segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Ano Novo com as crianças


Quer comemorar a passagem do Ano Novo em segurança? Confira 6 dicas para uma festa em família sem estresse: 

• Os fogos de artifícios podem irritar os bebês e os que vivem em ambientes mais quietos podem se assustar mais. Aquele choro compulsivo pode aparecer. Se acontecer, leve-o para um lugar tranqüilo até acalmá-lo. 

• A partir de 2 anos, a criança entende o que são os fogos. Explique por que vai ser legal ela curtir com vocês, que o céu vai brilhar. Fiquem abraçadinhos na contagem regressiva.

• Atrase o sono da tarde para que seu filho esteja bem acordado na virada do ano.

• A época de festas é quente. Além de hidratar a criança, escolha roupas confortáveis. Nada de enfeites demais.

• Quando seu filho desacelerar, é melhor ir para casa. Se ele dormir no caminho, tire os sapatos dele e troque a roupa e a fralda. Se for maior, leve-o ao banheiro. Caso esteja agitado, dê um banho e leve-o para a cama.

• Se a comida da ceia ficou exposta por horas e vocês só lembraram de guardá-la na madrugada, é melhor jogá-la fora do que reaproveitar depois.

Com informações da Revista Crescer. 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

13 atitudes para seu bebê crescer mais inteligente

Está em suas mãos tornar seu filho ainda mais esperto e plugado no mundo. Comece este novo ano de 2013 a pôr em prática as ideias e prepare-se para ótimas surpresas com o seu filhote.


1. O PODER do peito


A amamentação é o principal estímulo ao bebê, sem falar do bem que faz à saúde dele. O contato físico durante o aleitamento desencadeia reações vitais ao desenvolvimento afetivo, emocional e mental dele. Nos Estados Unidos, pesquisas mostram que crianças que mamaram no peito têm Q.I. mais alto. Por isso, se for possível, amamente. 

2. Olhos nos OLHOS

Quando estiver amamentando ou conversando com o bebê, olhe nos olhos dele. A criança nasce preparada para enxergar a mãe desde as primeiras mamadas. É quando registra sensações e começa a construir a memória.

3. Língua DE FORA

Além de o rosto humano ser atraente para o bebê, estudos revelam que nos primeiros dias a criança já pode imitar o que vê - ou seja, dá conta dos desafios iniciais.

4. Gestos que FALAM

A criança faz a leitura do corpo e da expressão dos adultos que a cercam. Por isso, é importante demonstrar os sentimentos. Um simples beijo estalado gera a conexão de milhares de neurônios.

5. MÚSICA, maestro!

Cante canções de ninar, invente uma musiquinha ou coloque uma para o bebê escutar. Já existem estudos comprovando que ouvir música clássica (se toda a família curtir o programa, claro) contribui para o aprendizado da matemática.

6. Fralda com GRAÇA

Transforme a troca de fralda em diversão pura. Leves toques na barriguinha e no bumbum podem despertar o sentido do humor. Mas fique atenta: cara feia ou beicinho indicam a hora de parar.

7. No maior PAPO

Fale com ele sobre o tempo, sobre a alegria de tê-lo na sua vida, sobre o que ele quer fazer a seguir - enfim, sobre qualquer coisa, mas fale. Durante a conversa, a criança começa a perceber a melodia e o timbre da voz. Faça pausas entre as frases para o bebê aprender que há um momento para falar e outro para ouvir.

8. Vamos PASSEAR

Outros rostos, sons e cores da rua despertam naturalmente a curiosidade do bebê. Mas cuidado com a quantidade de estímulos para não deixá-lo agitado demais.

9. FARRA no banho






Aproveite o momento em que o bebê se delicia batendo pés e mãos na água e vá dizendo o nome das partes do corpo. Assim você o ajuda a ampliar o vocabulário.

10. Espelho, ESPELHO meu...


Por volta do quinto mês, o bebê se encanta ao se ver no espelho, mas ainda não se reconhece - o que vai ocorrer a partir de 1 ano. Mesmo assim, desde cedo brinque com ele em frente ao espelho e mostre "novidades" como o umbigo.

11. Que CHEIRO é esse?

Na hora do banho, deixe o bebê sentir o perfume do sabonete. Durante o almoço, aproxime algum alimento para que ele perceba o cheiro. Observe as reações. Esse jogo simples está relacionado ao desenvolvimento das noções mais básicas de prazer e satisfação.

12. PALMAS, beijinhos, tchau

Os códigos sociais podem ser transmitidos desde cedo. Com o tempo, o bebê vai associar cada gesto à sua função.

13. Espetáculo de LUZ E COR

Objetos com cores vivas e brinquedos com luzes são uma atração irresistível e um aprendizado garantido.

Com informações do site M de Mulher.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Roupas de criança para o Ano Novo

O ano está acabando e já é hora de providenciar o traje da virada. Não importa se a família vai passar o réveillon na praia, na cidade ou na piscina, com as nossas opções, a criançada vai estar bem vestida.

Blusa com detalhe

Sapatilha branca Polo Ralph Lauren

Blusa branca bebê Sucré 

Vestido com gola rechilieu 

Conjuntinho bebê Sucré

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

10 maneiras de entregar os presentes de Natal

Provavelmente, a essa altura, seu filho deve estar sonhando com os presentes que o Papai Noel irá lhe trazer. Selecionamos dez formas tradicionais de receber o bom velhinho. Escolha uma e Feliz Natal!

Cartinha do Papai Noel


Seu filho vai amar receber uma cartinha do Papai Noel! Então, junto com os presentes, que estarão embaixo da árvore, deixe também um recado do bom velhinho. “Há até serviços que fazem uma carta toda personalizada com selo do Polo Norte e tudo o mais. Na cartinha, é legal que o Papai Noel diga que está de olho na criança, peça para que ela seja boazinha e que não pode ficar para vê-la porque o Natal é uma época muito movimentada e ele tem muitos presentes para entregar. Também escreva que ele gosta muito da criança”, sugere Luciane Motta, diretora da Casa do Brincar.Os presentes e a cartinha podem ser colocados antes de os pequenos chegarem no local onde será comemorado o Natal ou enquanto alguns familiares os distraem. Caso os presentes sejam entregues de manhã, faça os preparativos enquanto os pequenos dormem. Lembre-se de não escrever o texto com a sua letra. 

Presentes na porta


Como sabemos, Papai Noel fica muito ocupado durante a noite de Natal, portanto, ele apenas tem tempo de tocar o seu sino e deixar os presentes na porta. “Meus familiares faziam isso comigo, quando era pequena. Deixavam os presentes na porta do apartamento e tocavam a campainha, mas também pode ser um sino. Abrir a porta e ver que o Papai Noel havia deixado os presentes para mim era tão emocionante que chegava a imaginar ele saindo com as renas”, conta Luciane Motta, diretora da Casa do Brincar.

Com o figurino do Papai Noel


No Natal, todas as crianças estão à espera do Papai Noel, então imagine a alegria delas ao se depararem com uma visita do bom velhinho! Para que este momento seja ainda mais especial, e sem puxões de barba, siga algumas dicas do ator e Papai Noel Silvio Ribeiro, criador do Curso de Papai Noel da Claus Produções Artística. -Invista em uma boa maquiagem. Esconda sinais, cicatrizes e pintas e passe um blush rosado. Pinte as sobrancelhas de branco, pode ser com base branca para a maquiagem de palhaço, pomada branca ou até mesmo creme dental. Passe uma escova de dentes no sentido contrario ao dos pelos e com um pincel ou cotonete desfiado aplique amido de milho ou talco. Passe um pouco de batom nos lábios.

A voz e o sino do Papai Noel


Seu filho pode não ver o Papai Noel, mas isso não o impede de ouvi-lo. Fale para todas as crianças irem para um quarto porque está na hora do Papai Noel chegar. Deixe um adulto do lado de fora para evitar qualquer espiada indevida e esclareça que elas só podem sair quando ele mandar. Peça para que um dos familiares toque um sino, seguido de um Ho, ho, ho que deve ser dito com voz grave, da seguinte forma: inspire profundamente e solte um Hou...hoouuu...hoooouuuu! Enfatize o terceiro Ho, deixando-o mais extenso. Enquanto isto, os outros familiares dispõem dos presentes, que podem ficar embaixo da árvore ou cada um em um canto da casa, assim as crianças poderão fazer uma busca. Após os presentes serem colocados, o Papai Noel pode dizer algo como: “Agora vou entregar presentes para outras crianças. Feliz Natal a todos”. Na sequência, o adulto que monitora a porta do cômodo com as crianças pode liberá-las para sair. 

Olha o que o Papai Noel esqueceu!


Esta alternativa é boa para quem tem lareira, mas também pode ser aplicada em janelas ou portas. Ao ir deixar os presentes, Papai Noel acidentalmente deixou cair um de seus objetos ou pode ter rasgado a roupa enquanto passava pela chaminé ou tentava entrar pela janela. Escolha o local em que os presentes serão colocados, preferencialmente próximo de onde Papai Noel poderia entrar. Deixe os presentes no local e também um objeto do bom velhinho. “Pode ser o gorro, uma luva branca ou uma bota e diga que Papai Noel foi deixar os presentes e esqueceu o objeto. Para a criança, é uma prova de que o bom velhinho esteve na casa dela”, sugere Vera Moreira, assessora da Aldeia do Papai Noel de Gramado (RS). Outra possibilidade é colocar um pedaço de pano vermelho dentro da chaminé ou na janela e argumentar que Papai Noel estava muito gordinho e, ao passar, quase entalou e acabou rasgando um pedaço da roupa.

Leite e biscoitos

Este método é um sucesso nos Estados Unidos e certamente também pode ser, no Natal da sua família. Peça para as crianças deixarem, em um local da casa, leite e biscoitos para o Papai Noel comer quando for entregar os presentes delas.Caso você dê os presentes na manhã de Natal, espere até os pequenos irem dormir, mas se a entrega for na noite do dia 24, peça para que alguns familiares os distraiam enquanto outros agem. Morda os biscoitos e beba um pouco do leite, deixe os presentes próximos dos alimentos.Depois diga às crianças algo como: “Acho que eu estou ouvindo o Papai Noel, vão lá ver se ele já passou!”. E não perca o rostinho de surpresa do seu filho. “Meus pais fizeram isto comigo e eu me lembro até hoje”, conta o Papai Noel e ator Silvio Ribeiro. 

Presentes nas botas

Serão necessárias botas de Natal de pano bem espaçosas. Escolha um lugar da casa e peça para as crianças pendurarem, cada um, a sua respectiva bota, porque assim Papai Noel irá deixar os presentes dentro delas. Distraia-as ou espere elas irem dormir e coloque os presentes dentro da bota. Caso eles não caibam, alguns podem ficar de fora, próximos. Depois, chame os pequenos ou espere eles acordarem.

Sapatinho na janela

“Deixei meu sapatinho na janela do quintal. Papai Noel deixou meu presente de Natal...”. Você certamente se lembra desta canção, então que tal colocá-la em prática? Diga para seu filho deixar um dos sapatinhos dele em uma das janelas da casa, peça para alguém distraí-lo ou aguarde ele ir dormir e coloque os presentes próximos dos calçados. “Fazer como fala a música é uma boa opção”, diz Limachem Cherem, fundador e diretor da Escola de Papais Noéis do Brasil. 

Papai Noel deixou presentes

Por onde passa, o Papai Noel carrega um saco cheio de presentes. Então, que tal fazer as crianças encontrarem seus brinquedos dentro deste saco? “Assim, quando elas chegarem, você pode dizer que o Papai Noel passou por ali e deixou o saco de presentes dele. O saco pode ser feito com tnt, que é bem baratinho”, orienta o Papai Noel e ator Silvio Ribeiro. É legal pedir para que o parente mais animado retire os presentes do saco e os entregue às crianças. 

  Siga as pegadas do Papai Noel


Este Papai Noel só apronta! Foi deixar os presentes na sua casa e marcou todo o chão com suas pegadas! Para criar essas marcas, você irá precisar de um par de botas e talco. Espalhe-o na sola das botas e faça as marcas no chão, criando um caminho a partir da porta, janela ou lareira até os presentes. “Sugiro selecionar um cômodo e já deixar a cena montada. A ideia é criar uma espécie de caça ao tesouro, as crianças ficam muito emocionadas com esta forma de entregar os presentes”, aconselha Vera Moreira, assessora da Aldeia do Papai Noel de Gramado (RS). 

  Com informações do Portal Bebê.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Estimule a imaginação das crianças no Natal







Dezembro chegou e a magia do Natal já está no ar. Papai Noel, renas, trenó, duendes, fábrica de brinquedos e casa no Polo Norte fazem parte do universo de fantasia ligado à data. 

Alguns pais ficam em dúvida se devem promover a crença no Papai Noel ou se isso pode causar desilusões na criança quando ela crescer um pouco e descobrir que a história não é bem assim. Segundo a pedagoga Bruna Ribeiro, os adultos não precisam se preocupar, pois é saudável que a criança viva esta fantasia. 

A pedagoga explica que, em seu desenvolvimento, a criança recorre a mitos para explicar e se apropriar da realidade em sua volta. O Papai Noel é um destes mitos e faz parte do imaginário coletivo da nossa sociedade. Quando um mito já não cumpre sua função, começam os questionamentos, e a criança vai deixando de acreditar nele, sem traumas. 

De acordo com Bruna, o contato com o lúdico proporcionado pelas histórias auxilia no desenvolvimento afetivo, emocional e cognitivo dos pequenos. "A criança que tem mais contato com a fantasia aprende a abstrair e a lidar com a realidade de forma mais rica, porque conta com maior repertório", afirma a pedagoga.

Faça passeios com seu filho para ver a decoração e as instalações especiais de Natal da sua cidade, e leve-o para conversar pessoalmente com o Papai Noel. 

Também fique atento à programação cultural natalina da sua cidade. Nesta época há muitas apresentações de corais, concertos e shows que encantam adultos e crianças. Além de deixar as pessoas no clima das festas, esses passeios podem render momentos inesquecíveis em família. 

Brincadeiras para a noite de Natal 

Uma brincadeira divertida para a noite de Natal é caça ao tesouro. É só você esconder os presentes e pedir para as crianças procurá-los seguindo as pistas deixadas pelo Papai Noel. Uma pista pode levar a outra pista, e assim por diante. Crie um clima de aventura e mistério, envolvendo os símbolos do Natal. 

Se a família tem o costume de esperar o Papai Noel à meia noite, deixe este momento mais realista. Enquanto parte da família está aguardando em um ambiente, peça para quem estiver colocando os presentes na árvore de Natal tocar um sininho ou dar uma risada típica na hora. 

Esta pessoa também pode deixar algum rastro da passagem do Papai Noel pela casa, como uma touca ou outro objeto que ele tenha esquecido ao levar os presentes. Enfim, alimente a fantasia das crianças e volte a acreditar no Papai Noel e nos sonhos de Natal. 

Com informações do site Bbel.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Como vestir o seu bebê para as festas de final de ano


Não é nem preciso ter filhos para saber que arrumar uma criança para um evento social quase nunca é tarefa fácil. Quem é que, quando pequeno, nunca reclamou e fez bico quando a mãe colocou um vestido engomadinho ou uma gravata, e fez de tudo para se livrar do traje?

Hoje em dia, as tendências da moda estão também fazendo parte das roupas infantis. Os bebês gostam de conforto. Deve-se pensar na hora de escolher a roupinha do bebê na facilidade de vestir e na durabilidade da peça. E se der certo unir isso com o estilo, fica muito bom.

É necessário ter uma facilidade na hora de colocar e tirar a roupinha, como macacão piquet e vestidinhos. O bebê quando pequeno sente tanto calor quanto você, então nos dias quentes, escolha macaquinhos que deixem os bracinhos e perninhas de fora.

É legal observar os sapatinhos antes de calçar, para certificar que não há nada dentro que possa machucá-lo.

Com informações do Guia do Bebê.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Playground no quarto


Alguns projetos de decoração para quartos de criança resolvem juntar tudo: lugar de dormir, de brincar e de sonhar. São espaços com cama, casinha, escorregador e muita fantasia. Selecionamos algumas opções para você proporcionar essa experiência ao seu filho.

Brincando nas alturas
Com o espaço cada vez mais diminuto nos apartamentos, o jeito é inovar. O local para brincadeiras infantil foi transportado para a parte superior das camas, criando a ilusão de uma casa na árvore.



Palco para chamar de seu
Que criança não se encantaria com um palco exclusivo para brilhar? Ali, é possível brincar de danças, fazer um teatro e cantar, enquanto a platéia de adultos se desmancha com os filhotes.



Multiuso
O espaço que poderia servir de guarda-roupa foi transformado em área de lazer. No “cômodo” que fica embaixo da cama da menina, é possível guardar os brinquedos, transformar em sala de estar ou até na cozinha da pequena. Na hora de brincar, o que vale é a imaginação.



Esconderijo
A cabana parece improvisada, mas foi feita sob medida para ser usada como um espaço de lazer e diversão. A hora da brincadeira fica muito mais alegre em meio às almofadas coloridas.



Essas ideias nós encontramos no Portal Bebê.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Babador de Papai Noel

Ele é super simples de confeccionar e pode ser feito com retalhos de tecidos! O resultado é este, pra lá de simpático, que você vê na foto. Reúna o material e mãos à obra! Encontramos esta dica no portal Bebê. O babador é uma criação do ateliê BoniFrati.
Material
Linhas coloridas
Retalhos de tecidos coloridos
1 Botão
Tesoura
Agulha
Moldes
Passo 1
Com o auxílio dos moldes, recorte todas as peças do Babador Papai Noel nas cores indicadas ou nas de sua preferência.
Passo 2
Comece, costurando a barba em um das partes da base do babador.



 Passo 3
Em seguida, costure o nariz.

Passo 4
Depois, as duas bochechas.



Passo 5
Para completar o rosto, faça a costura dos olhos.

Passo 6
Costure os dois lados do chapéu.

Passo 7
Finalize com as abinhas do chapéu.

Passo 8
Com o rosto do Papai Noel pronto, junte a outra base do babador.

Passo 9
Costure as duas bases.

Passo 10
Para finalizar, costure, em uma das pontas do chapéu, o botão, e do outro lado, faça um corte para encaixá-lo.


Resultado
Está prontinho este lindo babador natalino!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Especial Férias: Protetores solares para bebês e crianças

Mamães, titias, madrinhas, vovós... todo mundo sabe que o protetor solar é indispensável para proteger a pele das crianças. Porém, o protetor que as crianças usam não são iguais os dos adultos. Para falar sobre isso, encontramos esta entrevista feita pelo blog da jornalista Chris Flores com a doutora Flavia Addor (CRM-SP 66293) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Confira:

Eles podem usar os mesmos protetores dos adultos ou devemos escolher produtos de acordo com a idade deles?

É importante  usar os apropriados, pois os ingredientes, bom como suas concentrações, são adequadas a esta faixa etária.

Crianças brancas e negras devem usar protetores com fatores diferentes?

Embora a criança de pele mais escura tenha um nível de proteção contra a queimadura solar, há outros danos que o sol causa, como redução da defesa natural da pele (imunodepressãao),  além dos efeitos acumulados, portanto deve usar da mesma forma.

Quais devem ser os principais cuidados ao expor as crianças no sol?

Além do protetor solar, chapéus e evitar o sol entre 10 e 15 horas, que predispõe a maior dano, como queimaduras. O principal cuidado é a fotoeducação: orientar os filhos de que não se deve tomar sol intencionalmente, sempre se proteger, etc.

É verdade que acima do fator 30, não faz muita diferença os fatores de proteção (50, 70, 100)?

Este conceito atualmente é antiquado, pois embora o percentual de proteção contra ultravioleta B não aumente significativamente, a aplicação inadequada faz cair muito o FPS, mais de 30%; outro ponto são os danos como câncer, onde o aumento trará sempre uma proteção adicional que é essencial nestes casos.

Foto: Hemera / Thinkstock / Getty

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Aplicativos para a criançada se divertir e aumentar ainda mais a expectativa com a chegada do bom velhinho

Conheça alguns aplicativos para celular e computador para a criançada se divertir com o Papai Noel.

Aplicativo do gato Tom



 “Talking Tom” faz um sucesso tão grande ao imitar o que a pessoa fala no celular, que até virou brinquedo de verdade. Para o Natal, a novidade é o Ginger, sobrinho do Tom, que é levado pelo tio a um shopping para se encontrar pela primeira vez com o Papai Noel. Levado, Ginger vai fazer cócegas no bom velhinho, aprontar várias travessuras e dar um presente explosivo a ele. Crianças e adultos se divertem com este aplicativo para Android. Também é possível gravar vídeos e enviar cartões de Natal personalizados (via e-mail, MMS ou Facebook) pressionando o botão de cartão.

Talking Santa



 Com sistema oeracional para Android e Ios, “Talking Santa” possibilita cutucar e fazer cócegas no Papai Noel, dar leite e biscoitos para ele comer e até fazer uma enorme bola de neve rolar sobre ele. Mas o que as crianças mais gostam é de passar o dedo sobre o saco de presentes. A cada vez que se faz isso o Papai Noel entrega um pacote. Basta abrir o embrulho e aparece um presente diferente a cada vez. O aplicativo também permite criar e compartilhar animações e cartões de Natal para enviar aos amigos.

Santa Bopper


Para quem tem celular Android e quer entreter a criançada, o Santa Booper é uma boa opção. Neste jogo, o jogador tem que clicar toda vez que o Papai Noel ou um de seus ajudantes aparecer em alguma chaminé para ganhar pontos. O desafio aqui é não clicar quando aparecem personagens malvados e que não gostam do Natal, pois pode tirar seus pontos.

Livro Para Colorir do Papai Noel



Que tal colocar a criançada para pintar sem usar papel? O “Santa’s Coloring Book” ou Livro Para Colorir do Papai Noel, para iPad, iPhone e iPod possibilita que a criança pinte dez desenhos diferentes com temas natalinos.

Gostaram? Encontramos estas dicas no blog da jornalista Chris Flores.