quarta-feira, 24 de abril de 2013

Como escolher o piso ideal para uma casa com bebês e crianças




Quando o casal descobre que vai ter um bebê, logo começa a preparar a casa para receber o filho que vai nascer. Prepara o enxoval, planeja o quartinho, define a cor da parede, escolhe os móveis.

Mas há um detalhe muito especial que também deve ser levado em conta e que muitas vezes acaba sendo deixado de lado: o piso.

Escolher bem o revestimento pode fazer uma enorme diferença no resultado final, principalmente se pensarmos em praticidade. Não basta escolher o material mais bonito, é importante pensar na sua durabilidade, a quais fatores será exposto, o custo benefício, manutenção etc.

 “Dependendo do ambiente, o piso é agredido por diversos fatores, como sol, sujeira, água, tintas e gordura de alimentos. É preciso pensar nisso antes de escolher e ver qual se encaixa melhor na rotina de quem vai frequentar aquele espaço. Se houver crianças na casa, é importante levar isso em conta também”, explica Adriana Victorelli, do escritório de arquitetura Neo Arq.

De acordo com a especialista, o piso de madeira é resistente, transmite beleza e aconchego, é fácil de combinar e dá sensação de conforto. Entretanto, está entre os mais caros.

A madeira é apropriada para sala e quartos, já que é um piso confortável para andar descalço. Ela não deve ser utilizada em locais úmidos, como o banheiro ou em ambientes externos, pois o sol altera sua cor.

Famílias com crianças pequenas precisam priorizar o conforto térmico e a maciez do piso. Ele precisa ser adequado para absorver impactos, que são comuns nessa idade. O vinílico é um dos pisos que Adriana recomenda para crianças.

“Existe um tipo que é colado e imita madeira, pedra ou cores lisas, tem um aspecto bonito e não faz barulho”, explica. Há também as chamadas mantas vinílicas, macias e atérmicas, que podem ser instaladas por cima do piso já existente. A única desvantagem das mantas é que são sensíveis a objetos pontiagudos, como saltos.

O piso vinílico é um piso moderno e ecológico – pois é fabricado com materiais reciclados -, que tem como vantagem a facilidade para limpar. Sua superfície é macia e resistente ao atrito. “Há também novos modelos de piso vinílico no mercado que imitam placas de metal. Recomendo esse revestimento para quartos, sala e escritórios”, diz Adriana.

A cerâmica e o porcelanato são pisos frios bastante parecidos, porém, o porcelanato é mais resistente e tem a vantagem de imitar, com muita fidelidade, materiais como couro e madeira.

“Para quem gosta do porcelanato, mas não quer um piso frio por ter crianças em casa, existem sistemas de aquecimento de porcelanato que são instalados embaixo do piso e funcionam como mantas térmicas, controlados por termostato. A desvantagem é que o piso rígido não é bom para absorver quedas”, diz a arquiteta.

Uma dica simples que a arquiteta dá para casas com crianças é o uso de placas de EVA, que é um material temporário e barato, que amortece quedas e não há problema em ser rabiscado ou sujo, porque pode ser retirado e trocado com facilidade.

Com informações de Chris Flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário