar


Na sala de estar, recomenda-se utilizar cortinas de nuances claras e tecidos delicados, além de almofadas com estampas florais e cores suaves para decorar o seu sofá. Nas paredes, a sugestão é apostar nos quadros com pinturas tranquilas e suaves que remetam a paisagens rurais e do campo. Espelhos podem servir como acessórios decorativos para deixar as paredes da sala de estar com a cara de um ambiente provençal.

Como aplicar na sala de jantar

Não podem faltar os lustres de cristal, para acrescentar sofisticação e modernidade ao ambiente. Para finalizar, acrescente vasos com arranjos de flores para criar um clima de campo francês no seu ambiente.

Como aplicar no quarto do casal




A penteadeira é um móvel característico do estilo provençal e dá charme e delicadeza ao ambiente.

Como aplicar no banheiro

Para o banheiro, a sugestão é investir em uma banheira de cerâmica com design retrô.

Como aplicar no quarto do bebê

A estética convencional do quarto do bebê já explora as cores pastéis e neutras, para favorecer o descanso e o relaxamento da criança. Ainda, elas combinam tanto com meninas como com meninos. Alguns objetos podem ser inclusos na decoração para completar o efeito dos móveis provençais, como a luminária e bonecas, de porcelana por exemplo.

Com informações do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário